Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

terça-feira, 21

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Retorno da Câmara mostra que Juliana não tem defensores no Legislativo

Últimas Notícias

Vereadores cobraram manutenção de escola e piso do magistério

SANGUE NOS OLHOS

- Ads -

Osmar Oleskovicz (PSD) deu o sinal. Aliado de primeira hora do extinto governo Beto Passos e por diversas vezes estocado pela oposição ao ex-prefeito, usou a tribuna para fazer cobranças enfáticas a agora prefeita Juliana Maciel Hoppe (PSDB). Começou pela defesa da manutenção das turmas de quarto e quinto anos na Escola Municipal de Paula Pereira.

“Pedimos que todos os 10 vereadores lutem para que essas escolas não sejam fechadas. As famílias estão totalmente irritadas, preocupadas. Foram as famílias que deram os terrenos, que cuidam das escolas. Alunos pequenos com os adolescentes do ensino médio, terão de ir todos no mesmo ônibus”, disse lembrando que há pelo menos cinco escolas do interior na berlinda. “Que a secretária de educação e a prefeita olhem com carinho”, frisou.

O oposicionista foi ainda mais enfático ao criticar fala da prefeita colocando que não vai pagar o piso salarial aos professores. “Não vi nota de repúdio do Sindicato. Todos os prefeitos de Canoinhas pagaram o piso. Todos! Cadê a coerência? Isso se chama incoerência. De que adianta sentar ali e falar, falar, mas na prática agir contrário?”, disse estendendo a crítica ao Sindicato para a prefeita, que até o ano passado era vereadora.

“Nós vamos cobrar que a prefeita pague o piso”. Segundo Osmar, à medida que o Governo Federal aumenta o piso do magistério, envia mais recursos para o Fundeb, fundo que mantém a educação pública em todo o País.

“Se aumenta 15%, esses 15% vêm a mais no Fundeb. Vou cobrar todos os dias

 Sempre foi pago, porque hoje não vai ser pago?”, concluiu deixando claro que vai fazer oposição acirrada ao Executivo.

Apesar de manifestações tímidas de Tatiane Carvalho (MDB) e Zenilda Lemos (MDB) no sentido de deixar claro que a tendência é de que a Escola de Paula Pereira não sofra alterações, ninguém abriu a boca para defender o governo abertamente.

Willian Godoy (PSD) defendeu que os vereadores assinem requerimento apelando pela continuidade das turmas em Paula Pereira. “Estamos falando de diversas famílias, diversos alunos. Estamos defendendo a identidade da comunidade que seja mantida.

Temos de ir em busca de recursos para manter aquela instituição”, afirmou.

Gil Baiano (PL) disse não ver possibilidade de fechamento das turmas e também propôs a busca por recursos para manter o serviço.

Zenici Dreher (PL) disse que é necessário se colocar no lugar das mães dessas crianças que terão de se descolar de ônibus todos os dias. “Falam de falta de dinheiro, mas o primeiro projeto protocolado nesta casa foi o de aumento de diárias, então a situação não está tão ruim assim”, cutucou.

Zenilda se limitou a parabenizar postura da secretária de Educação, Sônia Grosskopf. “Ouviu a comunidade e reviu sua decisão”.

Tatiane explicou que esteve na escola na semana passada e destacou que a luta dos moradores é para que as turmas de quarto e quinto anos permaneçam. “Mas já não havia mais boato de que a escola seria fechada”, afirmou.



CONDICIONAL

Zenici Dreher/Arquivo

A suplente de vereadora, Zenici Dreher (PL), disse que se sentiu chantageada pela prefeita Juliana Maciel Hoppe (PSDB) a ajudá-la a facilitar duas situações junto ao Governo do Estado em troca da liberação de Zenici para trabalhar como gerente regional do Instituto do Meio Ambiente (IMA). Zenici é funcionária efetiva da Secretaria de Saúde e para não perder a vaga, na hipótese de se ausentar temporariamente precisa de uma autorização da prefeita.

A ideia de Juliana, segundo Zenici, seria forçar o Governo do Estado a liberar dois servidores estaduais já nomeados e que já estão trabalhando como secretários de seu governo, mas sem a devida portaria de liberação do Estado. Sônia Grosskopf ocupa o cargo de secretária de Educação e Donato Noernberg é secretário de Desenvolvimento Rural.

Depois de a coluna questionar a assessoria de Juliana sobre a denúncia da vereadora, a portaria liberando Zenici para o IMA foi assinada.


ARRUMAÇÃO

Zenici, portanto, vai para o IMA e Mauricio Zimmermann (PL) deve retornar à Câmara nesta terça-feira, 7. Ainda não é certo se ele seguirá no mandato ou deve abrir a vaga para o segundo suplente, Chico Mineiro (PL).





ITINERANTE

Presidente da Câmara de Canoinhas, Tatiane Carvalho (MDB), anunciou na primeira sessão ordinária do ano que as sessões itinerantes por localidades e distritos canoinhense vão retornar. A primeira sessão deve ocorrer justamente em Paula Pereira.

As sessões itinerantes devem ocorrer pelo menos uma vez por mês.




CHIPS

Requerimento assinado por todos os vereadores cobra do Executivo a compra de microchips para controle de animais como cães e gatos no Município de Canoinhas.


E AGORA?

Zenici Dreher (PL) voltou a cobrar a realização de concurso público e lembrou que até agora não se achou alternativa para ajustar as contas do Instituto de Previdência (ICPrev). “Quando mexem no bolso dos servidores tem manifestação. Mas quando vai pro bolso do Município ninguém fala nada”, criticou.

Ao fim da sessão a presidente da Casa, Tatiane Carvalho, anunciou que no dia 13 de fevereiro serão chamados representantes do Executivo, ICPrev e Sindicato para discutir a questão.


ADOTE UM CAVALO

Vereadora Tatiane Carvalho (MDB) apresentou projeto denominado Acolha um Cavalo. Ela explicou que a ideia seria que as pessoas adotassem animais abandonados sob a supervisão do Município. “Várias vezes que eu postei sobre cavalos abandonados apareceram pessoas querendo adotar”, justifica.


BIOGÁS

Vereador André Flenik (Podemos) apresentou indicação ao Executivo para estabelecer parceria público privada para a construção de um biodigestor municipal que possibilite a conversão de resíduos animais e vegetais em energia elétrica e biogás.



ME CHAMA NO ZAP

Vereador Willian Godoy (PSD) solicitou a criação de um grupo de WhatsApp para envio das atividades da Secretaria de Obras.



TEM DEDO MEU

Vereador Willian Godoy/Arquivo

Vereador Willian Godoy (PSD) fez questão de parabenizar a Secretaria de Educação por dar continuidade a plano iniciado no seu governo interino para compra de kits de materiais escolares para o início do ano letivo de 2023. “O intuito do governo anterior foi fazer diferente do que era feito anteriormente, quando os kits eram entregues semanas após o início as aulas. Desta maneira, iniciando o processo licitatório com antecedência para que os alunos pudessem ter os materiais já no primeiro dia de aula”, disse em requerimento de parabenização.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?