Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

sábado, 18

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Funcionária da Saúde de Três Barras denuncia suposta fura fila do SUS; Município nega

Últimas Notícias

Município diz que caso era de urgência

FILA

- Ads -

Uma funcionária da Secretaria de Saúde de Três Barras procurou a coluna para denunciar uma situação de fura fila do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo ela, a fila foi alterada no Sistema de Regulação (Sisreg) do Estado, passando na frente um exame de ultrassom de mama de uma paciente ligada à vereadora e primeira dama Carla Shimoguiri. Ela estaria pressionando a colaboradora que trabalha no setor para realizar a troca. O médico regulador, João Ramão, teria feito essa troca a pedido da secretária de Saúde, Siomara Muhlmann Corrêa.

A Secretaria Municipal de Saúde de Três Barras ressaltou, por meio de nota, que no Município de Três Barras, todas as consultas, exames e procedimentos de saúde são inseridos no sistema pelos profissionais dos setores de TFD/Sisreg/Regulação/IPM e regulados pelo profissional médico Dr. João Ramão, exclusivamente através dos dados médicos inseridos no sistema de regulação. O profissional médico é responsável pela regulação municipal e realiza diariamente este serviço.

A respeito da denúncia, “ressaltamos que o médico responsável realiza a regulação de todas as demandas através da ordem de chegada e dos dados clínicos. Aqueles que possuem dados clínicos considerados de urgência, são regulados, autorizados e agendados como prioridade.”

No caso da paciente citada na denúncia, inserida no sistema de regulação na data de 21/07/2022 pela profissional do setor de TFD/Regulação/IPM da Unidade Sanitária Dr. Mário Mussi, tratava-se de uma solicitação do Procedimento de Ultrassonografia Mamária, realizada pela profissional médica da Estratégia Saúde da Família, inserido como “PEDIDO DE URGÊNCIA”, segundo a nota.

Neste sentido, “informamos que o médico regulador efetivou a autorização do exame, dando como prioridade devido aos dados clínicos e a urgência da solicitação.”

A nota, que é assinada por Siomara e Ramão, segue afirmando que “podemos garantir que, em momento algum, houve solicitação por parte do profissional médico junto à Secretária Municipal de Saúde, para intervir na autorização do exame. Ressaltamos, ainda, que o médico regulador tem a competência de Autoridade Sanitária para realizar a classificação de risco e atuar no âmbito da regulação do acesso à assistência em saúde.”

Hoje o município de Três Barras vem autorizando consultas, exames e procedimentos muito além da cota do Sistema Único de Saúde (SUS), efetivando frequentemente mutirões com recursos próprios para realizar um atendimento de qualidade e um atendimento integral, porém todos através do Sistema de Regulação, informa a nota.

A nota encerra afirmando que a “Secretaria Municipal de Saúde e o setor de Regulação está à disposição e com todos os documentos comprobatórios, caso haja necessidade de esclarecimentos adicionais, desde que tomados os devidos cuidados e seja respeitado a Lei do Sigilo referente aos dados da paciente.”


DESPEJO

Além das esposas de Beto e Pike, o irmão de Beto, Marcio Passos e a família foram despejados da casa que, para o Ministério Público, foi comprada por Passos com dinheiro ilícito. Mesmo depois de a ordem ter sido revertida por liminar do Tribunal de Justiça, Márcio não quis voltar para a casa.


EM NOME DO IRMÃO

Célio Galeski (UB) manda nota afirmando que deve concentrar esforços na campanha de seu irmão, o ex-prefeito de Timbó Grande, Ari Galeski (MDB). Ari é candidato a deputado estadual. Alguns membros do UB de Canoinhas também devem abraçar a candidatura de Ari, a despeito de Abrahão Mussi, de Três Barras, concorrer ao mesmo cargo pelo UB.



AGENDA

O segundo dia de campanha foi de visita a moradores do Campo d’Água Verde e da Encruzilhada para Juliana Maciel (PSDB) e Marcos Homer (Podemos).

Já Wilson Pereira (MDB) e Ivan Krauss (Progressistas) optaram por fazer visitas no centro. “Fomos muito bem recebidos pela população”, comemorou Pereira.

Fotos: Divulgação

Willian Godoy (PSD) não interrompeu a agenda de prefeito novamente e optou por fazer uma reunião com sua equipe e o candidato a vice Mario Erzinger (PL) de campanha à noite.

Andrey Watzko (PT) não divulgou agenda.


PIX

Um relatório elaborado pela Diretoria de Contas de Gestão (DGE) do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) identificou fragilidades na modalidade de transferência voluntária especial, realizada pelo governo do Estado aos municípios. O modelo ficou conhecido como “transferências PIX” no repasse de verbas do Poder Executivo às prefeituras através do Plano 1000.

A sistemática para o repasse de recursos apresenta dois pontos críticos, de acordo com a área técnica: a precariedade de procedimentos de acompanhamento e fiscalização das transferências especiais realizadas e a ausência de mecanismo de transparência na disponibilização de informações sobre o repasse e fiscalização dos recursos. A informação é do colunista da NSC, Renato Ighor.



AS PROFISSÕES

Artista de circo, filólogo e piloto de aviação. Esta são algumas das profissões dos mais de 900 candidatos que disputam as eleições de outubro em Santa Catarina, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A que aparece com o maior número é a de empresários: são 179 – 18,53% das candidaturas. Em seguida, vêm advogados, com 93 candidatos, outras profissões – sem especificação no sistema – com 84, e professores (64).


SENADO

O ex-governador Raimundo Colombo (PSD) aparece à frente na corrida para o Senado nas Eleições 2022, segundo pesquisa eleitoral do Ipec contratada pela NSC Comunicação. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 23. Segundo levantamento, ele tem 26% das intenções de voto, seguido por Dário Berger (PSB), com 9%, e Celso Maldaner (MDB), com 7%.



PRESIDÊNCIA

A mesma pesquisa mostra que o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece à frente de Lula (PT) nas intenções de voto de eleitores de Santa Catarina para a Presidência da República. Jair Bolsonaro (PL) tem 50% das intenções de voto — com a margem de erro, fica entre 47% e 53%. O atual presidente é seguido por Lula (PT), com 25% — com a margem de erro, o índice do petista fica entre 22% e 28%.


GOVERNO DE SC

O mesmo levantamento traz Carlos Moisés liderando a corrida pelo governo de Santa Catarina. Ele tem 23% das intenções de voto, ante 16% de Jorginho Mello e 15% de Esperidião Amin. Gean Loureiro vem na sequência com 8% e Décio Lima tem 6%.


CONCLUSÕES

A pesquisa mostra que:

  1. Santa Catarina se firma definitivamente como um Estado bolsonarista.
  2. Moisés reflete o bom desempenho nos debates.
  3. Raimundo Colombo tem usado bem a popularidade alcançada como ex-governador.
- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?