quinta-feira, 2

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Segredos de alcova, “rolos” do Beto e esvaziamento de depoimentos marcam dia na Et Pater Filium

Últimas Notícias

- Ads -

A COLUNA ESTÁ DE FÉRIAS. VOLTA A PUBLICAR TEXTOS INÉDITOS EM 1º DE FEVEREIRO DE 24. ATÉ LÁ, TEXTOS DE 2023 SERÃO DESTACADOS COMO ESTE, POSTADO ORIGINALMENTE EM 1 DE JUNHO

Marcio Passos foi apontado como “inocente útil”

NÃO TEMOS PROVAS

A esposa do empresário Joziel Dembinski, Maria Dembinski (ambos réus na Operação Et Pater Filium), conseguiu se sair bem nesta quinta-feira, dia 1º, na abertura das oitivas do anexo da operação que investiga a compra de caminhões por parte de Beto Passos que teriam sido usados para fraudar licitações e superfaturar contratos com a prefeitura de Canoinhas. Joziel Dembinski é acusado de ser laranja de Passos.

Delegado ouvido pela manhã apontou percepção pessoal de que não havia como ela não saber do esquema criminoso. A investigação apontou que ela fez saques e tinha conhecimentos das finanças da empresa do marido. O advogado dela defendeu que ela teria sido usada sem saber. O delegado foi questionado sobre a participação dela e elementos de prova de condutas ilícitas, mas disse que não as possui ou não lembra de provas colhidas contra ela. “Prova cabal contra Maria não há”, disse.
Os depoimentos desta quinta foram sobretudo de testemunhas e policiais envolvidos na fase da operação. Nesta sexta, como cinco testemunhas foram dispensadas, o dia será esvaziado, com a possibilidade de testemunhas de segunda-feira, 5, serem adiantadas. Dessa forma, os depoimentos mais esperados, os dos réus, podem começar ainda a segunda. Devem depor, pela ordem, o ex-vereador Vilson Stelzner; o ex-secretário de Obras de Canoinhas, Nilson Cochask; a esposa de Joziel; Marcio Passos; dois empresários do setor; além de Amanda Suchara; Joziel Dembinski; Beto Passos e o detonador da bomba, Adelmo Alberti.





DUPLA DERROTA

No mesmo dia em que se contradisse durante depoimento na Operação Et Pater Filium, o prefeito de Bela Vista do Toldo, Alfredo César Dreher (Podemos) teve negado pedido de habeas corpus.





POR AMAR DEMAIS

O secretário de obras do governo Passos, Nilson Cochask, conforme já revelado pelas delações, teria extorquido Joziel depois que descobriu que os dois compartilhavam a mesma amante. Nilson nega. Segundo a denúncia, ele enviava boletos pessoais para que Joziel pagasse. Por volta de R$ 100 mil teriam sido bancados por Dembinski. Em troca, Nilson fazia vista grossa para o que Amanda e Denbinski faziam com os itinerários que comprovavam a prestação do serviço. Segundo a investigação, esses itinerários eram superfaturados.





EM NOME DO IRMÃO

Os depoimentos desta quinta evidenciaram que a participação de Márcio Passos no esquema, ao que parece, se dava única e exclusivamente por ser o braço direito do irmão, Beto Passos.




ROLO DO BETO

Diogo Seidel, ex-secretário de Administração de Canoinhas, disse que estranhou o esquema de Dembinski no setor de Obras. Quando questionou Renato Pike ouviu que “era rolo do Beto”. Ele afirma que, pelo que ouvia, nem o Pike sabia que Beto tinha caminhões.

Segundo ele, era Cochask o responsável por editais fraudulentos que visavam beneficiar Joziel. As exigências do edital serviam apenas para afastar a competição de outras empresas.






PRESENÇA

Dia 12 de junho o ex-prefeito de Major Vieira, Orildo Severgnini, que coleciona sentenças centenárias na Et Pater Filium, estará no fórum de Canoinhas depondo.


FATO OU FAKE

A prefeita Juliana Maciel Hoppe (PSDB) divulgou nota desmentido uma montagem apócrifa que circulava pelas redes sociais afirmando que o contrato de produção de conteúdo midiático que ela pretende firmar beneficiaria uma empresa de Canoinhas cuja funcionária seria esposa de um de seus secretários. O edital prevê ganhos de R$ 14 mil para a contratada prestar serviços de produção de vídeos para redes sociais.

Não satisfeitos, os haters da prefeita divulgaram ontem a informação de que uma servidora comissionada contratada por Juliana foi alvo de investigação por fraude a concurso público em uma cidade vizinha.




ELEIÇÃO

Depois de todo o imbróglio envolvendo a eleição do novo diretor clínico do Hospital Santa Cruz (HSCC), enfim uma chapa saiu vencedora e, agora, foi oficializada. Os doutores César Duarte Nascimento e Edson Flávio Colla foram eleitos diretor e vice-diretor clínico respectivamente, na semana passada.





BLITZ DAS PRERROGATIVAS

A presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, lançou a Blitz das Prerrogativas, um movimento para percorrer todas as regiões do Estado em junho ouvindo a advocacia e esclarecendo sobre as condições que devem ser respeitadas para o exercício profissional. Ter acesso a autos administrativos e judiciais e poder acompanhar o cidadão defendido são exemplos de requisitos eventualmente violados. “A defesa plena do cidadão é uma das garantias constitucionais mais importantes, e ela só ocorre com a integralidade das prerrogativas da advocacia”, destaca a dirigente. 

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?