segunda-feira, 29

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Godoy diz que trajeto de desvio da rua Guilherme Prust será alterado

Últimas Notícias

Reunião realizada nesta quinta-feira, 14, tratou do assunto

DESVIO DE ROTA

- Ads -

O prefeito em exercício de Canoinhas, Willian Godoy (PSD), se reuniu ontem cedo com vereadores e o presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Vale do Canoinhas (AEVC), Rafael Roeder, para tratar da rumorosa obra do desvio da rua Guilherme Prust, no Campo d’Água Verde, desafogando o fluxo pelo principal acesso do maior distrito de Canoinhas ao centro da cidade.

Godoy foi bastante categórico ao afirmar que, se o projeto de desvio continuar, será por outro trajeto porque o desvio ligando a avenida Expedicionários à rua Major Vieira saindo na praça Abraão Seleme está descartado. Godoy disse que as pessoas que tinham interesse em fazer o desvio por este trajeto estão presas ou sendo investigadas.

Dessa forma, Godoy vai buscar parceria com a prefeitura de Três Barras no sentido de seguir o asfalto da avenida em linha mais ou menos reta saindo na rua Etelvina de Almeida Pires (rua Velha) no distrito tresbarrense de São Cristóvão. O asfalto iria até a ponte sobre o rio Canoinhas.

Problema maior será conseguir recursos para a obra. Havia uma promessa de R$ 5 milhões que viriam do Estado, mas isso não vai acontecer. Godoy foi a Florianópolis nesta semana para ver tratar da liberação dos recursos do Plano 1.000 (R$ 1 mil por habitante), cujos 20% seriam liberados ainda neste ano. A ideia seria aproveitar deste dinheiro para fazer a obra. Contudo, o novo projeto, com novo traçado, precisa ser protocolado até maio considerando os impeditivos do ano eleitoral. É uma missão bem difícil, mas não impossível.


DESISTIU

Apesar de afirmar que não há nenhuma irregularidade em relação ao imóvel locado à prefeitura para sediar o parque de máquinas da Secretaria de Obras, o locatário apresentou pedido de rescisão do contrato e foi atendido pelo prefeito em exercício Willian Godoy (PSD). O aluguel provocou questionamentos da Câmara de Vereadores e é citado como suspeito pelo Ministério Público (MPSC) na denúncia que embasou a sétima fase da Operação Et Pater Filium.


MOTIVOS

Segundo a defesa da família Cubas, proprietária da área, “erroneamente o MPSC fez meia pesquisa, se baseando por depoimentos isolados e desconexos, visto que o imóvel foi adquirido legalmente através de um negócio jurídico que envolve a permuta de uma Rádio/FM (Planalto) com o imóvel, e mais certa quantia em dinheiro.

O Sr. Fabiano Freitas (ex-secretário de Desenvolvimento Econômico) era proprietário do barracão situado às margens da BR-280, enquanto o Sr. Joselde Cubas era proprietário da Rádio Planalto de Major Vieira, quando em 2019, efetivaram a troca”.

Sobre a suspeita da demora na transferência do imóvel, a defesa esclarece que para efetivar a transferência é necessário pagar um alto valor, além de que a Legislação Municipal Tributária prevê a redução em 30% do ITBI para imóveis que fazem divisa com rios. “Para tanto, foi realizado um pedido administrativo, que foi indeferido no primeiro momento, sendo ao final deferido porquanto demonstrado mediante laudo de engenheira florestal que o imóvel efetivamente faz divisa com o rio”, esclarece a defesa que encaminhou cópia do documento à coluna.


DESTINO

Godoy mandou o setor administrativo da Secretaria de Obras para o antigo Fórum. Já o maquinário foi encaminhado para o Parque de Exposições Ouro Verde.


EXONERADO

Godoy exonerou nesta quinta-feira, 14, o secretário de Planejamento, João Linzmeier, e pelo menos outros 13 servidores de segundo escalão. Entre eles está a assessora jurídica Marina Haag.

Sobre o titular do Planejamento, o prefeito em exercício promete anunciar novo nome na próxima semana.


VAI ASSUMIR

Vereador Fabiano Freitas/Divulgação

Fabiano Freitas bateu o martelo e assume a suplência do PSD na Câmara de Vereadores de Canoinhas na próxima segunda-feira, 18.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?