Número é igual ao registrado em 2023, quando outras dez pessoas foram mortas de forma violenta na região
A Comarca de Canoinhas, que abrange os municípios de Bela Vista do Toldo, Major Vieira, Três Barras e Canoinhas, registrou, em 2024, dez mortes por uso de violência. Do total de crimes, três foram latrocínio, um feminicídio e seis homicídios. Quatro das mortes foram registradas em Três Barras e seis em Canoinhas.
Os meses de maiores incidências foram maio, quando ocorreram dois assassinatos, um em Canoinhas e um em Três Barras; e agosto, quando três pessoas foram mortas em Canoinhas. Dos dez casos, um foi por tiro e os demais por facadas e agressões.
O número de mortes é o mesmo de 2023, porém, a maioria dos homicídios naquele ano se concentraram em Canoinhas: foram oito no município, além de um em Três Barras, e um em Bela Vista do Toldo. Em 2024, Bela Vista do Toldo, assim como Major Vieira, não registraram nenhuma morte violenta.
QUEM ERAM AS VÍTIMAS
TRÊS BARRAS
HAMILTON CASTILHO, 74 ANOS

Na noite de 30 de março, Hamilton Castilho, de 74 anos, foi encontrado morto com vários sinais de violência dentro de casa no Alto do Mussi, em Três Barras. Os bombeiros e a Polícia Militar foram acionados e avisados de que um homem havia sido assassinado dentro de casa, na rodovia SC-303, próximo à empresa Mili, no Alto do Mussi.
Dentro da casa, os bombeiros localizaram o corpo de Castilho caído no chão da cozinha, já morto, apresentando múltiplos ferimentos lacerantes causados por golpes de facão no rosto, pescoço, tronco e braços, com hemorragia. O Serviço de Inteligência da Polícia Militar e a Polícia Científica removeram o corpo.
A Polícia Militar identificou o principal suspeito de ter assassinado Castilho, que teria fugido para sua residência no bairro Bom Jesus. Ele não foi encontrado no local e sua esposa relatou que ele teria fugido para a casa dos pais, na localidade de Porto Ribeiro, interior de São Mateus do Sul.
Na casa do suspeito, a PM localizou uma arma antiga aparentemente calibre 28. Também foi verificado dentro de um dos quartos vários produtos de origem duvidosa como cinco televisores e quatro botijões de gás entre outras coisas.
ANDERSON LEAL DE FRANÇA, 34 ANOS

Anderson Leal de França, de 34 anos, foi encontrado morto em uma área de mata, no final da rua Otávio Pazda, próximo à antiga estação ferroviária de Três Barras, no distrito do São Cristóvão, no dia 6 de maio. Ele era mais conhecido como Cebola.
Havia vários sinais de violência na cabeça da vítima, o que denunciou o homicídio provocado por objeto cortante, como faca, por exemplo.
A irmã de França contou que viu seu irmão pela última vez um dia antes do corpo ser encontrado por um pescador conhecido como Botinha, que relatou que estava indo pescar quando achou o corpo perto do trilho de trem. Ela contou que seu irmão é usuário de drogas e estava morando na rua.
O delegado da DIC, Nadal Junior, confirmou a prisão, mas não respondeu quais seriam os motivos para o crime nem qual será o destino do suspeito preso.
HELITON VIEIRA DO NASCIMENTO, 27 ANOS

Heliton Vieira do Nascimento, de 27 anos, morreu no dia 30 de junho, logo após dar entrada no Pronto Atendimento de Três Barras. Vítima de um disparo de arma de fogo no bairro Argentina, ele foi encontrado caído no chão, inconsciente. Testemunhas informaram que um homem teria dado um tiro de espingarda no rosto do rapaz durante uma discussão. O atirador teria fugido do local logo após efetuar o disparo, em um Honda Civic.
Na mesma semana, o suposto assassino se apresentou ao delegado Darci Nadal Junior, da Divisão de Investigação Criminal de Canoinhas, prestou depoimento e foi liberado. O delegado trabalha no inquérito que, após concluído, será encaminhado ao Judiciário, com o pedido de prisão, ou não, do suspeito.
O crime foi executado na rua, em frente a casa do suspeito.
ROSELI DO ROCIO CORDEIRO, 57 ANOS

Roseli do Rocio Cordeiro, de 57 anos, foi encontrada morta com um ferimento grave na cabeça na tarde de 23 de julho. ‘Dona Rose’ como era conhecida, trabalhava recolhendo materiais recicláveis, morava sozinha em uma casa na rua Augusto Stocloska, no bairro João Paulo II e era muito querida pela comunidade onde morava.
Na época, o delegado Darci Nadal Junior afirmou que o caso estava sendo investigado e a princípio, tratava-se de um homicídio. A vítima teria sido atingida por golpes de faca.
Até o momento, nenhum suspeito foi detido. A motivação do crime ainda não foi divulgada, bem como maiores detalhes, para não atrapalhar as investigações das equipes.
CANOINHAS
DANIELE APARECIDA COLAÇO, 35 ANOS

Daniele Aparecida Colaço, de 35 anos, foi atendida por equipes dos bombeiros e do Samu, após ter sido encontrada caída no chão de sua casa no dia 14 de maio no bairro Piedade, com um ferimento contundente na cabeça, que ocasionou afundamento de crânio. O principal acusado seria o próprio companheiro da mulher. Ela chegou a ser transferida ao Hospital São Vicente de Paulo, em Mafra, devido à gravidade de seu estado de saúde, foi atendida por equipes especializadas e ficou em observação, mas morreu seis dias após a agressão.
No dia do crime, os policiais militares que atenderam à ocorrência conversaram com o companheiro da mulher, que alegou que teria saído de casa pela manhã e, quando retornou, a encontrou caída no chão, inconsciente. Por não haver indícios suficientes para conduzir o homem à Delegacia, de acordo com informações da Polícia Militar, ele foi ouvido e liberado ainda no Pronto Atendimento.
No dia 22 de maio, dois dias após a morte de Daniele, a Polícia Civil de Canoinhas, através da Divisão de Investigação Criminal (DIC) cumpriu um mandado de prisão contra o companheiro de Daniele. Ele foi preso temporariamente e encaminhado ao presídio de Canoinhas. Pouco tempo depois, a prisão temporária foi convertida em prisão preventiva. O homem permanece à disposição da Justiça no presídio.
ZEGMUNDO CHMIELOWICZ, 76 ANOS, E FLORIZIA LOPES, 87 ANOS

Florizia Lopes, 87 anos, e o marido, Zegmundo Chmielowicz, de 76 anos, morreram após serem espancados pela própria filha de Florizia e um neto, na noite de 15 agosto. A filha de Florizia estava morando em Rio dos Cedros e chegou na casa da mãe, na rua Saulo de Carvalho no bairro Jardim Esperança, acompanhada de seu filho e da nora. Ela e o filho entraram na casa e iniciaram uma sessão de espancamento, usando uma barra de ferro e soco inglês.
Zegmundo recebeu várias pancadas na cabeça e morreu na hora. Florizia foi socorrida ainda com vida, porém, em estado grave, sendo atendida no hospital de Canoinhas e em seguida, transferida para o Hospital São Vicente de Paulo, em Mafra, onde faleceu uma semana depois.
Os três acusados, foram presos poucas horas depois, há poucos metros do local, por invadir a casa e cometer os crimes. Eles teriam roubado maços de cigarro e R$ 1,5 mil em dinheiro que estavam na casa e devem ser julgados pelo crime de latrocínio. Câmeras de segurança de vizinhos, gravaram imagens do trio chegando e saindo da casa das vítimas.
ALOIR JANKOVSKY, 64 ANOS

O taxista Aloir Jankovsky, de 64 anos, teve seu veículo roubado e foi assassinado por três menores de idade na noite de 26 de agosto. O taxista experiente não costumava fazer corridas à noite, mas como conhecia um dos rapazes que solicitou a corrida até Bela Vista do Toldo, decidiu aceitá-la. Os familiares estranharam a demora e procuraram a Polícia Militar para registrar o desaparecimento. A partir desse momento, o empenho das equipes da Polícia Militar e do operador do Centro de Operações da PM (Copom) foi ininterrupto até a prisão dos suspeitos e a localização do corpo do taxista.
Os três foram descobertos após tentaram abastecer o táxi, um GM Tracker, em Rio Negro (PR). Eles não conseguiram abrir o tanque, o que chamou a atenção do frentista, que notou manchas de sangue no banco do motorista e acionou a PM. Por meio do rastreamento do seguro, foi possível identificar que o veículo estava em Joinville. A PM de Canoinhas avisou a central de Joinville, que enviou equipes e flagrou os três menores com o carro da vítima. Eles revelaram o que aconteceu e onde haviam deixado o corpo do taxista.
Com o apoio da empresa de seguro e monitoramento, foi possível visualizar a movimentação do veículo na localidade de Encruzilhada, às margens da BR-280. As equipes da Radiopatrulha de Canoinhas e Bela Vista do Toldo iniciaram a busca pelo taxista, que foi encontrado sem vida em uma estrada da localidade.
Além de ser conhecido como taxista, Aloir também era ministro da Eucaristia na Igreja Matriz Cristo Rei.
BRUNO TORQUATO, 16 ANOS

Na tarde de 1º de setembro, moradores do bairro Piedade acionaram a Polícia Militar após encontrarem um cadáver, que estava em uma área de mata de difícil acesso. Equipes das polícias Civil e Científica também estiveram no local e devido ao elevado nível de decomposição do corpo, não conseguiram identificar a vítima de imediato e se o caso se tratava de um homicídio, sendo o corpo recolhido para perícia.
Quatro dias depois, segundo o delegado da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Canoinhas, Nadal Jr, que está à frente do inquérito, familiares de Bruno Torquato, de 16 anos, desaparecido desde o dia 29 de julho, "reconheceram as vestes e características singulares, como, por exemplo, a ausência de uma dos dentes incisivos superiores”, mas o prudente era aguardar o resultado de exames técnicos da perícia.
Na semana passada, quatro meses após o encontro do cadáver, o JMais entrou em contato coma Polícia Civil e o delegado confirmou que a vítima era realmente o jovem Bruno Torquato, e que trata-se de mais um caso de homicídio. Segundo ele, o caso já está parcialmente solucionado. "Ainda não concluímos o inquérito, pois estamos aguardando o recebimento de outros dados para a conclusão", afirmou Nadal Jr.
SEBASTIÃO DORIVAL GRITEN, 70 ANOS
Desaparecido há uma semana, o corpo de Sebastião Dorival Gritten, de cerca de 70 anos, foi encontrado no dia 30 de novembro do ano passado com os pés amarrados a duas barras de ferro.
O cadáver foi encontrado na localidade de Felipe Schmidt. O corpo foi localizado por pescadores na margem paranaense do rio Iguaçu, apresentando sinais aparentes de violência. O cadáver, já em decomposição, tinha os pés presos com duas barras de ferro. A equipe do Corpo de Bombeiros resgatou o corpo, e a Polícia Científica do Paraná foi acionada para conduzir a perícia no local. Um familiar presente reconheceu a vítima como sendo Dorival.
De acordo com a conclusão do legista que examinou o corpo e emitiu o laudo cadavérico, antes de ser jogado no rio Iguaçu, no distrito de Felipe Schmidt, o idoso foi asfixiado.
A investigação avançou na semana passada, no dia 22 de janeiro, quando foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão contra quatro suspeitos de terem assassinado Sebastião. No entanto, os suspeitos foram presos por flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de munição e não pelo homicídio de Sebastião, segundo o delegado, já que, o inquérito aberto para apurar as circunstâncias da morte do idoso ainda não foi concluído. Quando Nadal concluir o inquérito, pode pedir, ou não, pelas prisões dos suspeitos a partir das provas ou evidências colhidas, desta vez, por homicídio.
Outras mortes violentas no Planalto Norte e na região Sul do PR
10/01 - Homem é assassinado a facadas pela própria esposa em Porto União
Homem é assassinado a facadas pela própria esposa em Porto União
Assassina confessa muda versão e fala em briga por ciúmes com companheiro
13/01 - Disparos de arma de fogo resultam em uma pessoa morta em São Mateus do Sul
PM prende segundo suspeito de homicídio de jovem em São Mateus do Sul
27/02 - Polícia Civil confirma prisão de suspeito de latrocínio em Antônio Olinto
Polícia Civil confirma prisão de suspeito de latrocínio em Antônio Olinto
27/02 - Homem morre após trocar tiros com a polícia em São Mateus do Sul
Homem morre após trocar tiros com a polícia em São Mateus do Sul
15/03 - Homem é morto a tiros em posto de combustível em Itaiópolis
Homem é morto a tiros em posto de combustível em Itaiópolis
Suspeito de matar homem em posto de gasolina é preso
17/03 - Homem é morto a tiros durante discussão em bar de Papanduva
Homem é morto a tiros durante discussão em bar de Papanduva
Identificado rapaz morto a tiros em bar de Papanduva
Polícia Civil reconstitui crime de homicídio em Papanduva; veja vídeo
18/03 - Corpo de jovem desaparecido é encontrado em São Mateus do Sul
Corpo de jovem desaparecido é encontrado em São Mateus do Sul
Morte de jovem em São Mateus do Sul ocorreu no local onde corpo foi encontrado, diz delegado
24/03 - “Meu marido saiu de casa para trabalhar e eles saíram para matar”
“Meu marido saiu de casa para trabalhar e eles saíram para matar”
Polícia Civil prende suspeito de ser mandante do assassinato de trabalhador em Porto União
27/03 - Corpo de homem morto a golpes de foice é encontrado em córrego de União da Vitória
Corpo de homem morto a golpes de foice é encontrado em córrego de União da Vitória
05/04 - Homem é assassinado a tiros e golpes de facão em União da Vitória
Homem é assassinado a tiros e golpes de facão em União da Vitória
13/04 - Jovem é encontrado morto por disparo de arma de fogo no interior de São Mateus do Sul
Jovem é encontrado morto por disparo de arma de fogo no interior de São Mateus do Sul
16/04 - Homem é encontrado morto em União da Vitória
Homem é encontrado morto em União da Vitória
27/04 - Indígena é morto a tiros em área sob disputa em Itaiópolis
Indígena é morto a tiros em área sob disputa em Itaiópolis
Corpo de indígena morto a tiros em Itaiópolis tinha sinais de espancamento
Suspeito de matar líder indígena em Itaiópolis é preso pela Polícia Federal
14/05 - Homem de 55 anos é encontrado morto em São João do Triunfo
Homem de 55 anos é encontrado morto em São João do Triunfo
Vítima de homicídio é sepultada em São João do Triunfo
18/05 - Adolescente morre após ser esfaqueada em briga em General Carneiro
Adolescente morre após ser esfaqueada em briga em General Carneiro
19/05 - Identificado homem que foi assassinado em Porto União
Identificado homem que foi assassinado em Porto União
21/05 - Polícia Civil investiga morte misteriosa de casal em Itaiópolis
Polícia Civil investiga morte misteriosa de casal em Itaiópolis
Sítio do terror: o que aconteceu com casal que morreu em intervalo de menos de 24 horas em Itaiópolis?
24/05 - Motorista morre ao ser agredido após acidente em Mafra
Veja quem eram as vítimas fatais de acidente em Mafra; um deles era de Canoinhas
Vídeo mostra que motorista morto depois de acidente pode ter sido agredido
Agressor de jovem que se acidentou em Mafra pode ser responsabilizado por homicídio doloso
Garrafa de bebida teria motivado briga que resultou na morte de canoinhense e amigo
25/05 - Homem é morto a tiros após discussão por perturbação de sossego
Homem é morto a tiros após discussão por perturbação de sossego
28/05 - Mulher é encontrada morta, seminua, com várias perfurações
Mulher é encontrada morta, seminua, com várias perfurações
Suspeito de matar mulher a facadas é preso pela Polícia Civil
02/06 - Homem é encontrado morto em casa com sinais de lesão na cabeça
Homem é encontrado morto em casa com sinais de lesão na cabeça
17/07 - Idosa é encontrada morta dentro de casa em Itaiópolis
Idosa é encontrada morta dentro de casa em Itaiópolis
03/08 - Jovem de 16 anos morre ao ser baleado em São Mateus do Sul
Jovem de 16 anos morre ao ser baleado em São Mateus do Sul
Acusado de matar adolescente a tiros se entrega à Polícia Civil
24/08 - Idoso é encontrado morto com possíveis sinais de violência em Papanduva
Idoso é encontrado morto com possíveis sinais de violência em Papanduva
Suspeito de roubar e matar idoso dentro de casa é preso pela Polícia Civil
16/09 - Homem é morto a tiros durante madrugada em Papanduva
Homem é morto a tiros durante madrugada em Papanduva
26/09 - Mulher que estava desaparecida em União da Vitória é encontrada morta
Mulher que estava desaparecida em União da Vitória é encontrada morta
Jovem encontrada morta dentro de casa foi estrangulada por um fio, diz perícia
21/10 - Rapaz é morto na divisa entre Porto União e União da Vitória
Rapaz é morto na divisa entre Porto União e União da Vitória
25/10 - Homem morre após ser alvejado em barbearia de São Mateus do Sul
Homem morre após ser alvejado em barbearia de São Mateus do Sul
Corpo de vítima de assassinato em São Mateus do Sul será sepultado no domingo
24/11 - Homem morre após resistir a abordagem policial
Homem morre após resistir a abordagem policial
26/11 - Homem é brutalmente assassinado no interior de Cruz Machado
Homem é brutalmente assassinado no interior de Cruz Machado
Identificado homem morto a pauladas em Cruz Machado
30/11 - Homem morre e mulher fica ferida em tiroteio
Homem morre e mulher fica ferida em tiroteio
Morre no hospital mais uma vítima baleada no final de semana em União da Vitória
10/12 - Identificado rapaz encontrado morto em casa com sinais de violência
Identificado rapaz encontrado morto em casa com sinais de violência
12/12 - Mulher morre após ser esfaqueada pelo ex-companheiro em São João do Triunfo
Mulher morre após ser esfaqueada pelo ex-companheiro em São João do Triunfo
Vídeo: Polícia Civil divulga detalhes sobre caso de feminicídio seguido de suicídio em São João do Triunfo
Vítima de feminicídio em São João do Triunfo estava se arrumando para formatura da filha
21/12 - Jovem é morto a tiros em União da Vitória
Jovem é morto a tiros na madrugada deste sábado em União da Vitória
Jovem morto a tiros em União da Vitória é identificado