domingo, 12

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Adelmo Alberti articula para voltar ao poder em Bela Vista do Toldo

Últimas Notícias

Ideia é lançar sua esposa como candidata

A VOLTA

- Ads -

Dias atrás a coluna já alertou para a volta dos que não foram nas prefeituras da região. Pois é, Bela Vista do Toldo se prepara para extinguir o mandato de Alfredo César Dreher (Podemos) – só não extinguiu ainda porque espera qual será a decisão da Justiça com relação ao pedido de liberdade impetrado pela defesa do prefeito – e promover eleição indireta feita dentro da Câmara de Vereadores.

A espera por extinguir o mandato de Dreher é incompreensível considerando que se a lei fosse respeitada ele já teria sido declarado impedido de reassumir o cargo. De qualquer forma, o destino do prefeito está traçado: ele vai perder o mandato.

Diante dessa realidade, os vereadores se articulam para eleger Gilvane Machado (UB), que passa a ser prefeito de fato e não interino. Aliado de primeira hora de Alberti quanto da eleição 2020, Gilvane articula sua eleição. Com muita sede ao pote, Alberti chegou a colocar o nome da esposa, Maria Emilia Alberti (contadora da Câmara de Vereadores), na roda, mas a iniciativa foi rechaçada por Maíra Mizwa (PL), que não dá um passo para a frente sem perguntar antes ao marido, o ex-secretário de Administração, Saúde e Articulação e Desenvolvimento Sustentável de Bela Vista do Toldo, Natanael Pires. Teria sido ele o responsável por barrar o intento de Alberti.

De qualquer forma, se não for agora, será ano que vem, quando entra na disputa quem consegue sustentação partidária. A ideia de Alberti é lançar a esposa candidata tendo Gilvane como vice. A conferir.




PRENDE E SOLTA

Maria Emilia Schiessl Alberti chegou a ser presa no âmbito da Operação Et Pater Filium. A denúncia contra ela, contudo, foi arquivada a pedido do Ministério Público. Ela foi presa em 25 de agosto, em sua casa em Bela Vista do Toldo. Foram cumpridos um mandado de prisão preventiva contra ela e três de busca e apreensão. Ela foi solta três dias depois sob a condição de usar tornozeleira eletrônica.

O pedido de prisão preventiva mostra que o Ministério Público acreditava que Maria Emilia estaria “arquitetando trama” para causar mal grave ao colaborador Marcelo Kosmala, um dos principais delatores do esquema criado por Alberti conforme mostrou reportagem publicada no JMais.






ANACRÔNICO

O deputado estadual Sargento Lima e o senador Jorge Seif, ambos do PL, estão acionando o Ministério Público Estadual e Federal, respectivamente, para que o MP analise um vídeo que viralizou no Tik Tok, no qual o internauta chama “a maioria dos eleitores” de Santa Catarina de “nazistas, fascistas e preconceituosos”.

O internauta, identificado como @lello131172, militante de esquerda, afirma que os catarinenses descendem de imigrantes que fugiram da Europa após a 2ª Guerra Mundial para escapar de punições aos nazistas, e que essa origem ficou “enraizada no DNA dos catarinenses”. Ele conclui que a votação do então candidato Jair Bolsonaro, na eleição passada, reflete a identidade “nazista, fascista e preconceituosa” da maioria dos eleitores de SC. Bolsonaro obteve mais de 70% dos votos no Estado.

Sargento Lima foi à tribuna da Alesc para esclarecer que os imigrantes europeus vieram para Santa Catarina na segunda metade do século 19, portanto, mais de 60 anos antes do nazismo alemão e do fascismo na Itália.




CORDÃO DE GIRASSOL

Projeto de lei de autoria do Executivo estabelece o cordão de girassol como instrumento auxiliar de orientação para identificação de pessoas com deficiência não visível em Canoinhas.  É o caso de pessoas que têm algum tipo de deficiência neurológica. A ideia é que se tenha comportamentos mais acolhedores e empáticos ao interagir com essas pessoas.





TERCEIRIZAÇÃO

Projeto de lei, de autoria de André Flenik (Podemos) regulamenta a realização de eventos esportivos promovidos pela Fundação Municipal de Esportes e Lazer de Canoinhas. Entre as possibilidades está a de terceirizar eventos da Fundação.






PISO

O Município de Canoinhas vai repassar R$ 551 mil para o Hospital Santa Cruz com a intenção de ajudar a pagar piso salarial nacional de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras.




MORAR BEM

A Prefeitura de Canoinhas quer lançar um programa denominado Morar Bem. O programa, que será executado por meio da Secretaria Municipal de Habitação (SMH) visa o desenvolvimento de ações para viabilizar e promover melhorias habitacionais para a população em situação de vulnerabilidade social e econômica.

O programa consiste em viabilizar o acesso da população a recursos para reformas, ampliações e outras obras de melhorias habitacionais de interesse social, para atender famílias que residem em precárias condições de habitabilidade, mediante o fornecimento de materiais de construção necessários para suprir no todo, ou em parte, as demandas apresentadas pelo requerente.

Entenda-se por melhorias, reparos em estruturas, telhados, paredes, manutenção elétrica, hidráulica, sanitária, ampliações de cômodos, recursos para acessibilidade e outros meios necessários para mitigar condições precárias e insalubres de habitabilidade ou melhorar o bem-estar dos habitantes.






HORTAS URBANAS

A vereadora Zenilda Lemos/Arquivo

Projeto de lei de autoria da vereadora Zenilda Lemos (MDB) prevê a criação do Programa de Hortas Urbanas no âmbito do Município de Canoinhas. A ideia é utilizar lotes improdutivos de propriedade do Município para fomentar a criação de hortas.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?