Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

terça-feira, 21

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Hospital Santa Cruz de Canoinhas faz 1ª cirurgia bariátrica por videolaparoscopia

Últimas Notícias

Procedimento teve a participação de três médicos-cirurgiões

- Ads -

O Hospital Santa Cruz de Canoinhas (HSCC) realizou na terça-feira, 14, sua primeira cirurgia bariátrica por videolaparoscopia. A nova técnica utilizada é menos invasiva e mais confortável para o paciente, que além de ter uma recuperação mais rápida, possibilita menor risco de infecção do que a cirurgia em que o abdômen é cortado.

O procedimento foi conduzido pelo cirurgião do aparelho digestivo e especialista em bariátrica, Felipe Gallotti, com suporte dos médicos-cirurgiões Ricardo Manteuffel e Janaina Wercka. A equipe contou ainda com a anestesista Mariana Daitx de Oliveira e com a instrumentadora cirúrgica Suzana Sawinski.

“Inovação e tecnologia que chegam ao HSCC para a realização de cirurgias bariátricas pelo método menos invasivo, proporcionando maior efetividade e cuidado com os nossos pacientes neste tratamento”, destaca o cirurgião Gallotti.

Gallotti durante a cirurgia/Divulgação

A cirurgia bariátrica, conforme destaca o especialista, garante uma melhora significativa na vida do paciente. “O tratamento cirúrgico da obesidade promove uma melhor qualidade de vida, pois além de proporcionar o emagrecimento, ele ainda auxilia na correção de doenças relacionadas à obesidade, como a hipertensão, diabetes, doenças osteoarticulares, doença do refluxo gastroesofágico, apneia do sono, entre outras”, diz. 

Em geral, a cirurgia bariátrica por videolaparoscopia dura cerca de 2 horas e a recuperação é rápida. A maioria dos pacientes recebe alta no dia seguinte ao do procedimento. Após a alta, segue-se o acompanhamento com a equipe, sendo as primeiras consultas em 15 e 30 dias e, após, de três em três meses aproximadamente. A dieta do pós-operatório é gradual e progressiva. Inicialmente, nos primeiros 15 dias, a alimentação é líquida com volume limitado. Vai evoluindo ao longo dos dias, passando então para pastosa, branda e normal em até 45 dias, conforme se apresenta a recuperação. 
 
Além da alimentação, outro cuidado relevante são os exercícios. “Orientamos que os pacientes caminhem desde o primeiro dia pós-cirúrgico, pois o movimento auxilia na recuperação. Em 30 dias, já é possível retornar à academia”, conclui Gallotti.


PIONEIRISMO

A administradora do HSCC, Karin Adur, comemorou o sucesso da cirurgia. Para ela, o pioneirismo mostra o quanto o HSCC vem evoluindo e buscando oferecer serviços que abarquem as necessidades dos pacientes. “Buscamos evoluir sempre, e este pioneirismo é mais uma prova dessa premissa”, afirma.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?