Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

segunda-feira, 20

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Dobradinha Bolsonaro/Jorginho venceu na maioria das cidades catarinenses

Últimas Notícias

Dos 263 municípios em que Bolsonaro venceu Lula, em 189 Mello foi o mais votado

- Ads -

Entrevista publicada originalmente em 7/10/22. O colunista está em férias e retorna dia 24/1/23

DOBRADINHA DE SUCESSO

Jorginho Mello (PL) colheu bons frutos da fidelidade ao presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2 de outubro. Dos 263 municípios catarinenses em que Bolsonaro venceu Lula na corrida presidencial, Jorginho Mello também foi o mais votado na disputa ao governo estadual em 189 deles. Santa Catarina tem 295 municípios.

O senador apostou que a onda bolsonarista de 2018 que elegeu o outsider Carlos Moisés se repetiria e acertou em cheio.

O sucesso de Bolsonaro se pulverizou por todo o Estado e até mesmo Esperidião Amin (PP) e Gean Loureiro (UB) embarcaram na onda, se dando bem em cidades onde o presidente foi o mais votado. Amin, da base bolsonarista no Senado e amigo de longa data do presidente, venceu em quatro cidades pró-Bolsonaro. Já Gean, em três. Uma das cidades onde Gean e Bolsonaro foram os mais votados é Monte Castelo.

Conforme a coluna observou ontem, as cidades mais pobres da região rejeitaram Bolsonaro e Mello. Foi o caso de Calmon e Lebon Régis, onde Lula e Décio Lima foram os mais votados. Matos Costa optou por Lula e Carlos Moisés.



POR CIDADE

Reprodução / Diário Catarinense

Jorginho Mello (PL) foi o mais votado em 193 cidades (65,4%) catarinenses e avançou ao segundo turno com 38,61% dos votos. Já o segundo a vencer em um maior número de municípios foi Carlos Moisés (Republicanos), em 55 deles. Quem avançou ao segundo turno, no entanto, foi Décio Lima (PT), que ganhou em 39 cidades de Santa Catarina.

O senador Esperidião Amin (PP) foi o mais votado em quatro municípios. Ele ficou, no entanto, em quinto na corrida eleitoral do Estado, atrás ainda de Gean Loureiro (União Brasil), que venceu em somente três cidades.

Os outros cinco nomes na corrida ao governo catarinense no primeiro turno — Alex Alano (PSTU), Jorge Boeira (PDT), Leandro Borges (PCO), Odair Tramontin (Novo) e Ralf Zimmer (PROS) — não conseguiram vencer em nenhuma cidade.



EXTREMOS

O ND+ fez um levantamento da votação em Bolsonaro e Lula em 24 cidades da região norte do Estado. Nenhuma delas deu mais votos a Lula do que Papanduva, onde o petista obteve 42% dos votos e Bolsonaro, 51%.

Por outro lado, Massaranduba deu a maior votação a Bolsonaro. Foram 75% dos votos para o liberal. Já Lula recebeu apenas 17% dos votos.




ATITUDE CRISTÃ

Bolsonaristas radicais criaram uma lista de 20 comércios de Canoinhas que no julgamento deles são “petistas”, logo não merecem clientes. A lista está circulando em grupos que apoiam o presidente e de lá proliferadas pelos dutos do WhatsApp.


CAMPANHA

Rafael Pezenti e Peninha (D) com Bolsonaro (C)/Divulgação

Jair Bolsonaro confirmou que virá a Santa Catarina na próxima terça-feira, 11, para um encontro com prefeitos, deputados e lideranças.  A informação foi divulgada pelo deputado federal Rogério Peninha e seu sucessor eleito, Rafael Pezenti, ambos MDB. Eles estiveram em reunião com o presidente na manhã desta quinta, 6, em Brasília, juntamente com Jorge Seif e Jorge Goetten, do PL, e outros parlamentares eleitos.


GANGORRA

O PL de Jair Bolsonaro foi o grande vitorioso do Legislativo Brasil adentro. No Senado conquistou sete das 27 vagas abertas, ampliando sua bancada para 14 senadores. O União Brasil ganhou três cadeiras (agora tem 11 senadores), seguido do PT (9 agora) e do Republicanos (3 agora), ambos com mais duas cadeiras.

PP, 2; MDB, 3; Podemos, 2; PSDB, 2; PROS, 1; PTB, 2 e Rede, 1, foram os que mais perderam cadeiras na Casa.



ASSEMBLEIA

Na Assembleia de Santa Catarina, 13 partidos vão dividir as 40 cadeiras reservadas aos deputados estaduais pelos próximos quatro anos. No atual mandato, 12 siglas representam o Legislativo do Estado.

O partido com maior número de deputados eleitos para a renovação da Alesc foi o PL. A maior bancada partidária será composta por 11 políticos.

O MDB será representado por seis políticos eleitos, enquanto o PT terá quatro nomes. As siglas Progressistas, PSD e União Brasil terão três deputados estaduais cada, enquanto o PSDB terá dois. Novo, PDT, PSOL, PTB e Republicanos terão um nome cada.




APOIO

Ausência sentida: cadê Amin?/Divulgação

O presidente estadual do Progressistas, deputado Silvio Dreveck, e a bancada estadual eleita do partido, declararam apoio a Jorginho Mello (PL) no segundo turno em Santa Catarina. Foi sentida a ausência do senador Esperidião Amin no momento de selar a parceria.




HORA MARCADA

O último debate do segundo turno entre os candidatos à presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), na Globo, já tem data e horário. O encontro vai acontecer na sexta-feira, 28 de outubro, às 21h30min.






39.032

Foi a votação de Acélio Casagrande (PSDB), o candidato a deputado estadual não eleito mais votado de SC

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?