Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

sábado, 18

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Pesquisa do IFSC Canoinhas avalia rótulo de embalagens de erva-mate

Últimas Notícias

36% das embalagens analisadas apresentaram uma ou mais não conformidades

- Ads -

Com o objetivo de verificar se as embalagens de erva-mate estão de acordo com as legislações de rotulagem vigentes no Brasil, uma pesquisa do Campus Canoinhas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) avaliou 25 embalagens de erva-mate selecionadas em supermercados dos municípios de Canoinhas e Três Barras, na região do Planalto Norte catarinense. Considerando a rotulagem geral e a rotulagem nutricional, 36% das embalagens analisadas apresentaram uma ou mais não conformidades.

Entre as não conformidades, os pesquisadores identificaram a ausência da expressão “contém glúten” ou “não contém glúten” e de informação referente ao modo de conservação do produto, além de erros referentes à apresentação das informações nutricionais.

Todos os resultados foram publicados no artigo “Avaliação do Rótulo de Embalagens de Erva-Mate, Conforme a Legislação Brasileira Vigente”, na revista eletrônica Ensaios e Ciência: Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde.

Cabe ressaltar que apenas 32% das embalagens analisadas apresentavam a tabela nutricional. Mas, de acordo com o professor Luiz Paulo de Lima, do curso superior de tecnologia em Alimentos do Campus Canoinhas, embalagens de erva-mate são dispensadas da apresentação de tabela nutricional.

“É sabido que muitas empresas alimentícias apresentam dificuldade com o cumprimento da rotulagem nutricional. Este problema tende a ser ainda maior em indústrias de pequeno e médio porte. Com os resultados deste trabalho, espera-se contribuir para a regularização dos produtos e, consequentemente, para a melhor informação do consumidor”, explica o professor.

A pesquisa contou com a participação dos estudantes Thiago Gogola Milagres, Brenda Monique Krauss, Guilherme Endler de Sousa, Stephannie Luize Pedroso Galazine e Ellen Naomy Silva de Oliveira e com o apoio de Victor de Souza Tavares, da Universidade Federal de Viçosa (UFV).



O CURSO

O curso superior de tecnologia em Alimentos tem como objetivo formar profissionais capacitados para atuar em processos relacionados ao beneficiamento, industrialização e conservação de alimentos e bebidas, tanto na produção como na supervisão e gestão das atividades. Com carga horária de 2.760 horas/aula, o curso tem duração de seis semestres, com aulas no período noturno.

O ingresso é por vestibular (20 vagas) e pelo Sisu (20 vagas). As inscrições para o Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC estão abertas até 9 de outubro. 

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?