Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

terça-feira, 14

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Reconstrói Três Barras terá ações para enfrentar problemas ocasionados pela enchente

Últimas Notícias

Mais de 6.500 pessoas foram impactadas direta ou indiretamente pelos efeitos das chuvas

- Ads -

O Governo de Três Barras publicou decreto com ações emergenciais de apoio às famílias atingidas pela enchente e, também, com medidas de reparação dos danos ocasionados pelas inundações neste mês de outubro.

As propostas fazem parte do programa intitulado Reconstrói Três Barras. As ações, que serão colocadas em prática a curto e médio prazos, estão divididas em duas frentes de trabalho: social e infraestrutura.

Conforme a Secretaria de Defesa Civil do município, mais de 6.500 pessoas foram impactadas direta ou indiretamente pelos efeitos das chuvas. Destas, mais de 4.300 tiveram de deixar suas casas em razão dos alagamentos.

No pico da enchente, mais de 1.300 pessoas ficaram alojadas nos 10 abrigos públicos mantidos pela Prefeitura. Hoje, pouco mais de 200 pessoas continuam sendo acolhidas nos cinco abrigos ainda abertos.

“Passado aquele momento crítico que vivemos, agora é hora de tentarmos voltar à normalidade. Para tanto, é preciso oferecermos condições para que as pessoas se sintam acolhidas, seguras e motivadas a seguirem suas vidas em frente e com dignidade. Por isso, editamos um decreto nas quais estão ações que o município deve realizar a fim de amenizar o sofrimento dos afetados pela enchente, como também restaurar toda a estrutura danificada”, explica a prefeita Ana Claudia da Silveira Quege.


APOIO SOCIAL:

  • Auxílio para o retorno seguro das famílias aos seus lares, com a oferta de transporte e pessoal para realizar as mudanças.
  • Distribuição, às famílias cadastradas, de donativos recebidos da iniciativa privada.
  • Distribuição, às pessoas cadastradas, de benefícios recebidos de outros órgãos públicos.
  • Compromisso, do Samasa, de não suspender o fornecimento de água até 31 de dezembro deste ano a todas as famílias atingidas; e também de efetuar a próxima leitura da água pela média dos últimos meses de consumo.
  • Realizar, junto à população do município, de campanha de orientação e conscientização quanto a medidas de prevenção de doenças decorrentes da enchente (leptospirose e hantavirose).

APOIO À INFRAESTRUTURA:

  • Levantamento dos danos ocasionados pela enchente em rios da cidade, para posteriores medidas de mitigação como limpeza, desobstrução, remoção, derrochamento e desassoreamento a partir da autorização do órgão competente.
  • Limpeza geral no município, com a desinfecção de vias; e coleta de entulhos oriundos da enchente para a destinação ambientalmente correta.
  • Serviços de reparos em vias públicas da cidade e do interior que foram afetas pelas chuvas e enchente; desobstrução de bueiros e bocas de lobo; entre outras ações visando a melhoria da infraestrutura rural e urbana.

- Ads -
Logo Facebook Logo WhatsApp Logo nova do Twitter
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?