quinta-feira, 18

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Novo modelo de gestão da UPA Canoinhas pautou debate sobre saúde pública

Imagem:Arquivo

Últimas Notícias

- Ads -

Equipamentos para o HSCC, procedimentos inéditos, método revolucionário e destaque internacional

- Ads -

O Hospital Santa Cruz de Canoinhas (HSCC) recebeu diversos equipamentos ao longo do ano. No dia 2 de março, o HSCC recebeu 18 novos equipamentos, entre eles uma máquina de hemodiálise, que promete melhorar a qualidade do atendimento a pacientes internados na instituição, além de um novo arco cirúrgico. No dia 18 de junho, o Rotary Club Canoinhas fez a entrega de 23 equipamentos essenciais para a montagem de uma UTI Neonatal, sonho do HSCC que depende, agora, de credenciamento pelo SUS. O espaço físico já existe.

Outra boa notícia para o Planalto Norte em 2023 veio do Hospital São Vicente de Paulo, que desde o final de março passou a oferecer consultas pediátricas em Mafra. O novo centro pediátrico do hospital cobre procedimentos de baixa e média complexidade. Até então, as crianças eram encaminhadas para Joinville.

Dois procedimentos inéditos começaram a ser realizados em 2023 no HSCC. No dia 14 de março foi realizada a primeira cirurgia bariátrica por videolaparoscopia. O procedimento foi conduzido pelo cirurgião do aparelho digestivo e especialista em bariátrica, Felipe Gallotti, com suporte dos médicos-cirurgiões Ricardo Manteuffel e Janaina Wercka. A equipe contou ainda com a anestesista Mariana Daitx de Oliveira e com a instrumentadora cirúrgica Suzana Sawinski.

Médicos observam monitor durante a cirurgia inédita no HSCC/Divulgação

Em novembro, o médico ortopedista Adriano Aguiar contou ao programa Cidade Ao Vivo que a primeira cirurgia com células-tronco foi realizada no mês anterior no HSCC. 

Outro salto para a saúde é um método revolucionário que está a caminho na prevenção do temido câncer de colo de útero e a novidade é regional. O médico ginecologista e obstetra Luis Roberto Santos Pires, que atua no HSCC, desenvolveu um método de prevenção ao câncer do colo de útero. Ele vem há anos trabalhando em uma tese que está prestes a ser publicada em uma revista de renome.

Canoinhas também é destaque internacional. O médico-cirurgião plástico canoinhense Dr Lucas Gallotti ganhou respeito internacional ao atender recentemente pacientes de outros países que vieram para Canoinhas especialmente para se tratar com ele. No começo do ano ele atendeu a uma espanhola e, em junho, ele recebeu uma paciente da Austrália.


UPA

O ano termina com a Unidade de Pronto Atendimento de Canoinhas sob nova direção.

A Ideas, uma organização social sem fins lucrativos, assumiu a administração da unidade. Agora, o município é quem deve cobrar excelência pelo serviço desta empresa.

Entre as novidades está a promessa de um médico pediatra em plantão 24h. Sobre fluxos de transferência nada mudou. São fluxos pré-estabelecidos pelo SUS e pelo Estado. Motorista, ambulância e técnicos disponibilizados seguem sendo disponibilizados para casos de transferência.

Todos os servidores que estavam lotados na UPA, com exceção dos cinco técnicos de raio-X e um médico, foram realocados em outras unidades de Saúde. Os técnicos de raio-X e o médico foram cedidos para a Ideas.

- Ads -
Logo Facebook Logo WhatsApp Logo nova do Twitter
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?