Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

quinta-feira, 16

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Chuva persiste em SC no mês de novembro, mas diminui volume em relação a outubro

Últimas Notícias

Em novembro a média da chuva deve variar de 130 a 180mm no Estado

- Ads -

A previsão da Epagri/Ciram para os próximos três meses indica que em novembro a chuva será frequente em Santa Catarina, mas o volume diminui em relação a outubro. Em dezembro e janeiro a chuva ocorre de forma mais irregular, como é característica de verão. O trimestre também será menos favorável aos ciclones extratropicais no litoral Sul do Brasil.

No mês de novembro a média mensal de chuva deve variar de 130 a 180 milímetros no Estado – em outubro, somente na primeira quinzena, os totais ficaram acima de 300 milímetros em boa parte das localidades do Meio Oeste ao Litoral. Em dezembro, a segunda quinzena é mais chuvosa em relação à primeira e a chuva se concentra especialmente no período da tarde e noite, em forma de pancadas passageiras típicas de verão. A média mensal em dezembro e janeiro varia de 140 a 200 milímetros no Estado.


El Niño com intensidade forte

Para os próximos meses a previsão é de El Niño com intensidade forte, atingindo o pico máximo entre o fim da primavera e o verão, mas o fenômeno persiste durante todo o verão de 2023/2024.  De acordo com a meteorologista Marilene de Lima, o El Niño de intensidade forte aumenta o risco de eventos extremos com chuva forte e totais elevados em curto intervalo de tempo, temporais com raios, granizo e ventania.


TEMPERATURA

A meteorologista Gilsânia Cruz prevê que o trimestre será quente, com temperatura próxima a acima da média climatológica em Santa Catarina. “Em novembro a temperatura sobe pouco devido aos dias mais nublados e à chuva frequente, e ainda pode ocorrer um ou outro episódio de frio, com temperatura próxima de 0 graus e formação de geada nas áreas altas do Planalto Sul. Já para os meses de dezembro e janeiro a previsão é de temperaturas mais altas, com dias consecutivos acima de 30 graus”, afirma ela.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?