SobreNós
O JMais é um veículo de comunicação digital sediado em Canoinhas (SC) que publica notícias das cidades da região do Planalto Norte Catarinense e Sul do Paraná.
Criado e idealizado pelo jornalista Rodrigo Seccon e pela publicitária Vanessa Kovalczuk, o jmais.com.br entrou no ar em 7 de setembro de 2010 editado a partir de União da Vitória, mas com notícias de toda a região.
Em agosto de 2012, no entanto, novos desafios profissionais levaram Seccon e Vanessa a se mudarem de cidade. Dessa forma, foi inviável seguir com o site.
Pouco tempo depois, o atual editor do JMais, Edinei Wassoaski, que foi professor de Seccon no Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), soube que o site tinha sido desativado e procurou o dono, que aceitou vender a marca e a plataforma de publicações para Wassoaski. A partir de então começou o processo de reativação do site.
O programador Roberto Brozoski trabalhou nesse processo. O relações públicas Sérgio Teixeira da Silva se associou a Wassoaski e passou a cuidar da parte comercial do site. Nesta fase, Viviane Maciel teve papel fundamental ao coletar os primeiros anunciantes do portal como a Ervateira Dranka, anunciante mais longevo do site, que há oito anos anuncia ininterruptamente no JMais.
Em 9 de novembro de 2012, em uma cerimônia no Santa Catarina Plaza Hotel, o JMais foi oficialmente reativado passando a ser editado por Wassoaski e Silva a partir de Canoinhas. Silva deixou a sociedade pouco depois, repassando sua parte para Wassoaski.
A cobertura focada em Canoinhas e região teve sua primeira prova efetiva de credibilidade durante a cobertura da nevasca de 2013, fornecendo material para redes de TV e sites de cobertura nacional.
Um ano depois, o site teria destaque se tornando referência na cobertura da segunda maior enchente da história de Canoinhas e Três Barras.
Em 2016, o especialista em marketing digital Rudmar Silveira inaugurou o Studio Silver e passou a gerenciar a parte operacional do site.
O Studio Silver segue como parceiro do JMais até hoje e Rudmar mantém uma coluna no site com publicações todas as quartas-feiras.
A parceria com o Studio Silver garantiu uma cobertura de excelência às eleições municipais daquele ano.
Em parceria com a Band FM, o JMais promoveu debates com os candidatos a prefeito da comarca de Canoinhas, os quatro com transmissão ao vivo pelo site.
Em 2018, mais uma prova de protagonismo do JMais ao manter um plantão em tempo real da greve dos caminhoneiros.
Durante 10 dias o JMais manteve noticiário constante sobre as condições das estradas da região e acompanhou o avanço das negociações entre os manifestantes e o governo.
Em 2020, quando o JMais completou 10 anos, uma série de eventos chegou a ser programada, mas muita coisa foi comprometida com a chegada da pandemia.
Com construção iniciada em dezembro de 2019, a sede própria com estúdio de TV foi inaugurada em julho de 2020 com uma entrevista que marcou a abertura da cobertura das eleições municipais daquele ano.
Antes, o JMais lançou seu aplicativo disponível para celulares android.
A pandemia foi outra prova de fogo para a equipe do JMais, que em 2020 chegou a quatro membros efetivos – Wassoaski, a estudante de Jornalismo Isabel Lenz Bayerl Stafin, o bacharel em Ciência da Computação Rafael Eduardo Meirelles Wassoaski e o contato comercial Cleverson Ferreira – mais um grupo de colaboradores como colunistas como Joselito Biluka, Adair Dittrich, Fátima Santos, Maria Cristina dos Santos, Bianca Neppel, Ana Lúcia Hanisch, Tony Goes – e repórteres de cidades vizinhas.
A cobertura da pandemia, com podcast no WhatsApp, mapa da região atualizado diariamente e notícias a todo o momento garantiram ao portal uma de suas maiores conquistas: um prêmio em dinheiro do Google, que criou um fundo emergencial para ajudar veículos de imprensa tendo como contrapartida a prestação de serviço público durante a pandemia.
Em 2021 Rafael se desligou da empresa e dois novos colaboradores se juntaram ao time: o estudante de Jornalismo Luiz Felipe Marschalk e o cinegrafista e editor Luiz Felipe Reinert.
Em junho de 2021, o Studio Silver projetou o quarto layout do JMais, que entrou no ar no dia 19 daquele mês.
Em 2022, com a deflagração da maior operação contra a corrupção da história do Planalto Norte catarinense – a Et Pater Filium – o JMais ganhou projeção nacional ao expor detalhes da operação, revelando com exclusividade conteúdos até então em sigilo e expondo os desdobramentos e consequências da operação, que levou prefeitos, vice-prefeitos e empresários para a cadeia.
Como consequências, que foram seguidas de perto pelo portal, está a eleição extemporânea em Canoinhas, que culminou na primeira prefeita da história de Canoinhas, a advogada Juliana Maciel Hoppe (PSDB). Mais uma vez, o JMais firmou sua tradição em promover debates e reuniu os candidatos em evento transmitido ao vivo e com plateia direto a casa de shows Império.
Neste mesmo ano, o portal promoveu debates com os candidatos a deputado federal e estadual que residem em Canoinhas e promoveu a cobertura completa, ao vivo, da apuração dos votos. Por esta cobertura, pela segunda vez, o JMais foi contemplado com um fundo de apoio ao jornalismo disponibilizado pelo Google. No estado de Santa Catarina somente o portal Catarinas recebeu o mesmo prêmio.
No começo de 2023, Luiz Felipe Marschalk se desliga da empresa. O jornalista Alexandre Douvan, mestre na área, assume a função de produzir reportagens para o site.
O ano é marcado por um salto na produção audiovisual do JMais. Em março estreiam dois programas. Com duas horas de duração, o
Cidade Ao Vivo: é apresentado no canal do YouTube e na página do JMais no Facebook, das 10 às 12 horas. Stela Maris Arbigaus se integra ao time e apresenta o programa ao lado de Edinei Wassoaski.
Das 18 às 18h30, Douvan assume a apresentação do Dia a Dia, que ganha nova roupagem, mantendo o foco no resumo das notícias do dia.
Em julho, Douvan se desliga da empresa e assume a função de reportagem e apresentação do Dia a Dia o jornalista Leonardo Carriel.
Tendo como missão levar informação de qualidade ao Planalto Norte catarinense
e parte do Sul do Paraná, o JMais se firma como veículo de comunicação que
participa ativamente do cotidiano da região na qual está inserido.