sexta-feira, 3

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Presidente da Câmara diz que vai pautar pedidos de impeachment nesta terça

Últimas Notícias

Sessão da Câmara teve recorde de público na internet nesta segunda-feira

PAUTA

- Ads -

Gil Baiano (PL), presidente em exercício da Câmara de Vereadores de Canoinhas, citou a Bíblia para lembrar que os dois pedidos de impeachment do prefeito Beto Passos (PSD) e do vice Renato Pike (PL), que deram entrada na Câmara nesta segunda-feira, 4, serão pautados nesta terça-feira, 5. Isso significa dizer que haverá leitura dos pedidos em plenário.

A sessão desta segunda foi de desagravo para os vereadores de oposição. Os quatro usaram a tribuna diante de uma plateia lotada e de um recorde de acessos simultâneos na transmissão da sessão pela internet. Foram mais de 1,3 mil espectadores conectados.

“Quanta coisa poderia ter sido feita na Saúde, na Educação? Isso nos entristece demais. Fizeram chacota de nós no rádio, mas não desistimos. Temos o nosso papel e a nossa missão contra a corrupção. Estou aqui hoje para firmar ainda mais o meu compromisso com o povo, independente de quem estiver no governo”, disse Tatiane Carvalho (MDB), sob aplausos da plateia.

Juliana Maciel (PSDB) disse que não foi surpreendida com os motivos pelos quais ocorreram as prisões. Chorando disse que só ela e os colegas da oposição sabem o que viveram neste um ano e três meses de mandato. “Sozinhos, nadando contra a corrente”, afirmou citando os colegas.

“São dois canalhas. Quanto tempo da vida de vocês vocês levam para receber R$ 1 milhão. Muita gente trabalhando a vida inteira não vai conseguir juntar R$ 1 milhão. Isso corresponde a um mês de lucro desses dois. Não percam a fé na política. Temos de extirpar da política essa gente que enche os bolsos e usa a política pra fazer corrupção. Analisei todos os nãos que recebemos. Não tem pediatra, não tem dentista, os postos do interior têm médico no máximo uma vez por semana. O governo dizia que falta dinheiro. Não falta dinheiro. Melhor dizendo, se falta dinheiro é porque tá no bolso de alguém. Temos uma nova oportunidade. O que a gente não vai deixar é que a história de Canoinhas seja manchada. Já chegaram dois pedidos de cassação aqui nesta casa e se tem uma coisa que eu não sou é covarde. Serei fiel à vontade do povo. Vamos lutar por uma nova história para Canoinhas, porque é isso que Canoinhas merece”, complementou Juliana.

Marcos Homer (Podemos) também chorou. “A gente não montou um grupo para bater em alguém, sabíamos que se o último de nós caísse Canoinhas caía junto. Nós só nos sentimos vereadores nesta semana, por isso estou de terno”, disse exibindo a vestimenta. Ele exibiu imagem em um telão com uma frase atribuída ao prefeito de Colatina, Sérgio Menegelli, que diz que “prefeito nenhum rouba sozinho. Isso só acontece se a Câmara de Vereadores é corrupta”. “Essa imagem não é pra mim”, afirmou. Disse ainda que se criou um “gabinete do ódio” envolvendo a mídia para denegrir a imagem dos vereadores de oposição. “Nosso algoz ia em uma rádio paga com o seu dinheiro para falar mal do nosso trabalho”. Homer pediu, ainda, uma salva de palmas para o promotor Renato Maia de Faria, que está à frente da Operação Et Pater Filium. A fala foi seguida de gritos em uníssono do nome do promotor.

Zenilda Lemos (MDB) agradeceu a Deus e chamou os colegas de oposição de anjos que a ajudaram em “só uma batalha das muitas que estão por vir”. “Foi muito difícil esse um ano e meio. Teve requerimentos nossos que sequer foram aprovados nesta casa que deveria ser a Casa de Leis. O que fizemos? Fomos pra luta, não poupamos munição. Passamos noites e dias debruçados porque o vereador não deve vir na sessão de segunda e terça e dizer que não teve tempo de ler os requerimentos, as leis. O vereador tem de saber das suas responsabilidades. Quando víamos injustiças nós cobrávamos e parecia algo blindado”. E mandou um recado para os governistas: “Pior cego é o que não quer enxergar”. Lembrou ainda das ofensas faladas pelo prefeito no rádio. “Podemos ser tudo isso, mas presos não estamos”, ironizou.


BASTIDORES

O secretário da Administração Diogo Seidel poderia estar solto, já que sua prisão foi temporária, ou seja, deveria durar cinco dias. A Justiça aceitou convertê-la em preventiva, sem prazo pra acabar, porque, segundo se conta nos bastidores, quando o Gaeco chegou no seu apartamento, ele tentou se livrar do telefone celular colocando-o no micro-ondas e ligando o aparelho. Só piorou sua situação.


NO CÁRCERE

Beto Passos (PSD) está profundamente abatido e tem chorado muito. Já Renato Pike (PL) demonstra revolta, insistindo em sua inocência.


SUPOSIÇÕES

Marcelo Lula, um dos mais importantes colunistas políticos do Estado, observou em sua coluna eletrônica que “corre nos bastidores que as prisões do prefeito de Canoinhas, Beto Passos (PSD), e de seu vice, Renato Pike (PL), podem ter desdobramentos em Brasília no Congresso Nacional.” A ver.




DE VOLTA

Não deu tempo nem de tomar um ar fresco e o advogado Alan Braz Damaso da Silveira voltou para a Câmara de Canoinhas. Ele substitui Bianca Neppel, que pediu demissão na semana passada.


ELEIÇÕES

Festa para renúncia de Antidio Lunelli no fim de semana/Divulgação

O ex-governador, Raimundo Colombo (PSD) voltou a crescer no jogo eleitoral, após o projeto de uma aliança entre João Rodrigues (PSD), Clésio Salvaro (PSDB) e Luciano Hang, não vingar. Colombo que fez um gesto em favor de Rodrigues, agora tem o partido ao seu lado.

No MDB, Antidio Lunelli renunciou ao mandato de prefeito de Jaraguá do Sul no fim de semana.

O governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), teria na semana passada dado um ultimato aos emedebistas. Ele quer uma sinalização clara ainda este mês, de que terá o apoio, caso contrário, deverá procurar outros parceiros.

O promotor de Justiça de Blumenau, Odair Tramontin, foi confirmado como o pré-candidato do Novo ao Governo do Estado.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?