quarta-feira, 1

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Mundoteca emite nota sobre livros da unidade de Canoinhas

Últimas Notícias

Prefeita jogou dois livros no lixo nesta quarta-feira

- Ads -

A Mundoteca, através da FGM Produções, idealizadora e produtora do projeto, divulgou no início da noite desta quinta-feira, 18, uma nota de esclarecimento sobre o caso polêmico dos livros Aparelho Sexual e Cia e As Melhores do Analista de Bagé encontrados na unidade de Marcílio Dias. Conforme denúncia da vereadora Tatiane Carvalho, os livros estariam de livre acesso a crianças.

No texto, a FGM confirma que um deles, voltado ao público juvenil, foi emprestado somente uma vez por um adulto, e que o segundo livro, voltado ao público adulto, nunca passou por empréstimo.

Ainda conforme o texto, a biblioteca foi inaugurada em novembro de 2022, e gerida pelo projeto por um período de oito meses, não tendo qualquer vínculo com a atual gestão do Governo Federal. Após esse período, a gestão do espaço passou a ser de responsabilidade da própria prefeitura. Acompanhe, a seguir, a nota na íntegra:

Nota de esclarecimento sobre os acontecimentos recentes na unidade da Mundoteca na cidade de Canoinhas/SC:

Diante dos acontecimentos recentes na unidade da Mundoteca na cidade de Canoinhas, a FGM Produções, idealizadora e produtora do projeto, vem por meio desta prestar os devidos esclarecimentos.

A Mundoteca é um projeto cultural que prevê a doação de uma biblioteca comunitária com ambientação e mobiliário próprios e munida de obras literárias, matérias lúdicos e equipamentos audiovisuais. O objetivo do projeto é proporcionar às comunidades o acesso gratuito e cotidiano aos livros, um bem que infelizmente é muitas vezes inacessível para muitos.

Além das bibliotecas, oferecemos nas cidades uma formação de mediadores de leitura, palestra para professores e treinamento dos profissionais que serão responsáveis pela gestão do espaço. Em cada unidade, é previsto um período no qual a gestão do espaço é feita pelo projeto Mundoteca, com contratação de educadores sociais e acompanhamento pedagógico. Após esse período, a gestão, a biblioteca e todos os seus recursos passam à gestão das próprias prefeituras.

O projeto Mundoteca foi aprovado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, em 2018, e executado entre 2019 a 2023. A unidade de Marcílio Dias, na cidade de Canoinhas, foi inaugurada no dia 19 de novembro de 2022 e gerida pelo projeto por um período de oito meses, não tendo qualquer vínculo com a atual gestão do Governo Federal. Após esse período, o gerenciamento do espaço e de seu acervo foram entregues ao poder executivo municipal.

A Mundoteca é uma biblioteca pública comunitária para todas as idades. Todos os livros que compõem o acervo do projeto passam por curadoria de especialistas e trazem uma etiqueta com a indicação da faixa etária recomendada. Há um controle rigoroso dos empréstimos dos livros, feitos pelas educadoras sociais, que só permitem os empréstimos para pessoas com a idade adequada.

Os livros apontados como impróprios para crianças, nunca foram indicados ou emprestados para crianças. O livro “Aparelho Sexual e Cia”, de Zep e Hélène Bruller, tem indicação para público juvenil e foi emprestado para somente uma pessoa adulta na biblioteca em questão. E o livro “As melhores do Analista de Bagé”, de Luís Fernando Veríssimo, é recomendado para o público adulto e nunca foi emprestado.

Acreditamos que a leitura é um direito e uma condição necessária para que todo cidadão possa exercer seus direitos fundamentais, viver uma vida digna e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa.

Leia mais:

- Ads -
Logo Facebook Logo WhatsApp Logo nova do Twitter
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?