sábado, 11

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Em Canoinhas, governador assina ordem de serviço para reforma da rodovia SC-477

Últimas Notícias

Rodovia teve sua condição piorada com chuvarada

- Ads -

O governador Jorginho Mello (PL) esteve em Canoinhas nesta sexta-feira, 20, para assinatura da ordem de serviço da reforma da rodovia SC-477, que liga Canoinhas a BR-116, entre Papanduva e Monte Castelo. Mello anunciou ainda o repasse de R$ 8,2 milhões ao Município para compra de maquinário para a recuperação da malha viária que foi fortemente afetada pelas chuvas.

“Os 500 milímetros de chuva que caíram em outubro destruíram as nossas estradas. O recurso solicitado em julho para o governador era para auxiliar nas demandas já existentes, mas agora a situação piorou e estamos em emergência”, disse a prefeita Juliana Maciel (PSDB) que participou do ato de assinatura da ordem de serviço no Centro Empresarial de Canoinhas.

Mello está na região, também, para visitar áreas atingidas pela enchente. Ele visitou, primeiramente, Três Barras, onde desembarcou no começo da tarde desta sexta e, em seguida, veio a Canoinhas. Depois de assinar a ordem de serviço relacionada a SC-477, ele visitou áreas atingidas pela enchente. Às 18h ele participa de evento em Mafra.

Canoinhas registra 1574 pessoas desalojadas. Destas, 109 estão em abrigos públicos. São 2194 pessoas cadastradas pela equipe da Secretaria Municipal da Assistência Social que precisam de ajuda humanitária.


SC-477

A obra de reforma da SC-477 é uma longa novela que dura mais de dez anos, desde que a rodovia começou a apresentar sinais de desgaste. Sendo empurrada com a barriga pelos governos anteriores, a obra conseguiu a atenção do então governador Carlos Moisés, que somente no penúltimo ano de mandato concluiu estudo que custou mais de R$ 1 milhão aos cofres públicos a fim de viabilizar a obra. O estudo começou no final de 2020 e foi concluído no final de 2021. Ao longo de todo o ano de 2022, o governo foi e voltou algumas vezes até abrir licitação para a obra. Coincidentemente isso ocorreu às vésperas de Moisés lançar candidatura a reeleição e iniciar-se o período em que editais de licitação não poderiam mais ser lançados por conta da legislação eleitoral.

A primeira licitação, ocorrida em 25 de julho do ano passado, restou deserta, ou seja, não atraiu interessados. Uma nova licitação foi lançada contando com uma revisão do edital a fim de aumentar o interesse pelo certame. A nova licitação incluiu incremento de R$ 10 milhões no valor base a ser pago a empresa licitada. O fato de um processo eleitoral estar em trâmite não prejudicou a nova licitação.

No primeiro certame, o governo oferecia R$ 95 milhões como valor base para licitar a obra. Na segunda, foram mais de R$ 105 milhões. Como a modalidade de licitação foi menor preço, isso significa que o valor proposto seria uma base que as interessadas deveriam seguir como critério para dar seus lances.

A segunda licitação foi bem-sucedida. A empresa vencedora foi a Construtora Luiz Costa Ltda, considerada uma das maiores construtoras de obras pesadas do Nordeste. A ordem de serviço, contudo, não chegou a ser assinada porque a essa altura, Moisés já tinha perdido a eleição e Mello e Décio Lima (PT) disputavam o segundo turno.

O projeto, prevê a restauração e o aumento da capacidade, asfalto nas travessias urbanas e pavimento rígido (concreto) nos demais trechos, além de faixas adicionais para ultrapassagem em pontos críticos, as áreas urbanas teriam, ainda, melhorias como ciclofaixas e passeios de pedestres.

Moisés, no entanto, ao perder a eleição, não assinou a ordem de serviço, empurrando a bola para Mello, que logo no começo do governo avisou que suspenderia todos processos em trâmite para novas obras afirmando que revisaria tudo. Meses depois, em visita a Mafra, disse que não autorizaria obra “que liga nada a lugar nenhum” respondendo a um questionamento sobre a SC-477.

Em julho, depois de uma morte que teria ocorrido em decorrência da buraqueira da rodovia, a população se revoltou e fez uma série de protestos na SC-477. Em resposta, o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, esteve em Canoinhas para trazer novos detalhes sobre a revitalização da SC-477.

Durante coletiva de imprensa, o secretário destacou que o governo do estado estava tratando a revitalização da SC-477 como um caso de prioridade. Segundo ele, o entrave seria a licença ambiental, que ainda não tinha sido concedida.

Em agosto, o governador anunciou o programa Estrada Boa e incluiu a reforma da 477. No mesmo mês foi dito que ele viria a Canoinhas para finalmente assinar a ordem de serviço, o que ocorreu nesta sexta-feira, 20. Com a ordem assinada, a empresa deve iniciar as obras imediatamente.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?