segunda-feira, 29

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Por unanimidade, vereadores aprovam abertura de processo de impeachment de Saliba

Últimas Notícias

Comissão Parlamentar foi montada para iniciar processo

- Ads -

Os vereadores de Papanduva aprovaram por unanimidade na noite desta terça-feira, 2, a abertura do processo de cassação do mandato de Luiz Henrique Saliba (PP), protocolado após o prefeito – que está preso desde dezembro de 2022 – ser condenado no âmbito da Operação Patrola.

A presidente da Câmara de Papanduva, Sandra Silva (PSD), já havia adiantado à tarde para o JMais que o clima na casa legislativa era favorável à abertura do processo, uma vez que o prefeito já está condenado sem opção de recurso na Operação Patrola.

Aberto o processo, na mesma noite foi montada uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) com três vereadores escolhidos por sorteio, que deverão reunir elementos a serem apresentados ao plenário. Saliba tem direito a ampla defesa a ser feita por seus advogados.

Advogado, aliás, é o que a Câmara de Papanduva não tem no momento, pois o filho do prefeito, Luiz Eduardo Saliba, é o assessor jurídico concursado da Câmara Municipal, afastado do caso por ser suspeito para emitir pareceres. Saliba filho é, inclusive, investigado no mesmo processo em que seu pai é réu.

A Comissão Parlamentar de Inquérito será composta pelos seguintes vereadores, escolhidos por sorteio: Jacqueline Tabalipa de Almeida Balena (MDB) será a presidente. O vereador Valdecir Vaneski (Progressistas) será o relator. Já a vereadora Marli Meireles Prestes de Luca (Progressistas) será membro da CPI. Dos três, apenas Jacqueline não era aliada do prefeito.


O VICE SUMIU

Saliba está preso desde dezembro de 2022 no âmbito da Operação Mensageiro, na qual é réu por receptação de propina, fraude a licitação e formação de quadrilha. Seu vice, João Jaime Ianskoski (PSD), assumiu como prefeito em exercício, mas renunciou do dia 25 de abril e desde então não foi mais visto.

A reportagem tentou contato com Ianskoski por três vezes, mas ele não foi localizado.

Em seu lugar, assumiu o presidente da Câmara Municipal, Jeferson Chupel (PSD), que permanece como prefeito interino de Papanduva até que ocorra nova eleição.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?