segunda-feira, 29

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Renúncia de Passos adianta processo eleitoral em Canoinhas

Últimas Notícias

Vários nomes já pipocam entre possíveis candidatos

SORTE ESTÁ LANÇADA

- Ads -

COLUNA DE DOMINGO O eleitor precisa ficar atento ao que vai ver nos próximos meses. Ainda é incerto quando, mas parece iminente que Canoinhas tenha novas eleições para prefeito e vice. A renúncia de Beto Passos (PSD) é a senha para Renato Pike (PL) sair fora. O vice-prefeito sabe que se não sair por renúncia vai ter o mandato cassado pela comissão processante da Câmara. A escolha é dele. Parece cada vez mais difícil acreditar que ele consiga três votos entre o que sobrou de aliados na Câmara.

Sendo assim, a sorte está lançada. No MDB Paulinho Basílio vem se preparando para colocar o bloco na rua, mas já enfrenta um empecilho de respeito. Do “quarteto fantástico”, deve sair um candidato. Por mais que Basílio tente capitalizar o que os quatro conquistaram, não é por aí que o eleitor vai olhar. Será difícil para Basilio evitar perguntas sobre o seu mandato como vereador coincidente com o primeiro mandato de Passos e Pike. Embora tenha dado suas estocadas no governo, foi com a ajuda de Passos que Basilio se tornou presidente da Câmara. Ele jura de pé junto que se Passos esperou algo em troca, se deu mal.

Mas não é essa a questão central que torna impossível o apoio do quarteto a Basilio. Os quatro sofreram nas mãos de Passos a cada tentativa de desestabilizá-lo e, agora, querem colher os frutos da derrocada dele. Sob esse prisma, o nome que desponta é de Juliana Maciel (PSDB), vereadora mais bem avaliada na enquete feita ano passado pelo JMais. Marcos Homer (Podemos) apoia a colega. As emedebistas Zenilda Lemos e Tatiane Carvalho estão em cima do muro porque o partido aceita coligar com todo mundo, desde que o MDB seja cabeça de chapa.

Norma Pereira, agora no PSB, não deve desistir do plano que vinha gestando desde antes do terremoto Et Pater Filium, deve ir mesmo à disputa por uma vaga na Câmara Federal.

Ivan Krauss (Progressistas) é nome natural, já que foi candidato em 2020.

Mas os candidatos não devem se reduzir a número de dois ou três. Willian Godoy (PSD), por exemplo, seria outro nome natural por já estar prefeito.

Uma disputa completamente aberta e imprevisível, com atores de grande poder de articulação de fora, tudo pode acontecer. Está começando a temporada das eleições extraordinárias para prefeito de Canoinhas.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?