terça-feira, 30

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Vereadoras têm maioria para extinguir mandato de Renato Pike

Últimas Notícias

Mauricio Zimmermann e Gil Baiano são incógnitas

- Ads -

DIA D

(TEXTO ATUALIZADO) A Câmara de Vereadores de Canoinhas se prepara para traçar na noite desta terça-feira, 31, o destino do vice-prefeito – e prefeito por direito já que Beto Passos (PSD) renunciou – Renato Pike (sem partido). Projeto de decreto de legislativo das vereadoras Juliana Maciel (PSDB) e Zenilda Lemos (MDB) vai à votação na noite desta terça-feira. Para ser aprovado precisa de dois terços dos dez votos disponíveis, ou seja, sete votos.

Além dos votos das autoras, elas têm o apoio claro de Tatiane Carvalho (MDB) e Marcos Homer (Podemos), mas ganharam quatro apoios de peso, conforme a coluna apurou.

A coluna entrou em contato com os outros seis vereadores para saber o posicionamento deles diante da votação do decreto. Quatro deles responderam. Ex-líderes do governo na Câmara, Osmar Oleskovicz (PSD) e Wilmar Sudoski (PSD) declararam voto favorável ao decreto. Importante destacar que os dois são do mesmo partido de Passos. “Os fatos falam por si mesmos, nossas ações devem ser coerentes e essa é base para nossa decisão. Voto sim”, disse Oleskovicz.

Silmara Gontarek (UB) e Fabiano Freitas (PSD) também vão votar a favor do decreto. “Não tem como votar contra o que diz na lei, seria uma falta de bom senso, já que estamos em uma casa que cria as leis”, pondera Fabiano. Gil Baiano (PL) e Mauricio Zimmermann (PL) não responderam.

O fato de Zimmermann e Baiano pertencerem ao partido que era comandado por Pike pode sinalizar um possível favorecimento ao vice-prefeito, contudo, Pike foi expulso do PL na semana passada, o que indica que, aliado à pressão popular, os dez vereadores devem votar a favor do decreto. A conferir.




SEGUNDO PASSO

Lembrando que caso aprovado, o decreto só terá validade se chancelado pela Justiça Eleitoral. Neste caso, novas eleições serão marcadas já que Passos renunciou ao mandato. Há ainda mais um obstáculo: há pouca jurisprudência sobre este tema, o que vai demandar, pelo menos, um estudo aprofundado por parte do juiz eleitoral.




SAIU

Chefe de gabinete de Beto Passos, Celina Krauss foi exonerada a pedido ontem pelo prefeito em exercício Willian Godoy (PSD), que foi só elogios à comissionada.


FRENTE DE OPOSIÇÃO

O PT se uniu ao PSB, mas ainda não definiu como será composta a chapa para o governo. São pré-candidatos Décio Lima pelo PT e Dario Berger pelo PSB. Dessa forma, eles têm um problema a resolver. Afinal, quem vai na cabeça? Uma reunião hoje deve fazer avançar essa discussão.


NOMEADOS

O governador Carlos Moisés (Republicanos) assinou as nomeações dos aprovados do concurso público na carreira de agentes de polícia e escrivães de polícia.

Este foi o chamamento final da relação de aprovados no concurso público de 2017. Estão abrangidos nesta nomeação 301 agentes e 92 escrivães. Os aprovados agora deverão apresentar documentos exigidos. As informações oficiais sobre a documentação exigida deverão ser publicadas no site da Acadepol.

A posse dos nomeados será no dia 24 de junho na Acadepol, em Florianópolis. As aulas do curso de Formação Inicial deverão começar no dia 27 de junho.


MAIS UM PARA A LISTA

Deputado Marcius Machado/Divulgação

Filiado ao PL antes da chegada do presidente da República Jair Bolsonaro, o deputado estadual Marcius Machado sinalizou que não vai seguir a diretriz do partido. Machado gravou um vídeo ao lado do coach e influencer Pablo Marçal, que é pré-candidato à presidência nas Eleições 2022. Marçal esteve no final de semana no Empreende Brazil, evento que ocorreu em Florianópolis.


ALERTA

Santa Catarina chegou a 100% de ocupação nos leitos de UTI pediátrica em todas as regiões do Estado. Segundo dados da manhã desta segunda-feira, 30, do Painel de Leitos da Secretaria de Estado da Saúde, todas as 90 vagas de terapia intensiva disponíveis para crianças estão ocupadas. No caso das UTIs neonatais, a ocupação atual em SC é de 85,4%, com 43 disponíveis entre os 294 ativos.



DOIS PESOS, …

Genivaldo foi detido por dirigir sem capacete. A sentença sumária foi a morte.

O homem mais poderoso do Brasil anda sem capacete onde bem entende. A consequência é ser chamado de mito por apoiadores, entre os quais se incluem muitos policiais rodoviários federais.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?