Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

domingo, 26

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Canoinhas deve ter apenas um candidato a deputado estadual; e quatro a federal

Últimas Notícias

Cenário mostra os efeitos das prisões da Et Pater Filium

DEFINIÇÕES

- Ads -

“É histórico termos duas candidaturas a deputado estadual”, disse Paulinho Basílio (MDB) em uma entrevista à coluna concedida em 26 de junho do ano passado. Naquele tempo não passavam de rumores as hipóteses de prisão ou mínima responsabilização do então prefeito Beto Passos e, principalmente, de seu vice, Renato Pike, que despontava como o nome da vez na disputa deste ano. Mais de um ano depois, Pike está fora da jogada e um mar de possibilidades se abriu para potenciais concorrentes. Curiosamente, ao que parece, somente o MDB vai aproveitar o vácuo deixado pela prisão de Pike. O próprio Basilio deve ser aclamado candidato pelo partido depois de Wilson Pereira abrir mão da candidatura nesta segunda-feira, 18. Mais curioso ainda é o fato de, ao que parece até o momento, Basílio deve ser o único candidato a deputado estadual de Canoinhas. Já a federal são quatro nomes. Claro que tudo pode mudar.

Começam nesta quarta-feira, 20, as convenções que só se encerram em 5 de agosto. Contudo, as candidaturas podem ser registradas até 15 de agosto. Até lá tudo pode acontecer.

Essa anomalia no número de candidaturas é justamente efeito das prisões da Et Pater Filium. Até ser preso, Pike nadava de braçada na preferência do voto canoinhense. Vinha de uma votação expressiva em 2018 e tinha seu principal adversário, Leoberto Weinert (MDB), fora do páreo. Tinha tudo para ser eleito, logo desencorajou os possíveis concorrentes. O MDB nunca arredou pé de lançar candidato porque via aí uma questão de honra não deixar o caminho fácil para Pike. Contudo, admitiam que não tinham nome tão expressivo quanto Weinert para a corrida. Basílio não tem a musculatura política do ex-prefeito, mas se seguir sozinho como candidato canoinhense creio que vai abocanhar boa parte dos 42 mil votos disponíveis. Claro que, infelizmente, como é histórico, paraquedistas vão levar boa parte desses sufrágios.


REGIÃO

Ampliando a lupa para o Planalto Norte, além de Basilio por Canoinhas, a disputa por uma vaga na Assembleia catarinense deve ter ainda o ex-prefeito de Timbó Grande, Ari Galeski (MDB), o vereador de Três Barras Abraão Mussi (UB), o ex-prefeito de Mafra Wellington Bielecki (PSD), a vice-prefeita de Mafra Celina Dittrich (Podemos), a vereadora de Porto União Mariane Schor (UB), e a empresária, também de Porto União, Suelen Geremia (MDB).


FEDERAL

Para a disputa federal Canoinhas já tem os nomes de Norma Pereira (Podemos), ex-vereadora e suplente de deputada federal; o presidente da União Brasileira dos Caminhoneiros Chicão Caminhoneiro (DC); Nilson Souza (PT); e o médico Saulo Sabatini (Patriota).


MAIS UM

Alex Alano é professor da rede estadual e deve concorrer pelo PSTU ao governo do Estado/Divulgação

O PSTU deve ter candidato a governador em Santa Catarina. O partido indicou o nome do professor Alex Alano, de Criciúma, no Sul do Estado, como pré-candidato ao governo. A legenda se reúne em convenção on-line neste domingo, 24, para confirmar a candidatura.



DISTANTE

Enquanto se fala sobre sinal 5G de internet, em Santa Catarina, 34 cidades têm menos de 50% dos moradores atendidos pela internet 4G. Entre elas, Bela Vista do Toldo é quem tem os menores percentuais do Estado na cobertura entre os moradores, com apenas 21% de pessoas conectadas ao 4G e 25,8% a alguma rede móvel.


13º

A antecipação do 13º salário dos servidores do Estado injetou R$ 581,2 milhões na economia. Na sexta-feira passada, o governo de Santa Catarina pagou 50% dos salários dos trabalhadores ativos, inativos e pensionistas, segundo informação da diretoria do Tesouro do Estado (DITE).



INVESTIMENTOS

A JBS Biodiesel, unidade da gigante da produção de carne voltada à fabricação de biodiesel, anunciou que a nova planta em Mafra, duplicou a capacidade de produção de biocombustível da companhia.

A fábrica catarinense é a terceira em operação da JBS Biodiesel no Brasil, resultado de um investimento de R$ 180 milhões. A planta tem 76 mil metros quadrados e capacidade de produção de cerca de 370 milhões de litros por ano. Com a operação, a produção total de biodiesel pela empresa saltou de 350 milhões para 720 milhões por ano, o que, segundo a JBS, equivale a pouco mais de 10% do volume de 6,76 bilhões litros produzidos do biocombustível em 2021.



BOA NOTÍCIA

Santa Catarina é o segundo estado do Brasil que tem a menor porcentagem de inadimplentes entre a população adulta. Os dados são referentes ao mês de abril deste ano e foram apresentados em um levantamento da Serasa.

De acordo com os dados, 34,37% da população de Santa Catarina não pagou as dívidas no prazo indicado, número que deixou o estado atrás apenas do Piauí, que tem 33,23% de inadimplentes.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?