Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

terça-feira, 21

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Vereadores denunciam supostos serviços particulares feitos com equipamento público

Últimas Notícias

Casos foram registrados em Canoinhas e Bela Vista do Toldo

FLAGRA?

- Ads -

Vereador Osmar Oleskovicz (PSD) apresentou um vídeo e fotos na sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira, 13, que mostram o que seria um serviço particular feito com material da prefeitura de Canoinhas.

As fotos e o vídeo mostram uma carga de pedras britas sendo descarregadas em frente a uma casa no distrito do Campo d’Água Verde. As imagens teriam sido feitas na sexta-feira, 10. “Qual é o programa que está sendo usado? Se fosse no interior seria o Porteira Adentro. Se não usou nenhum programa, então é crime”, ponderou o vereador.

Oleskovicz ironizou afirmando que se for algum programa (que de fato não existe) que se cesse os serviços particulares e se retomem os serviços “públicos”. “O público em primeiro lugar”, defendeu.

Vereadores Gil Baiano (PL), Tatiane Carvalho (MDB), André Flenik (Podemos), Zenilda Lemos (MDB), Wilmar Sudoski (PSD), Willian Godoy (PSD), e Mauricio Zimmermann (PL) defenderam que se apure a situação. “Essa explicação tem de vir”, cobrou Zimmermann.

O secretário de Obras de Canoinhas, Alfredo Scultetus, explicou à coluna que na gestão passada foi feita a rede de drenagem da rua do morador que recebeu as pedras. A compactação do solo, contudo, cedeu fazendo uma valeta. “Então foi depositado esse material ali para fazer a correção dessa vala que se formou em cima da tubulação”, detalhou o secretário, que afirmou que pretende se aprofundar mais no caso para fornecer todas as informações à Câmara de Vereadores.



“Na campanha as pessoas me diziam que votariam em mim se recebessem benefícios”

Do vereador Willian Godoy (PSD), deixando claro que sempre recusou esse tipo de pedido



OUTRA SITUAÇÃO

Em Bela Vista do Toldo, situação idêntica foi exposta pelo vereador Gilvane Machado (UB). Ele filmou o que seria um serviço particular feito com equipamentos da prefeitura no sábado passado. No vídeo, divulgado nas redes sociais do vereador, que preside a Câmara, é possível ver vários caminhões da prefeitura em um terreno particular. Gilvane chama a situação de “uma vergonha”.

Prefeito Alfredo César Dreher (Podemos) disse que se trata de uma propriedade particular atendida por um programa de incentivo ao desenvolvimento econômico. O proprietário pediu que a prefeitura retirasse terra de seu terreno e colocasse em uma área vizinha. “Ele (o proprietário) protocolou o pedido no final do ano passado para que fosse retirada essa terra e que fosse colocada no terreno do vizinho. Como não tinha sido feito ainda, o secretário de Obras marcou para sábado. Saí cedo dar uma olhada nos serviços das patrolas no interior e quando cheguei na cidade o secretário me ligou e avisou que tinha churrascada no terreno do proprietário. Esperei e falei para o secretário que não devia estar sendo feito (o serviço em um sábado, o que demanda, inclusive, horas extras), nisso chegou o vereador Gilvane, que falou alto de dentro do carro. O proprietário (do terreno) me chamou. Fui. Ele chamou (a situação) de palhaçada, não me ouviu. Nem terminamos o serviço”, explica o prefeito.

Dreher encaminhou à coluna uma lei de 2021 que permitiria o Município fazer este tipo de serviço particular. A lei, contudo, deixa claro que o empreendimento tem de ser voltado para o desenvolvimento econômico do Município, o que não ficou claro no caso denunciado pelo vereador.




AGENTE OCULTO

Tanto no caso de Canoinhas quanto o de Bela Vista do Toldo, nos bastidores se fala em “sujeito oculto” nas denúncias. Para se ter uma ideia de quem seria basta mirar nos denunciantes.



TRANSPORTE ESCOLAR

Os estudantes da rede pública municipal de Bela Vista do Toldo ficaram sem transporte escolar na manhã desta segunda-feira, 13, por falta de transporte.

Ocorre que havia linhas pendentes cuja licitação ocorreu na sexta passada. Como o contrato não havia sido assinado, ainda, a empresa não começou o trabalho nesta segunda-feira. À tarde, com contrato assinado, a empresa assumiu as linhas.

Pela manhã os professores participaram de reunião para tratar de um evento programado para o mês que vem, o Família na Escola.




DESDIZ

Vereador Abrahão Mussi (UB) desdisse o que falou em entrevista ao programa matinal do JMais, Cidade Ao Vivo, de sexta passada e afirmou que se confundiu quando afirmou que não seria necessário comprovar com notas fiscais o recebimento de diárias. Segundo ele, há sim essa necessidade.


COMUNITÁRIA

Vereador André Flenik pede que o Município promova os estudos e a viabilidade de apresentar uma matéria nos moldes da minuta de anteprojeto que “concede desconto de IPTU para moradores que aderirem e custearem as despesas de pavimentação comunitária em Canoinhas”.





ONLINE

Flenik também pediu que o Município atualize com urgência o site da prefeitura, “pois os links não funcionam para diversas secretarias e setores”. Pede também que seja atualizado o site do Portal da Transparência para apresentar relatórios mensais e corrigir informações que estão erradas, pois constam vários nomes de funcionários efetivos como comissionados, de acordo com o vereador.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?