Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

domingo, 14

de

julho

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Solos: onde a alimentação começa

Últimas Notícias

O solo regula o clima

- Ads -

Desde 2013 é comemorado, oficialmente, 5 de dezembro como o Dia Mundial do Solo, que tem por objetivo desenvolver o pensamento crítico na população sobre a importância da correta utilização do solo como um recurso natural para a produção de alimentos.

Nas últimas décadas, o solo deixou de ser visto como um meio inerte, constituído apenas por pequenas partículas resultantes da decomposição de rochas e um pouco de matéria orgânica, que era preparado mecanicamente, com arados e grades, para receber insumos agrícolas, sementes e sustentar plantas….. E passou a ser considerado um corpo vivo.

Hoje sabemos que o solo fornece ou presta serviços ambientais que possibilitam a vida no planeta. Entre eles, destacam-se:

  1. O solo regula o clima;
  2. Purifica (filtra) e armazena água – o solo é o maior reservatório de água doce prontamente disponível para os seres vivos;
  3. Degrada substâncias contaminantes;
  4. Promove a ciclagem de nutrientes;
  5. Regula enchentes;
  6. É o habitat de milhões de organismos;
  7. Fonte de recursos genéticos farmacêuticos;
  8. Sequestra carbono da atmosfera;
  9. É base para boa parte da infraestrutura humana;
  10. Fornece materiais para construção;
  11. Guarda, protege e conserva muitas das nossas heranças culturais; e,
  12. Produz alimentos, fibras e combustíveis.

Portanto, o solo é um  dos sustentáculos para o equilíbrio ambiental do planeta. E mais…. Conservando o solo também conservamos a água! E, dessa forma, podemos concluir que: o futuro depende do solo, e o solo, do presente!

A Epagri desenvolve projetos de pesquisa, trabalhos de campo com agricultores e eventos em geral com o objetivo de gerar e difundir tecnologias para o correto manejo do solo. Em 2022, a Epagri  realizou ou foi parceira de inúmeros eventos técnicos sobre manejo e conservação do solo, com destaque para III Encontro Estadual do Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH), em Xanxerê de 3 a 4 de maio, o VII Encontro Estadual do Sistema Plantio Direto, em Bela Vista do Toldo de 23 a 25 de agosto e a XIV Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo, em Florianópolis de 16 a 18 de novembro.

Em 2023 serão realizados grandes eventos relacionados ao solo, como o Encontro Sul Brasileiro da Agricultura Regenerativa, de 19 a 20 de julho, em Chapecó. Florianópolis sediará o XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, em conjunto com o XXIII Congresso Latino Americano de Ciência do Solo, de 30 de julho a 4 de agosto. A promoção é resultado de uma parceria entre Epagri, a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), a Sociedade Latino-americana de Ciência do Solo (SLCS) e a União Internacional de Ciência do Solo (IUSS).

E você, já pensou em como celebrar o Dia Internacional do Solo? Que tal sugerir uma conversa sobre solos com alunos? Ou, quem sabe, sugerir uma participação sua em um programa de rádio da sua cidade para falar sobre a importância da conservação dos solos para a produção de alimentos? A sua atividade pode ser registrada no Mapa Mundial de Ações Para o Dia Internacional do solo: https://www.fao.org/world-soil-day/worldwide-events/en/.

*Texto de autoria de Leandro do Prado Wildner e Juliane Garcia Knapik Justen (Epagri) gentilmente cedido à coluna

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?