domingo, 28

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Documentos mostram que vínculo de Shimoguiri com a Serrana vem desde 2005

Imagem:Arquivo

Últimas Notícias

Prefeito concedeu terreno do município para uso da empresa

- Ads -

O prefeito preso de Três Barras, Luiz Shimoguiri (PSD), tem vínculo antigo com a Serrana Engenharia conforme aponta a investigação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Em 2005, quando já era prefeito, ele concedeu um terreno público para uso da empresa por 10 anos. Esse terreno serviria como ponto de passagem do lixo coletado pela Serrana no município antes de ser destinado ao aterro sanitário em Mafra.

Shimoguiri foi preso na quarta fase da Operação Mensageiro, em abril de 2023, acusado de formação de quadrilha e receptação de propina por supostamente ter beneficiado a Serrana em licitações fraudadas. Executivos da empresa confessaram ao Ministério Público (MP) os esquemas de pagamento de propina a agentes públicos.

O uso do terreno que Shimoguiri concedeu à Serrana foi apontado como irregular pelo Tribunal de Contas de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE), que apontou não fazer sentido haver o transbordo para só depois o lixo ser levado ao aterro, uma vez que o transporte direto do lixo a Mafra seria mais barato aos cofres públicos.

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Saneamento Ambiental de Três Barras (Samasa) foi notificado a respeito da necessidade de alterar o edital de licitação para que a passagem do lixo pelo terreno concedido por Shimoguiri não mais acontecesse. Entretanto, durante a presidência de Paola Sabrina Pereira, novo edital foi publicado com a manutenção do terreno como ponto de passagem. Isso gerou uma multa de R$ 800 à então presidente.

O terreno, que fica no Distrito Industrial da Barra Grande, deveria ser desocupado pela Serrana em 2015, mas o MP aponta que ainda hoje é utilizado pela empresa.


CONTRAPONTO

Paola não responde a pedido de entrevistas e a defesa de Shimoguiri não foi encontrada. Havendo manifestações posteriores de ambos, este texto terá nova atualização.

- Ads -
Logo Facebook Logo WhatsApp Logo nova do Twitter
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?