Outro drama, da SC-120, continua martirizando interior
A obra de reforma da SC-477 é uma longa novela que dura mais de dez anos, desde que a rodovia começou a apresentar sinais de desgaste. Sendo empurrada com a barriga pelos governos anteriores, a obra conseguiu a atenção do então governador Carlos Moisés, que somente no penúltimo ano de mandato concluiu estudo que custou mais de R$ 1 milhão aos cofres públicos a fim de viabilizar a obra.
O estudo começou no final de 2020 e foi concluído no final de 2021. Ao longo de todo o ano de 2022, o governo foi e voltou algumas vezes até abrir licitação para a obra. Coincidentemente, isso ocorreu às vésperas de Moisés lançar candidatura à reeleição e iniciar-se o período em que editais de licitação não poderiam mais ser lançados por conta da legislação eleitoral.
Ao assumir o governo, em 2023, Jorginho Mello chegou a colocar a reforma da rodovia em fila de espera, e em julho, ao passar visitar a região, demonstrou desconhecer o histórico da 477.
Em 2023, ocorreram duas mortes no trecho entre Canoinhas e Papanduva, e após o acidente ocorrido no dia 20 de julho, em que um homem morreu após uma queda de moto próximo a Major Vieira, a comunidade se mobilizou mais uma vez, e uma manifestação bloqueou a SC 477.
Como resposta aos protestos na SC-477, o secretário de Infraestrutura, Jerry Comper, veio a Canoinhas no dia 25 de julho e afirmou que a reforma da rodovia estaria em pacote a ser lançado em agosto.
Em agosto, o Governo do Estado confirma SC-477 entre rodovias que serão restauradas. No dia 20 de outubro, em Canoinhas, o governador Jorginho Mello assinou a tão esperada ordem de serviço para reforma da 477.
Em novembro, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina, através da Coordenadoria Regional de Canoinhas, concedeu as duas licenças ambientais para restauração e melhorias da rodovia SC 477, última barreira a ser derrubada para colocar em prática o projeto de revitalização do trecho.
Com sistema pare e siga, a obra começou em janeiro de 2024 e foi feita em ritmo acelerado, com operários trabalhando inclusive nos fins de semana.
A reforma, que deve ser concluída no começo de 2025, antes do prazo, tem 34,5 quilômetros, supressão de aproximadamente 8,4 mil árvores e investimentos do Governo do Estado de Santa Catarina no valor de R$ 105 milhões.
SC 120

Apesar das promessas e de pelo menos R$ 9,5 milhões terem sido investidos em melhorias na rodovia SC-120, que liga Canoinhas a Timbó Grande, moradores que dependem da estrada não estão nada contentes com o que veem.
A princípio o deputado estadual Mauricio Eskudlark (PL) falou em R$ 134 milhões para manter a rodovia, depois, descobriu-se, este valor está sendo dividido com outras seis rodovias da região. À parte deste valor, R$ 9 milhões teriam sido disponibilizados somente para a SC-120.

A questão levantada pelos moradores não diz respeito nem ao baixo valor, mas ao mau uso da verba. Fotos mostram áreas em que pedras enormes foram despejadas e engolidas pelo barro, criando buracos e tornando trechos da rodovia intransitáveis. O serviço mal feito é visível e, segundo quem transita pela rodovia, não se vê ninguém fiscalizando o que a empresa que venceu o processo licitatório está fazendo.
Em novembro, a Associação Empresarial de Caçador (Acic) apresentou um projeto de pavimentação do que denomina de Rodovia do Contestado, ligando os municípios de Caçador, Calmon, Timbó Grande e Canoinhas, utilizando boa parte da SC-120. São cerca de 110 quilômetros de rodovia que trariam o desenvolvimento necessário para a região. A iniciativa tem o apoio da Uniarp e Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).
BR-280
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) concluiu mais um trecho com 30 quilômetros de pista recuperada na BR-280, do acesso à Irineópolis até Porto União, entre o km 276 e o km 306. As melhorias integram o Contrato de Restauração e Manutenção (Crema) e teve investimento de aproximadamente R$ 84 milhões.
O contrato prevê a recuperação das pistas e dos acostamentos e contempla a revitalização de 128,1 quilômetros, entre as cidades de Mafra, Três Barras, Canoinhas, Bela Vista do Toldo, Irineópolis e Porto União, no Planalto Norte. Ao total, 88 quilômetros da rodovia federal já foram revitalizados. Isso significa 80% das obras concluídas.
Além disso, foram executadas obras para melhorar acessos, drenagem, sinalização e implantação de terceiras faixas, como a interseção do km 275,5, na entrada de Irineópolis e a elevação da via, no km 269, para reduzir os impactos causados com as enchentes.

Os serviços na BR-280 incluem ainda ações de conservação e manutenção rotineiras, como limpeza da pista e supressão vegetal. O contrato prevê investimento total de R$ 250 milhões, sendo que até novembro foram executados R$ 208 milhões.
Outra novidade na BR-280, foi em trecho alagadiço, entre Porto União e Irineópolis. O DNIT aumentou o nível do asfalto no trecho a fim de evitar os efeitos das enchentes.