Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

quinta-feira, 16

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Planorte vai receber mais 2.730 doses de vacina contra covid-19

Últimas Notícias

SC entrou na reta final da aplicação da 1ª na população adulta

- Ads -

O Governo do Estado começa a distribuir nesta sexta-feira, 27, mais mais 56.100 doses da vacina CoronaVac, para os municípios para os municípios finalizarem a imunização contra a covid-19 de quem tem com 18 anos ou mais não vacinados.

A Secretaria de Estado da Saúde explica que essas doses são metade das 112.200 que chegaram ao estado na manhã desta quinta-feira, 26. A outra metade será reservada para aplicação da segunda dose. O Estado também recebeu um quantitativo de 100.620 doses da Pfizer na quinta, que vão ficar reservadas na Rede de Frio Estadual para aplicação da segunda dose e continuidade da campanha.

A regional de Mafra receberá, no total, 2.730 doses de Coronavac. Canoinhas vai receber 400 doses.

Confira a distribuição por cidade:

MUNICÍPIOREMESSA BUTANTAN
Bela Vista do Toldo50
Campo Alegre90
Canoinhas 400
Irineópolis90
Itaiópolis150
Mafra420
Major Vieira60
Monte Castelo60
Papanduva130
Porto União250
Rio Negrinho310
São Bento do Sul590
Três Barras130
TOTAL UDVE MAFRA2.730

VACINAÇÃO DE ADOLESCENTES

A vacinação de adolescentes com idades entre 12 e 17 anos, está com data prevista para começar no dia 1.º de setembro. Os jovens desta faixa etária serão vacinados apenas com doses da Pfizer, única vacina aprovada pela Anvisa, até o momento, para a vacinação em menores de 18 anos.

A SES orienta que os municípios, a partir de setembro, devem destinar 10% das doses recebidas deste fabricante para a vacinação dos adolescentes com comorbidades, deficiência permanente grave, gestantes, puérperas e lactantes; e os outros 90% para a aplicação nos demais adolescentes, por faixa etária, sempre de forma decrescente, da maior idade para a menor, conforme o envio das doses pelo Ministério da Saúde.

Segundo estimativa do IBGE, a população na faixa etária dos 12 aos 17 anos é de 549.894 adolescentes em SC, e as doses devem ser encaminhadas de forma proporcional.

DOSE DE REFORÇO

Ricardo Wolffenbüttel/ Secom

Paralelamente à vacinação dos adolescentes, será iniciada a aplicação da dose de reforço em idosos com 70 anos ou mais, com esquema vacinal completo há mais de seis meses, e pessoas com alto grau de imunossupressão, 28 dias após a última dose do esquema vacinal. No caso dos idosos, a vacinação começará por aqueles com 85 anos ou mais até chegar na faixa etária dos 70 anos.

A vacinação destes públicos também será realizada a partir do dia 1º de setembro, conforme envio de doses pelo Ministério da Saúde. Conforme orientação do Ministério da Saúde, a preferência é pela aplicação da vacina Pfizer. No entanto, podem ser utilizadas, de maneira alternativa, as vacinas Janssen ou AstraZeneca.

IMUNOSSUPRESSÕES CONSIDERADAS PARA DOSE DE REFORÇO:

  • Imunodeficiência primária grave;
  • Quimioterapia para câncer;
  • Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;
  • Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 <200 céls/mm3;
  • Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias;
  • Uso de drogas modificadoras da resposta imune;
  • Pacientes em hemodiálise;
  • Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) vai divulgar, nos próximos dias, um documento técnico para orientação dos municípios sobre a vacinação dos adolescentes e a aplicação da dose de reforço nos idosos com mais de 70 anos e pessoas com imunossupressão.


- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?