Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

domingo, 19

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Temporada de convenções partidárias para definir candidatos começa nesta quarta

Últimas Notícias

Tendência é de que partidos políticos adiantem anúncio de candidaturas

DADA A LARGADA

- Ads -

Começa nesta quarta-feira, 20, e se encerra em 5 de agosto, o período legal para os partidos políticos enfim oficializarem suas pré-candidaturas à Presidência da República, Governo do Estado, Senado Federal, Câmara dos Deputados e Assembleias Legislativas.

Em Santa Catarina, ao contrário de anos anteriores, quando os partidos batem o martelo aos 45 do segundo tempo, neste ano devemos ter os nomes oficiais antecipados. Cinco das nove legendas com pré-candidatos a governador anunciados devem fazer suas convenções nos primeiros dias do prazo da legislação.

O MDB, que vive situação mais conturbada, marcou a convenção para sábado, 23. O partido deve bater o martelo entre candidatura própria de Antídio Lunelli ou o apoio ao governador Carlos Moisés (Republicanos), que quer Udo Duhler como seu vice. O Republicanos também realiza convenção na noite deste sábado.

O PP, segunda legenda com mais filiados em Santa Catarina, decidirá também no sábado, 23, se lança o nome de Esperidião Amin ao governo ou se embarca em outro projeto. Ainda no sábado, o União Brasil deve oficializar Gean Loureiro como candidato a governador. O PSD deve indicar seu candidato a vice, Eron Giordani. Lembrando que as coligações só são possíveis na majoritária (presidente e governador), mas não nas proporcionais (deputados e senadores). Os partidos devem lançar sua própria nominata de candidatos ao Congresso, Senado e Assembleias.

Importante lembrar que a convenção não é, necessariamente, definitiva. A confirmação das candidaturas ocorre apenas com o pedido de registro das candidaturas junto à Justiça Eleitoral, o que neste ano precisa ocorrer até 15 de agosto.


NOVO E PL

O primeiro partido a oficializar a candidatura ao governo deve ser o Novo. A legenda marcou a convenção para o primeiro dia do prazo, 20 de julho, logo às 9h, em formato virtual. O Novo terá o promotor de Justiça Odair Tramontin como candidato ao governo, e o empresário Ricardo Althoff como provável vice.

No outro extremo, o PL deve oficializar a candidatura do senador Jorginho Melo ao governo no último dia possível, 5 e agosto.



ESQUERDA EM CONFLITO

Partidos da frente de esquerda se reuniram na semana passada/Denner Ovidio/Divulgação

A executiva estadual do PSB contrariou a informação divulgada pelo PT, de que o ex-deputado Décio Lima (PT) foi confirmado candidato da frente ampla de centro-esquerda em reunião na semana passada. O presidente do PSB, Claudio Vignatti, disse que o senador Dário Berger (PSB) segue pré-candidato ao Governo do Estado e tentará indicação junto aos demais partidos do grupo.

O PT, contudo, confirmou na quinta-feira, 14, Lima como pré-candidato ao governo de Santa Catarina. O anúncio ocorreu após reunião entre os partidos da frente de esquerda: PT, PDT, PCdoB, PV, PSol e Rede.

A convenção do PT está marcada para 25 de julho, já o PSB baterá o martelo somente em 5 de agosto.



SEM DATA

O único partido que deve lançar candidato a governador que ainda não marcou data para convenção foi o Pros. Ralf Zimmer Júnior deve lançar candidatura a governador pelo partido.



DEPUTADO ESTADUAL

Rodrigo Coelho, Emerson Maas e Celina Dittrich/Divulgação

Mafra terá ao menos dois candidatos a deputado estadual. A vice-prefeita Celina Dittrich (Podemos) já recebeu a bênção do prefeito Emerson Maas em ato ocorrido na sexta-feira, 15, ao lado do pré-candidato a deputado federal Rodrigo Coelho.

O ex-prefeito Wellington Bielecki (PSD) também já confirmou pré-candidatura.



ENCERRAMENTO

A interventora do transporte escolar em Canoinhas, Zenici Dreher, apresenta nesta segunda-feira, 18, o resultado final do seu trabalho. Em intensa programação, Zenici deve entregar os ônibus em ato público marcado para às 8h. Às 10h30 ela apresenta relatório preliminar sobre a intervenção e às 11h30 entrega oficialmente os veículos à Transporte e Fretamentos Santa Cruz.




RECESSO

A Câmara de Vereadores de Canoinhas entra em recesso de meio de ano hoje. Retorna em agosto.



TENTATIVA

Vice-prefeito de Canoinhas, Renato Pike

Assim que desceu para a comarca a denúncia da sétima fase da Et Pater Filium, a defesa de Renato Pike entrou com pedido de habeas corpus. O pedido, assim como no caso das inúmeras tentativas no Superior Tribunal de Justiça, foi sumariamente negado.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?