Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

sábado, 25

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Urnas eletrônicas são remanejadas entre TREs de Santa Catarina e Paraná

Últimas Notícias

Troca de equipamentos é promovida pelo Tribunal Superior Eleitoral

- Ads -

Nesta segunda-feira, 24, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) recebeu do Tribunal paranaense (TRE-PR) 400 urnas modelo 2010, e encaminhou para o Regional vizinho 1.850 urnas modelo 2015. O anúncio foi feito pelo presidente da Corte, desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann, durante sessão plenária.

Ele explicou que o remanejamento é feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ocorre para equilibrar os modelos de urnas eletrônicas que cada um dos TREs têm em seus parques. A medida foi adotada desde 2020 pelo então presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, em razão do atraso na licitação e aquisição de novos equipamentos por causa da pandemia de covid-19. Desde então, já foram remanejadas 5.500 urnas modelo 2015 do TRE-SC para outros tribunais do país (TRE-DF, TRE-MS, TRE-RS, TRE-PR e TSE).   

O desembargador informou, ainda, que o Tribunal catarinense recebeu 7.250 urnas modelo 2020, ou seja, as mais recentes lançadas pela Justiça Eleitoral. O parque atual do estado concentra pouco mais de 22 mil urnas, das quais cerca de 20 mil deverão ser utilizadas nas eleições deste ano, incluindo as de contingência. 

Todo o estoque permanece armazenado em um galpão localizado no município de Palhoça. “Oportunamente faremos uma visita de todos os integrantes da Corte àquela unidade, que tenho certeza vai surpreendê-los positivamente”, disse o desembargador Brüggemann ao destacar a excelência do espaço.

Além de abrigar os equipamentos, no local é realizada a manutenção diária preventiva das urnas sob responsabilidade do TRE-SC, ou seja, as urnas são mantidas em pleno funcionamento para não comprometer a eficiência dos equipamentos durante as eleições.




MODERNIDADE

O modelo 2020 da urna eletrônica traz uma série de inovações como aparência, agilidade, segurança e inclusão. Ela garante proteção ainda maior ao sigilo e à integridade do voto, bem como possibilita a todas as pessoas o exercício do direito constitucional ao sufrágio (voto).

Nesse sentido, ela permite acoplar um equipamento para que, futuramente, eleitores tetraplégicos possam votar por meio do movimento dos olhos e da boca.

As novas urnas também contam com certificado de Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP Brasil), o que significa que atendem plenamente aos requisitos do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), autarquia vinculada à Presidência da República.

A ICP-Brasil é a plataforma criptográfica utilizada oficialmente pelo país e garante autoria, integridade, autenticidade, confidencialidade e interoperabilidade a qualquer assinatura ou cifragem digital. Isso confere maior eficácia para aferir os dados gerados pelas urnas eletrônicas.


Fonte: TRE/SC

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?