domingo, 28

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Canoinhas tem de valorizar o que já conquistamos; IFSC é exemplo

Últimas Notícias

- Ads -

A COLUNA ESTÁ DE FÉRIAS. VOLTA A PUBLICAR TEXTOS INÉDITOS EM 1º DE FEVEREIRO DE 24. ATÉ LÁ, TEXTOS DE 2023 SERÃO DESTACADOS COMO ESTE, POSTADO ORIGINALMENTE EM 9 DE JULHO

Mafra pleiteia campus do Instituto Federal

VALORIZAÇÃO

COLUNA DE DOMINGO Não me canso de falar que os dois maiores presentes que Canoinhas recebeu nas últimas décadas foram o campus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e a unidade do Sesc, não por acaso, vizinhos no distrito mais populoso de Canoinhas, o Campo d’Água Verde.

Pois bem, tal qual um casamento, que precisa ser regado de cuidados para não degringolar, dadas estas conquistas, precisamos cuidar delas. Não é o que parece estar acontecendo.

Semanas atrás, o prefeito de Mafra. Emerson Mass, foi até a reitoria do IFSC em Florianópolis e propôs ceder a unidade do Centro de Educação Profissionalizante (Cedup) e um terreno para a instalação de um campus do IFSC na cidade.

Canoinhas, em contrapartida, tem falhado com o IFSC.

O diretor-geral do campus Joel José de Souza, encaminhou ofício no final de março à prefeita Juliana Maciel Hoppe (PSDB) pedindo informações acerca do termo de doação de bem imóvel assinado pelo então prefeito de
Canoinhas, Leoberto Weinert, em julho de 2007. Isso mesmo, 16 anos atrás.

“Em processo de levantamento histórico do campus Canoinhas a direção deparou-se com documento, (…) no qual consta o compromisso de doação de um galpão pré-moldado, no entanto não identificou-se que a doação foi efetivada ou formalizada. Assim solicitamos informações”, diz o ofício, até agora não respondido.

Em outro mandato o IFSC já solicitou área de cultivo para o curso de Agronomia, pleito igualmente ignorado.

Este quadro é ilustrativo do que nos separa de Mafra, cidade que cresce a um ritmo visivelmente maior que Canoinhas. A possibilidade de um campus do IFSC em Mafra é pequena, mas a boa vontade política pode fazer milagres. Vergonha maior Canoinhas vai passar se este desejo se concretizar e em pouco tempo o possível campus Mafra se sobreponha ao de Canoinhas simplesmente porque o Município oferece melhores condições de trabalho.

É preciso ficar de olho. Mais do que conquistar novos empreendimentos temos de valorizar o que já temos e o IFSC é um patrimônio do qual não apenas devemos nos orgulhar, mas incentivar e prestigiar. Cuidar é a palavra mais adequada.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?