sábado, 4

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Saúde de Canoinhas responde a críticas por demora no atendimento da UPA

Últimas Notícias

Pacientes dizem que chegaram a ficar quase três horas aguardando atendimento

UPA

- Ads -

Sob a administração da organização social Ideas, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Canoinhas voltou a ser alvo de reclamações. Pacientes relataram à coluna que chegaram a ficar quase três horas aguardando atendimento na noite desta terça-feira, 23. “Teve um casal que estava com bebê de colo, acabou desistindo do atendimento, já estavam há mais de três horas aguardando. Uma senhorinha estava com a neta, também aguardando desde as 17h30 até às 20 horas e não haviam chamado elas”, relata uma paciente que também diz ter aguardado três horas para ser atendida. “Nas pulseiras de identificação, deveriam estar ali, data, hora, nome do paciente e o grau de perigo. Mas não, são pulseiras coloridas sem nada escrito, tipo aquelas usadas em baladas”, relata.

A coluna procurou a Secretaria Municipal de Saúde e a posição foi a seguinte:

“Desde que assumiu, a atual gestão do município está trabalhando incansavelmente para melhorar a qualidade da saúde de Canoinhas, com número recorde de médicos nos postos e atendimento nas unidades de saúde do interior como nunca teve.

A UPA também teve mudanças que estão garantindo mais qualidade no atendimento. A novidade foi a pediatria e assistência farmacêutica.

Em março, a UPA realizou 5.956 atendimentos, destes 4.658 eram pouco urgentes, 757 atendimentos pediátricos e 541 emergências.

Quem chega à UPA é triado por um profissional de enfermagem e classificado. O tempo de atendimento varia conforme a classificação do paciente. A prioridade é salvar vidas da UPA, por isso todo caso grave é atendido antes dos pouco urgentes.

Neste mês de março, a pesquisa do Ideas mostrou que 97% dos pacientes saíram satisfeitos com o atendimento na unidade.

Outros avanços importantes também vieram com melhora na estrutura e equipamentos. O setor de pediatria agora conta monitor cardíaco para a ala. Rouparia está toda nova também e agora os pacientes que por ventura precisam aguardar por internamento recebem refeições.

Neste sentido, questões pontuais podem ocorrer como o registrado na noite desta terça-feira, 23. A Secretaria de Saúde de Canoinhas informa que relatos sobre demora no atendimento devem ser registrados via ouvidoria para haver formalização para cobrança contratual por parte da prefeitura junto à empresa que administra a unidade. O link de acesso da ouvidoria está aqui (clique).

Pesquisa realizada pela empresa Exata Pesquisas Ltda, e que será divulgada pela prefeitura nesta semana, mostra que 82% dos entrevistados avaliam como ótimo ou bom o atendimento nas unidades básicas de saúde de Canoinhas.

A pesquisa mostra que 70% dos entrevistados também avaliam como ‘ótimo e bom’ o atendimento de pediatria na UPA 24h, implantado em dezembro de 2023. 71% pontuaram da mesma forma os serviços da policlínica.”





UNIÃO

Divulgação

O União Brasil reuniu a militância na semana passada a fim de demonstrar forma e firmar apoio a candidatura a reeleição de Juliana Maciel Hoppe (PL). O partido tem, agora, duas vereadoras: Zenilda Lemos, que deixou o MDB, e Silmara Gontarek.






DESPEDIDA

Chico Mineiro (PL) se despediu da Câmara de Vereadores nesta terça-feira, 23. O titular da vaga, Gil Baiano, retorna em maio (na próxima semana não haverá sessões porque as oito do mês já foram realizadas).

Chico deve concorrer novamente a uma vaga na Câmara em outubro.





AUSÊNCIA

O anúncio da extensão da rede de gás natural até Canoinhas durante reunião com a SC-Gás na terça-feira, 23, é a mais importante notícia para a indústria canoinhense em décadas. Mas não foi o que os prefeitos da região acharam. Todos os prefeitos do Planalto Norte foram convidados, mas nenhum compareceu.

Juliana Maciel Hoppe (PL), por exemplo, estava em Florianópolis participando de ato político com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).





SALDO

Juliana com o deputado Mauricio Eskudlark, Bolsonaro e o governador Jorginho Mello/Reprudução

Juliana, por sinal, vem colhendo frutos da sua atitude de jogar livros no lixo na semana passada. A militância bolsonarista tratou a prefeita como celebridade e ela fotografou ao lado de Jair Bolsonaro, que a vê como uma fiel discípula. Somente no Instagram ela ganhou mais de 4 mil seguidores em uma semana.






APPs

Considerando relatos de pais de que em alguns Centros de Educação Infantil (CEIs) de Canoinhas estão estabelecendo valores fixos para as contribuições das Associações de Pais e Professores (APPs), vereador Wilmar Sudoski (PSD) está solicitando, por meio de requerimento, informações junto à chefe do Executivo Municipal e à secretaria de Educação.

A busca de esclarecimentos, segundo Sudoski, visa garantir a capacidade financeira de contribuição por parte das famílias, demonstrar a preocupação da Câmara com a equidade no acesso à educação infantil e, ainda, oportunizar a transparência na gestão de recursos destinados aos CEIs.

Entre as principais indagações que constam no documento, estão: o embasamento legal das contribuições que permite, às APPs, estipularem valores fixos para as contribuições; a forma de acompanhamento e fiscalização da secretaria de Educação para a prática que vem sendo adotada nos CEIs; as medidas vigentes para garantir que as contribuições solicitadas pelas APPs sejam justas e proporcionais à realidade socioeconômica dos pais ou responsáveis; e as diretrizes da pasta de educação em relação à transparência na prestação de contas e recursos arrecadados pelas APPs.





EMENDA

Divulgação

Emenda da deputada federal Ana Paula Lima (PT) no valor de R$ 252 mil foi entregue à prefeitura de Major Vieira. O dinheiro irá beneficiar o turismo de “Major Vieira e a Rota dos Tropeiros, nos caminhos da fé”. As sugestões de despesa devem beneficiar projetos de infraestrutura turística na Comunidade Toldo de Cima.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?