Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

terça-feira, 14

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Filho de Saliba é investigado por suspeita de operar com o pai em esquema denunciado na Mensageiro

Últimas Notícias

Saliba pai assinava os despachos, mas era o filho quem atuava nos bastidores, afirma denúncia

MENSAGEIRO

- Ads -

Luiz Eduardo Saliba, filho do prefeito de Papanduva Luiz Henrique Saliba, é apontado pelo Ministério Público (MP) como o operador de propina que teria sido recebida pelo pai. Enquanto Saliba pai seria o responsável direto por organizar as fraudes às licitações no município, o filho estaria negociando e atuando para dar ares de legalidade ao dinheiro.

Saliba filho atua como procurador jurídico da Câmara de Vereadores de Papanduva. Ele foi apontado por um delator como operador da propina para seu pai. Saliba filho teria mantido contatos telefônicos com Joel Alves em data próxima à assinatura do Contrato n. 44/2018 entre a empresa e o Município. Para o Ministério Público, isso representa uma possível negociação de propina.

Joel Alves é apontado, como o JMais já mostrou, como o responsável pelas negociações de contratos espúrios da Serrana no Planalto Norte Catarinense.

Além dos contatos telefônicos de Saliba filho com Alves, a investigação também descobriu indícios de que o filho do prefeito tenha se encontrado diretamente com o “mensageiro”, que esteve em Papanduva por mais de dez vezes em 2022. De acordo com o MP, o motivo dos encontros seria o repasse de propina.

A partir das informações levantadas pelos investigadores, Luiz Eduardo Saliba passou a ser investigado por corrupção passiva e organização criminosa.

À coluna, Luiz Eduardo disse que “embora tenha sido alvo de busca e apreensão e outras medidas investigativas, não fui incluído na denúncia apresentada relacionada ao caso. O que leva a crer que está afastada a suspeita de participação minha. Entretanto, o processo está em sigilo máximo, de modo que não posso fornecer datas, fatos processuais ou documentos.”





REIVINDICAÇÕES

A primeira sessão itinerante na atual legislatura da Câmara de Vereadores privilegiou pautas do distrito de Paula Pereira, onde ocorreu a sessão. Os vereadores pediram pela limpeza do posto de saúde, reativação do posto dos Correios, a implementação de uma praça no distrito, um Plano de Ação para implantar práticas e infraestrutura que possibilitem o Turismo Náutico e Pesqueiro no distrito e um mapeamento de empresas e a infraestrutura necessária para a instalação delas no distrito de Paula Pereira visando a proximidade com o a BR-476.

Também pediram parceria com os bombeiros e a Marinha para aquisição de materiais e equipamentos que possibilitem a construção de uma brigada e de um posto avançado de Segurança Náutica em Paula Pereira.

Além, claro, de melhorias nas estradas do distrito.


CONTRATO

O contrato emergencial assinado entre a prefeita Juliana Maciel Hoppe (PSDB) e a empresa GR Soluções Ambientais para a coleta e destinação de lixo entrou na mira da Câmara de Vereadores. Willian Godoy, André Flenik, Adilson Steidel, Osmar Oleskovicz, Silmara Gontarek, Tatiane Carvalho e Zenilda Lemos querem saber quais são as medidas adotadas para a realização de novo estudo para determinar o melhor modelo para a prestação do serviço; as medidas já adotadas para a realização de nova licitação, tento em vista ser recomendado iniciar o processo com antecedência para que se evite a prorrogação do contrato emergencial; como está sendo efetuada a fiscalização dos quantitativos coletados, tanto na coleta convencional, quanto na coleta seletiva; qual a programação para coleta de reciclados no interior do município e cópia de todos os relatórios de pesagem de resíduos, bem como a disponibilização do mecanismo adotado para aferição de quantitativos coletados e metodologia adotada para que se evite possíveis irregularidades na pesagem.


PENSANDO ALTO

Os questionamentos dos vereadores são deveras salutares, contudo, fica o questionamento: nunca desconfiaram de nada da Serrana para ao menos fazer estes mesmos questionamentos no passado?




R$ 1,25 bilhão

Foram pagos em ações trabalhistas ano passado em Santa Catarina, valor 10% maior que em 2021





BOLSO CHEIO

O Governo do Estado quintuplicou a gratificação paga aos policiais e bombeiros que estão lotados na Casa Militar, estrutura que presta serviços diretamente ao governador. O benefício saltou de 10% do salário para 50%. O reajuste foi publicado no Diário Oficial de 23 de fevereiro, e integra a Medida Provisória que institui a Reforma Administrativa.



FAZENDA

Governador Jorginho Mello (E) e secretários na entrevista sobre a reforma administrativa/Cristiano Andujar/Secom

Elaborada com objetivo de dar mais agilidade ao atendimento de demandas da sociedade e reduzir a burocracia, a reforma administrativa do governo do Estado que está sendo implantada soma 11 secretarias voltadas a área econômica. Nesse grupo estão pastas tradicionais, algumas recriadas e seis novas, sendo algumas secretarias executivas que ficam vinculadas a secretarias maiores.  

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?