quinta-feira, 2

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

O que esperar dos depoimentos da Et Pater Filium?

Últimas Notícias

Fase de oitivas começa nesta segunda-feira

- Ads -

COLUNA DE DOMINGO Começa nesta segunda-feira, 29, a fase de oitivas da operação Et Pater Filium. Oitiva, em Direito Processual, refere-se ao ato de ouvir as testemunhas ou as partes de um processo judicial. É uma fase posterior às delações e testemunhos feitos juntos ao Ministério Público, material que o JMais já publicou, inclusive com os vídeos dos principais delatores.

As oitivas vão começar por um desmembramento da Et Pater Filium, a operação Maus Caminhos, que apurou denúncia de fraude em processos licitatórios e execução de obras de asfaltamento em Canoinhas. Mas em que estes testemunhos podem mudar o rumo da operação?

Bom, muito do que aconteceu ao longo dos anos Beto Passos à frente da prefeitura de Canoinhas já veio à tona por meio das colaborações premiadas feitas ao Ministério Público (MPSC). Há mais por vir? Pode ser. Durante os depoimentos/oitivas os réus e testemunhas podem apresentar elementos que até então estavam ocultos. As perguntas que poderão ser feitas por acusação e defesa podem suscitar lembranças e abrir novas frentes. Isso torna o que se inicia a partir de amanhã em uma verdadeiro barril de pólvora que pode se revelar fogo de palha ou algo realmente explosivo. Resta saber o quanto de pólvora há esse barril, ou seja, o que falta revelar.

Há informações que a coluna mesmo já apresentou como dúvidas pertinentes: se Renato Pike recebeu tanta propina em dinheiro vivo, onde está este dinheiro se o sistema bancário não conseguiu rastreá-lo?

Se Beto Passos pagou em cash e à vista pela famigerada casa da rua São José, por que o Bradesco está cobrando uma dívida de R$ 600 mil relativa ao financiamento da casa?

Qual a aposta da defesa de Pike ao mantê-lo em silêncio?

Haverá, por óbvio, uma tentativa de reforçar testemunhos e, ao mesmo passo, tentar descredibilizá-los. A defesa mais ávida por tentar desconstruir discursos será a de Pike, que embora o ex-vice-prefeito se recuse a falar, vai falar por ele.

Acima de tudo, as oitivas, que serão públicas, no salão do tribunal do júri e acessíveis a qualquer cidadão, são o momento de a população canoinhense ver de perto do que seus governantes foram capazes de fazer ao chegarem ao poder. É um registro importante e que precisa ser permanentemente lembrado, para que não corramos o risco de voltar a eleger quem traiu cada voto conquistado.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?