Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

sábado, 18

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Juliana Maciel deve enfrentar uma Câmara de Vereadores hostil

Últimas Notícias

Apenas dois vereadores a parabenizaram publicamente

HOSTIL

- Ads -

A prefeita eleita Juliana Maciel (PSDB) deve enfrentar uma Câmara altamente hostil. Uma amostra disso foi dada na sessão de terça-feira, dia 1º. Gil Baiano (PL) ocupou a tribuna para parabeniza-la, mas rapidamente mudou de assunto (leia a nota Todos pela Saúde abaixo). Além dele, apenas Maurício Zimmermann (PL) a parabenizou. Nem mesmo as colegas do quarteto, surpreendentemente, a parabenizaram publicamente.

Aguerrida, Juliana foi a vereadora que mais estocou os vereadores que formaram uma tropa de choque pró-Beto Passos que, mesmo com Willian Godoy (PSD) se mantiveram governistas. São vereadores com pouquíssimas chances de reeleição – Osmar Oleskovicz e Wilmar Sudoski cogitam nem concorrer – e, por isso mesmo, pouco vão se importar com a opinião pública. Eles devem fazer oposição cerrada a Juliana, assim como ela foi a Passos e Godoy. Prevejo um embate por semana.

Juliana contará com seu suplente, Adilson Steidel (PSDB) e, talvez, com André Ramon Flenik (Podemos), suplente de Marcos Homer, eleito vice-prefeito que, mesmo na festa da vitória já mandou seu recado: se o governo errar ele será o primeiro a apontar o dedo.

Pela falta de apoio público de Tatiane Carvalho (MDB) e Zenilda Lemos (MDB), Juliana não pode contar com o MDB. Os outros seis até agora governistas, ao que parece, já mostraram que estarão no campo da oposição.

Diante de um cenário tão pessimista para Juliana, caberá a ela usar de todo seu poder de articulação política. O PSD e o PL ela já perdeu, mas o MDB está totalmente sem rumo depois de perder mais uma eleição. Certamente, as portas parecem estar com ao menos uma fresta aberta para negociação. Ademais, Tatiane e Zenilda faziam parte do quarteto que projetou Juliana e Homer para a eleição.


2024

Juliana realmente tem pouco tempo. Prestes a ser empossada, ela precisa melhorar sua relação com os vereadores e pensar em articulações que garantam sua reeleição, já que os dois anos serão muito pouco tempo para ela cumprir o que prometeu. Para conseguir apresentar resultados em tão pouco tempo precisará mais do que nunca da Câmara.



NOVO PRESIDENTE

Maurício Zimmermann/Joselito Beluk

Mauricio Zimmermann (PL) já costura apoios para ser o próximo presidente da Câmara de Canoinhas. A eleição ocorre em dezembro. Anteontem ele concordou que a Câmara adiante as economias feitas ao longo do ano pelo Legislativo para ajudar o Município a custear exames médicos represados.

A propósito, Zimmermann anunciou licença de 30 dias. A primeira suplente do PL, Zenici Dreher, assume a vaga. Ele volta para a eleição.


TODOS PELA SAÚDE

Vereador Gil Baiano

Ao parabenizar Juliana por sua vitória, Gil Baiano (PL) fez um apelo pela saúde do Município, emendando com uma proposta. “Um paciente aguardou por um exame por mais de um mês, quando chegou o dia de fazer o exame ele veio a óbito. Não quero ver essa história repetida. Esta Câmara tem feito economias, não temos gastado dinheiro a torto e a direito. Neste ano vamos devolver R$ 1,5 milhão para o Município devido às economias. Solicitei ao prefeito e a secretária de Saúde que, se hoje tem 1,8 mil pacientes aguardando por exames, sugeri que a Câmara devolva os recursos e que eles façam um mutirão de exames. Você que está passando por um exame, se o prefeito tomar essa decisão, em breve você vai conseguir fazer dentro da legalidade e da dignidade, o seu exame. Se constar algo você terá tempo de tratar sua doença”.

“A senhora deseja fazer muito, mas a causa mais importante e a Saúde, é dinheiro que não tem fim, mas é dinheiro que salva vidas”, completou.

Juliana concordou com Gil e garantiu empenho no setor. “Não podemos admitir que uma pessoa morra sem conseguir fazer um exame”, disse.




“Como prefeita você vai enfrentar muitos obstáculos”

Do presidente da Câmara, Gil Baiano, a Juliana



1,6 mil

Pessoas estão na fila pelo ultrassom em Canoinhas



REPRESENTANTE

Gil disse, em pronunciamento na Câmara, que trabalhou pela candidatura do deputado estadual reeleito Mauricio Eskudlark (PL) e que vai cobrar o retorno em verbas para o Município.




BOLSONARISTAS

Os candidatos Jair Bolsonaro (PL) e Jorginho Mello (PL) venceram a disputa pela presidência da República e pelo Governo do Estado, respectivamente, em todas as 26 cidades do Norte de Santa Catarina. O jornal A Notícia fez um levantamento de como foi a votação na região, com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Massaranduba foi o município com votação mais expressiva para o atual presidente Jair Bolsonaro. Segundo o TSE, 81,45% dos eleitores escolheram o candidato do PL, em um total de 8.899 votos.

Na votação para o governo do Estado, Jorginho Mello teve maior porcentagem de votos também em Massaranduba, considerando apenas a região Norte de SC. Foram 82,53% dos eleitores que optaram pelo nome do PL.



GRAVE

Santa Catarina terminou as eleições com 233 denúncias de assédio eleitoral em 178 empresas. Os dados são do Ministério Público do Trabalho (MPT-SC) divulgados nesta segunda-feira , 31. Em nível federal, o Estado foi o quinto em número de ocorrências.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?