segunda-feira, 29

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Renato Pike deve ser intimado pela Câmara a assumir prefeitura

Últimas Notícias

Impasse sobre ir a Jaraguá do Sul se dá por falta de carro

DIA D

- Ads -

A pergunta que todo canoinhense se faz neste momento – afinal, Renato Pike (PL) vai assumir o cargo de prefeito na vacância provocada pela renúncia de Beto Passos (PSD) ou pretende seguir o exemplo do ex-prefeito e renunciar, desencadeando o processo de novas eleição? – depende apenas de um carro. Isso mesmo, por falta de um veículo, na sexta-feira, 8, não foi possível que o advogado da Câmara, Ricardo Beninca, fosse até o Presídio Regional de Jaraguá do Sul para intimar Pike. A Câmara não tem carro e a liberação de diárias se tornou um tabu dentro do Legislativo.

Contudo, parece que o problema foi contornado e entre esta segunda e terça-feira, Beninca irá a Jaraguá do Sul para o Dia do Fico, ou não. Será o Dia D para a política canoinhense.

Se Pike decidir por assumir como prefeito por direito, Willian Godoy (PSD) segue como prefeito de fato até dezembro ou se o desfecho da Comissão Processante do Impeachment for pela cassação do mandato de Pike.

Sendo Pike cassado pela Câmara ou renuncie, o próximo capítulo será a comunicação à Justiça Eleitoral, que marcará novas eleições.

Pode, claro, ocorrer de a Justiça tomar uma decisão antes de qualquer um desses desfechos aventados. Porém, dado o tamanho do processo isso levará um bom tempo.



FORA

A Comissão Processante já teve a primeira reunião na quinta-feira passada. A primeira deliberação foi excluir Beto Passos do processo, já que a renúncia tornou a questão nula. O processo segue, agora, exclusivamente para investigar Renato Pike.





MAIS UMA DECISÃO

Edmilson Verka (PSD) promete para hoje anunciar sua decisão se segue na Secretaria de Obras ou assume a suplência do partido na Câmara. Se ele não quiser, Fabiano Freitas (PSD) já disse que assume como terceiro suplente.




RESPOSTA

Prefeito de Papanduva, Luiz Henrique Saliba (PP) culpou “desocupados” pelo seu infortúnio com a Justiça. Conforme o JMais noticiou na semana passada, há um pedido do Ministério Público para que se cumpra uma sentença de 2014 que tira direitos políticos do prefeito por ter extrapolado o máximo que poderia gastar sem licitação com uma empreiteira.

Para apagar o mal-estar da situação foi a Florianópolis e trouxe debaixo do braço R$ 5 milhões liberados pelo governador Carlos Moisés (Republicanos) para obras no Município. Moisés, por sinal, deve estar na quarta-feira, 13, em Papanduva.


FLASHBACK

Lembram do esquisito cancelamento de uma visita agendada pelo governador para entregar o Colégio Sagrado Coração de Jesus em outubro do ano passado? Pois é, parece que informações sobre prisões de Beto Passos e Renato Pike chegaram antes na Casa d’Agronômica.


JOIO DO TRIGO

Perfeito de Papanduva, Luiz Henrique Saliba

Ainda falando de Saliba, se ele de fato perder seus direitos políticos não será por nada próximo do que fizeram seus colegas da região que estão presos. Falando exclusivamente do caso em questão, o prefeito de Papanduva não promoveu desvio de recursos, muito menos formou quadrilha pra se beneficiar do poder público. O que houve foi que ele pagou por serviços de fato executados, mas extrapolou o limite que a lei permitia sem licitação. Faltou licitar ou fazer as contas direito, só isso.


BEST SELLER REGIONAL

Adelmo Alberti (PSL) está escrevendo um livro no cárcere. Vai contar a história de sua vida, desde o interior de Bela Vista do Toldo até ganhar poder de influência em altos círculos políticos.


DISCÓRDIA

O pedido de impeachment assinado pela subseção de Canoinhas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) gerou discórdia na classe. No grupo de WhatsApp sobraram farpas. De um lado uma ala que condena as atitudes de Passos e Pike. De outro lado, a turma dos negacionistas, que preferem esperar para ver no que vai dar.


PRESTÍGIO

A façanha alcançada pelos advogados Paulo e Luis Alfredo Glinski ao negociar a colaboração premiada de Adelmo Alberti surpreendeu os colegas e colocou o escritório dos dois irmãos no patamar dos maiores escritórios de advocacia do Estado.



SEGUE O MESTRE

Ex-secretário de Administração de Canoinhas, Diogo Seidel, explica situação das finanças do Município no final do ano passado

Como os irmãos Glinski assumiram a defesa do ex-secretário de Administração de Canoinhas, Diogo Seidel, não é muito difícil de imaginar que o administrador entregue os chefes nos próximos dias.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?