segunda-feira, 29

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Renato Pike pode assumir prefeitura mesmo preso; entenda

Últimas Notícias

Beto Passos renunciou ao cargo

- Ads -

POSSIBILIDADES

Depois da renúncia confirmada de Beto Passos (PSD) ao cargo de prefeito de Canoinhas, pela ordem hierárquica Renato Pike (PL) deve ser empossado prefeito, já que é seu substituto natural. Isso deve ocorrer protocolarmente mesmo com ele preso.

Na prática é o mesmo processo que ocorre com Nilson Cochask, também preso e instado a assumir a suplência de Willian Godoy (PSD) na Câmara de Vereadores. Pike pode facilitar as coisas e renunciar, a exemplo de Passos. Dessa forma, o processo de impeachment aberto nesta terça-feira, 5, será suspenso por perda de objeto.

Dessa forma, a bola passa para a Justiça Eleitoral, que deverá marcar novas eleições. Até lá, o presidente da Câmara segue como prefeito interino. Se a eleição for feita ainda em 2022, Godoy seguiria prefeito até a proclamação do novo prefeito eleito nas urnas. Se a eleição ficar para 2023, ainda teremos um terceiro prefeito neste mandato que seria o próximo presidente da Câmara.

Agora a bola está com a assessoria jurídica da Câmara, que deverá visitar Pike no cárcere em Jaraguá do Sul mos próximos dias.

ME DÊ MOTIVOS

Advogados ouvidos pela coluna já detectaram a estratégia de Passos ao renunciar. Ao abrir mão do foro privilegiado, ele quer garantir os direitos políticos e aumentar as possibilidades de recurso. Com foro ele já está na segunda instância, que é o Tribunal de Justiça do Estado. Sem foro, o processo deve descer para a comarca, abrindo possibilidade de recurso em ao menos outras três instâncias.

HOMENAGEM

Vereadores aprovaram na tumultuada sessão desta terça-feira requerimento para homenagear com título de cidadão honorário o promotor Renato Maia de Faria, que esteve desde o início à frente da operação Et Pater Filium. Em carta enviada à Câmara ele se di z lisonjeado pela homenagem.

PROCESSO

Além de ser exonerado do cargo comissionado, Diogo Seidel vai enfrentar processo administrativo para apurar sua conduta no cargo efetivo de administrador da prefeitura de Canoinhas. Requerimento neste sentido foi aprovado nesta terça na Câmara.

“Parece que ele tomou uma decisão acertada uma vez na vida”

Da vereadora Juliana Maciel sobre a decisão de Passos de renunciar

VISÍVEL

Os vereadores Osmar Oleskovicz (PSD) e Maurício Zimmermann (PL) demonstram abatimento de longe. Por mais que digam que não sabiam das maracutais do governo Passos, estão pagando o preço pela defesa enfática que faziam do Executivo.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?