sexta-feira, 3

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Nilson Cochask pode assumir vaga na Câmara mesmo preso

Últimas Notícias

Caminho para tirá-lo do cargo seria ação da própria Câmara

PRESO EMPOSSADO

- Ads -

A mesma situação que aconteceu em Bela Vista do Toldo com Vilson Stelzner se repete na Câmara de Vereadores de Canoinhas. Nesta segunda-feira, 4, funcionários da Câmara vão até o Presídio Regional de Canoinhas, onde Nilson Cochask está preso em uma cela com outros 18 detentos desde a terça-feira passada, um dos alvos da sétima fase da Operação Et Pater Filium. Como Willian Godoy assumiu a prefeitura, abriu uma vaga para suplente do PSD na Câmara. Cochask é o suplente imediato.

Mesmo preso, o ex-secretário de Obras do governo Passos pode decidir por ser empossado e se manter vereador suplente até que seja solto ou expire o prazo de três meses de faltas. Vereadores que faltam por pelo menos um terço das sessões do ano perdem automaticamente o mandato. Ele pode, também, simplesmente renunciar e abrir mão da vaga para o segundo suplente que, neste caso, é Edmilson Verka.

Verka, por sua vez, sinalizou que pretende continuar como secretário de Obras. Na coletiva de sexta, Godoy elogiou seu trabalho.

Dessa forma, a vaga abriria para Fabiano Freitas, que deixou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico também na sexta. Freitas disse à coluna que estuda a possibilidade se de fato a vaga se abrir porque a sua decisão de deixar a secretaria já atende a um desejo antigo de deixar a política. “Vou avaliar com a minha família”, afirmou.

Se Freitas declinar, a vaga cai no colo de Neno Pangratz, que já foi vereador por dois mandatos. Neno é o quarto suplente do PSD.

Há outra forma de Cochask perder a vaga. Um processo dentro da própria Câmara para cassar sua suplência baseado nos fatos que embasaram sua prisão preventiva.


SAÍ PORQUE QUIS

A despeito de qualquer reunião que possa ter ocorrido entre vereadores e o prefeito em exercício Willian Godoy (PSD), Fabiano Freitas diz que já tinha tomado a decisão de deixar a secretaria. Também a despeito da pressão dos vereadores ao prefeito, Freitas afirma que ao comunicar Godoy, o prefeito pediu que ele ficasse, porém, a decisão já havia sido tomada sem hipótese de se voltar atrás.


A REUNIÃO

Divulgação

Foi calma, mas intensa a reunião que Godoy teve com os vereadores na sexta-feira, dia 1º. A oposição viu positivamente a postura do prefeito em exercício ao reconhecer que tinha muita coisa errada que ele deixou de ver na gestão de Passos e Pike. Godoy chegou a pedir desculpas aos opositores que nadavam contra a corrente na Câmara por várias vezes bloqueados pelos governistas, que eram maioria.


O NEGACIONISTA

Wilmar Sudoski e Osmar Oleskovicz pouco falaram. Silmara Gontarek menos ainda. Maurício Zimmermann foi o único a defender os detentos, afirmando que o que existe é uma investigação e que não é prudente julgá-los sumariamente, que é preciso aguardar a Justiça. Ficou isolado.


REFLEXÃO

O leitor da coluna Pedro Eduardo Spitzner, morador de Curitiba, fez uma interessante reflexão em mensagem ao signatário.

Advogado especialista em Direito Previdenciário e professor de ensino superior, ele reflete sobre a coluna de quarta (Beto Passos é o primeiro prefeito da história de Canoinhas a ser preso). “Gostaria de frisar uma sutileza que deve ter passado desapercebido por muitos. O ‘prefeito em exercício’, em seu breve pronunciamento, não falou em momento algum em ‘buscar a verdade’. Suas palavras exatas foram ‘(…) estamos juntos na busca por respostas, de tudo isso que está acontecendo, auxiliando as investigações para que a verdade seja restabelecida no nosso Município’. Falar que deseja o ‘restabelecimento’ da verdade me parece uma defesa velada do Governo e de seus representantes. Ora, se a verdade precisa ser restabelecida, é porque a narrativa vigente é falsa. Em um tuíte de 24/04/2020 o presidente de República, com a mesma conotação, mas de forma muito mais explícita, utilizou a expressão para falar do imbróglio com o ex-ministro da Justiça: ‘- Hoje às 17h, em coletiva, restabelecerei a verdade sobre a demissão a pedido do Sr. Valeixo, bem como do Sr. Sérgio Moro’”.

Dois depois de receber essa mensagem questionei Godoy sobre a questão pertinentemente levantada por Spitzner e o prefeito em exercício disse que se referia a fazer um pente-fino nas secretarias. Ah, bom.


A PRÓXIMA ELEIÇÃO

Se a Câmara de Vereadores cassar os mandatos de Beto e Pike, é pouco provável que, mesmo que isso ocorra rapidamente, a Justiça Eleitoral decida por adicionar nova eleição para prefeito e vice às eleições gerais já marcadas para outubro. A qualquer tempo, deve ser uma eleição avulsa porque toda a programação das urnas eletrônicas vem do TSE e fazer uma programação especial para Canoinhas tumultuaria todo o processo. Em termos de organização, para o TRE-SC, o melhor seria uma votação independente.


AGRADECIMENTO

Reprodução

O promotor Renato Maia de Faria, à frente da Et Pater Filium, usou as redes sociais para agradecer ao apoio da população canoinhense, que tem se mostrado contente com o trabalho do Ministério Público.



MAIS PRA FRENTE

As denúncias que pesam contra Beto e Pike e que temos conhecimentos em fragmentos que vazaram é só a primeira fase da operação em Canoinhas. Mais duas fases, bem mais pesadas segundo consta, vêm pela frente.


CANOA FURADA

Isabel Bayerl/JMais

A coincidência de o Gaeco bater também na prefeitura de Canoas (RS) gerou muitas piadas e memes nas redes sociais.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?