Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

sexta-feira, 14

de

junho

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Prefeito de Bela Vista do Toldo cai em contradição durante depoimento

Últimas Notícias

Alfredo César Dreher prestou informações diversas da fase de investigação

- Ads -

O prefeito preso de Bela Vista do Toldo, Alfredo Cézar Dreher (Podemos), caiu em contradição em seu depoimento no âmbito da Operação Et Pater Filium, na tarde desta quinta-feira, 1º. Questionado pelo promotor do Ministério Público (MP) sobre sua assinatura no atestado de capacidade técnica da empresa de Joziel Dembinksi, Dreher deu versão diferente daquela que ofereceu na fase de investigação.

Em seu primeiro depoimento, Dreher disse que assinou o atestado, em 2018, a pedido do então prefeito Adelmo Alberti (UB) e que a empresa não prestava serviço para o município naquela época. Já quando confrontado com a mesma pergunta diante do juiz, Dreher ratificou que assinou o documento a pedido de Alberti, mas mudou a versão dizendo que a empresa de Joziel já prestava serviços ao município de Bela Vista do Toldo naquele momento.
Dreher foi alertado sobre a possibilidade de responsabilização criminal diante das versões conflitantes, momento em que o vice-prefeito voltou atrás e manteve seu posicionamento da fase de investigação. Segundo ele, confundiu a pronúncia de “2018” com “2020”.

Nesta fase das audiências, iniciada nesta quinta-feira, dia 1º, Dreher é ouvido como testemunha sobre o esquema de fraude a licitações, pagamento de propina e formação de quadrilha em Canoinhas, mais especificamente no caso dos caminhões comprados por Beto Passos com dinheiro de propina.


NECESSIDADE DO ATESTADO

O atestado de capacidade técnica é uma necessidade para que empresas prestem serviços a entes públicos. É a partir do atestado, que deve ser feito a partir da conferência dos bens e capacidade operacional da empresa, que a contratação pública pode ser validada.

No caso de Bela Vista do Toldo, o depoimento de Dreher corrobora o posicionamento do MP de que houve fraude no processo de licitação.



JOZIEL, O ONIPRESENTE

Outro elemento destacado por Dreher é a onipresença de Joziel Dembinski na prefeitura de Bela Vista do Toldo.
De acordo com o vice-prefeito, Dembinski “sempre” estava na prefeitura e, na época, até pensava que ele prestava serviços ao município.




NÃO SABIA DE NADA

Dreher disse só saber do esquema depois da prisão de Alberti. Segundo ele, sequer desconfiou da existência do esquema no município.



PRESO NA MENSAGEIRO

Dreher foi preso no âmbito da Operação Mensageiro. Ele exercia o cargo de prefeito desde que Alberti foi preso na Et Pater Filium. A razão da sua prisão ainda segue em segredo de justiça, assim como a do secretário de obras do município, Jocemar Freitas.

O presidente da Câmara, José Gilvane Machado, é o atual prefeito em exercício de Bela Vista do Toldo.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?