Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

sábado, 18

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Projeto prevê rota turística da erva-mate

Últimas Notícias

O projeto de lei foi lido em sessão ordinária da Alesc

- Ads -

ERVA-MATE

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina recebeu nesta semana o Projeto de Lei 365/2023, que visa a criação da rota turística “Caminhos da Erva-Mate”. A proposta tem autoria do deputado Antídio Lunelli (MDB) e deve, além de valorizar as carcaterísticas naturais e históricas do Planalto Norte, potencializar o desenvolvimento socioeconômico da região.

O projeto engloba os municípios de Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Irineópolis, Mafra, Major Vieira, Matos Costa, Monte Castelo, Papanduva, Porto União, Rio Negrinho, Timbó Grande e Três Barras. “Com a rota, será possível promover e divulgar toda a cadeia produtiva da erva-mate, evidenciar as atrações e pontos turísticos, fomentar a abertura de negócios e, ao mesmo tempo, preservar a identidade cultural dessas cidades e dos nossos produtores”, explica Lunelli.

O deputado enfatiza que a atividade comercial da erva-mate no Planalto Norte tem pelo menos 152 anos, sendo destaque entre os produtos agrícolas e também possuindo Indicação Geográfica (IG) em Santa Catarina, na categoria Denominação de Origem (DO). “Os ervais do Planalto Norte são, em sua maioria, formados por plantas nativas, sem a presença de espécies exóticas e sem o uso de agrotóxicos. A região ainda apresenta a menor insolação anual do estado. O resultado disso é uma erva-mate mais doce e menos amarga quando comparada às amostras das outras regiões”, comenta Lunelli.

A estimativa é que a região produza, em média, 100 mil toneladas de erva-mate por ano, metade do total catarinense. Deste montante, 80% é produzido no sistema tradicional, ou seja, sob a sombra da mata, e o restante é fruto de lavouras de monocultura. Outro dado relevante é que 70% da produção do Planalto Norte é exportada, principalmente para o Uruguai, Chile, Argentina e Paraguai. Países da Europa também compram o produto para o consumo na forma de chá.

O projeto de lei foi lido em sessão ordinária da Alesc.





EDUCAÇÃO EM CASA

O governador Jorginho Mello apresentou recurso ao Supremo Tribunal nesta semana em ação sobre o ensino domiciliar (homeschooling). A lei de Santa Catarina, com permissão para a modalidade de ensino, foi suspensa pelo Judiciário logo após o início da vigência, no final de 2021. O pedido é para que o STF analise recurso contra essa decisão. O governo de Santa Catarina defende a autonomia do Estado para legislar sobre o assunto.




DIREITO ANIMAL

A recém-criada Comissão de Proteção, Defesa e Bem-Estar Animal da Assembleia Legislativa realizou sua primeira reunião ordinária nesta quinta-feira, 28. Os deputados do colegiado aprovaram um requerimento para a realização do Encontro Estadual de Protetores e Ativistas 2023, no dia 22 de novembro, na sede da Alesc, em Florianópolis.





TRANSFERÊNCIAS

A Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa atualizou nesta quinta-feira, 28, o relatório elaborado para tratar das transferências especiais voluntárias do governo do Estado para os municípios catarinenses. De acordo com o levantamento, mais de R$ 268 milhões foram repassados para as prefeituras até o dia 27 de setembro.






AGRO

depositphotos/fr

A Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira, 27, projeto de lei que inclui o incentivo à agroecologia e ao sistema orgânico de produção entre as diretrizes do Subprograma Formações Vegetais do Programa de Serviços Ambientais previsto na legislação catarinense. A proposta é de autoria do deputado Fabiano da Luz (PT).

E o plenário da Alesc também aprovou a admissibilidade de uma Proposta de Emenda à Constituição do deputado Maurício Peixer (PL) que inclui a Sociedade Cultura Artística, a SCAR, de Jaraguá do Sul, entre as entidades que devem receber apoio administrativo, técnico e financeiro do poder público estadual.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?