segunda-feira, 29

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Vereador questiona ‘excesso de arrecadação’ do Samasa de Três Barras

Últimas Notícias

“Precisamos que muita coisa se torne mais visível aos nossos olhos”, disse

SAMASA

- Ads -

Vereador Laudecir Gonçalves (PL), o Barriga, questionou o excesso de arrecadação conferido ao Serviço Autônomo de Água e Saneamento (Samasa) de Três Barras. Projeto de lei apresentado à Câmara autoriza a abertura de crédito suplementar no valor de até R$ 13,6 milhões tirando recursos de uma aplicação para outra. “Aí olhando a gente só vê despesa com pessoal. Excesso de arrecadação no valor de R$ 850 mil, mas nós não temos condições de levar água para o São Cristóvão? Nós não temos condições de colocar um booster na adutora de Canoinhas? Aqui vive faltando água e temos excesso de arrecadação?”, questionou.

Ernani Wogeinaki Jr (UB) explicou que se trata de retirar um valor de cobranças e colocar em pagamentos. “O termo usado é excesso, mas este é o valor que consta como faturamento”, tentou explicar, ressalvando que para dar um parecer mais preciso precisaria analisar os documentos.

“O principal papel do vereador é fiscalizar os atos do Executivo e suas autarquias. Precisamos que muita coisa se torne mais visível aos nossos olhos. A minha caixa d’água está cheia de lodo porque o nosso tratamento está sendo acelerado, mas será que não temos recursos para montar uma nova estação de tratamento de água ou estamos investindo recursos do Samasa em terrenos particulares? Fica o questionamento. Hoje só vemos gente trabalhando, mas não vemos investimento. Não querem fazer CPI, mas então que se abram os balancetes do Samasa, nosso papel é de fiscalizadores”, disse.

Josi Gazaniga (MDB) criticou o colega por levantar suspeitas sem apontar provas nem dar nomes a quem teria levantado as questões. “Faz um requerimento, vereador”, recomendou. Ela afirmou que a Casan “ficou 30 anos no Município e não fez nada”.










‘ESTOU LIBERADO?’

O ex-prefeito de Três Barras, Luiz Divonsir Shimoguiri (PSD), participou das audiências da Mensageiro acompanhado de dois policiais penais. Ele compareceu desde o primeiro dia de oitivas. Em dado momento, o Dr Eduardo Veiga Vidal se dirigiu a Shimoguiri e disse que se ele quisesse, poderia deixar a sala. Shimoguiri respondeu com “tô liberado?” e deixou o ambiente após a confirmação do juiz. Os policiais penais o acompanharam.

O depoimento presencial de Shimoguiri está marcado para esta quinta-feira, 7. De cabeça raspada, Shimoguiri tem acompanhado todas as audiências.




VOTO IMPRESSO

Até às 19 horas desta terça-feira, 5, a Coordenadoria Regional de Educação não tinha a relação de nomes dos diretores de escola eleitos na região de Canoinhas. A eleição ocorreu no domingo e na segunda e a maioria das escolas teve candidatura única.








ISENÇÃO

Vereador André Flenik (Podemos) quer saber se há a possibilidade de isenção do IPTU para quem pagar ou realizar obra de competência pública. “Observando a solicitação de moradores que pretendem depositar o dinheiro que seria destinado ao IPTU em Juízo para realizar obras em suas ruas, existe essa possibilidade legal? Esse valor pode ser até 100% do IPTU?”, questiona.








RENUNCIOU

O prefeito de Massaranduba, Armindo Sesar Tassi (MDB – foto), renunciou ao cargo do Executivo na segunda-feira, 4. O documento foi protocolado e enviado à Câmara de Vereadores da cidade. Tassi chegou a ser preso na quarta fase da Operação Mensageiro. Agora, quem assume a cadeira é seu vice, Odenir Deretti (PP).







PRORROGADO

Empresas que se enquadram no Simples Nacional e atuam em cidades que declararam estado de calamidade pública em novembro tiveram o pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) prorrogado em relação aos períodos de apuração de novembro, dezembro e janeiro.






NOVA INVESTIDA

Após derrota do TRE-SC, coligação Bora Trabalhar, comandada pelo PSD, que teve Raimundo Colombo como candidato em 2022, elaborará recurso junto ao TSE contra o senador Jorge Seif Junior (PL).

O Pleno do TER-SC negou nesta terça-feira, 5, dois dos três embargos de declaração referentes ao processo contra o senador Seif Júnior e os dois suplentes Hermes Klann e Adrian Rogers Censi.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?