segunda-feira, 29

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Verka desiste de vaga na Câmara e Fabiano Freitas deve assumir

Últimas Notícias

- Ads -

Decisão do secretário se baseou no fato de que desistência de Cochask foi temporária

TEMPORÁRIA

O fato de a desistência de Nilson Cochask, preso na sétima fase da Operação Et Pater Filium, de assumir a suplência do PSD na Câmara de Canoinhas ser temporária (sim, isso existe) afugentou o secretário de Obras Edmilson Verka de assumir a vaga. Ele desistiu oficialmente no final da tarde desta segunda-feira, 11. Dessa forma, a suplência deve ser assumida por Fabiano Freitas, que deixou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico há duas semanas.

Como a decisão de Cochask é temporária, ele pode deixar a cadeia e assumir a vaga a qualquer tempo. Dessa forma, se Verka assumisse, perderia o cargo de secretário e dificilmente recuperaria na hipótese do prefeito em exercício Willian Godoy nomear pessoa de sua confiança.

Fabiano Freitas deve assumir a suplência nesta terça-feira, 12. Ele já havia adiantado à coluna que assumiria a vaga quase fosse convocado. “Mesmo sendo por pouco tempo, se for o caso vou assumir, até para respeitar as pessoas que votaram e acreditaram na minha pessoa”, disse.

Ele disse ainda que vai “tentar nesse período mesmo que pela Câmara dar continuidade nos projetos que estão parados pela presidenta da comissão de justiça e redação. Mesmo com todo esse período que Canoinhas está passando nosso município não pode parar”.

Agora, o caminho a seguir seria estabelecer um processo de cassação da suplência de Cochask na Câmara. Resta saber se os vereadores estão dispostos a isso.




BATE REBATE

Tatiane Carvalho (MDB), que preside a Comissão de Justiça e Redação da Câmara, rebateu Freitas afirmando que ele como suplente nem pode compor comissões e, ademais, o único projeto de seu interesse parado na Câmara é o do Empresa Mais que, segundo ela, ele como secretário tinha ficado de explicar em sessão da Câmara, o que não aconteceu.




IMPEACHMENT

A Câmara aprovou nesta segunda, 11, a admissibilidade de segundo processo de impeachment de Beto Passos e Renato Pike, este assinado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Canoinhas. A abertura é simbólica já que o pedido será anexado ao já aprovado na semana passada, assinado pelo empresário Thiago Fuck. A ideia é fazer uma só investigação por meio dos membros já nomeados para a comissão processante.



ICPREV

Ainda nada se falou sobre o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Canoinhas, que foi presidido logo na sua concepção por Diogo Seidel. Entre as funções do ex-secretário preso desde o dia 29 de março estava investir o dinheiro arrecadado junto à prefeitura descontado dos salários dos servidores.








DIA D

Parece que nesta terça, 12, vai. Motorizado, o advogado legislativo Ricardo Beninca vai ao Presídio de Jaraguá do Sul, enfim, questionar se Renato Pike vai assumir o cargo de prefeito com a renúncia de Beto Passos. Da sua resposta sai o futuro político de Canoinhas.




MÃO NO FOGO

Adelmo Alberti/Arquivo

Adelmo Alberti disse que, ao que saiba, Edmilson Verka nada sabia sobre o esquema do seu antecessor na Secretaria de Obras, Nilson Cochask. Contudo, conforme o JMais noticiou nesta segunda, Verka assinou documento  pedindo que uma cláusula fosse modificada para “apenas quilômetros rodados”, ou seja, deveria-se manter o pagamento pela quilometragem rodada do veículo vazio no caso de licitação vencida por Joziel Dembinski.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?