sexta-feira, 3

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Pelo menos dez deputados catarinenses devem trocar de partido

Últimas Notícias

Período de troca partidária tem sido movimentado em Santa Catarina

MOVIMENTO

- Ads -

Pelo menos dez deputados, entre estaduais e federais, devem trocar de partido até o dia 1º de abril, quando se fecha a janela partidária deste ano. São seis deputados estaduais e quatro federais.

Até o momento três deputados estaduais e três federais já confirmaram a mudança de partido e até assinaram ficha de filiação. Todos os seis foram eleitos pelo PSL, então partido de Jair Bolsonaro, mas agora deixam a sigla, meses após o partido se fundir com o DEM para formar o União Brasil. A maioria dos parlamentares se filiou ao PL, o novo partido do presidente. Outras mudanças também podem ocorrer em função da composição dos partidos para as eleições a governador e a presidente.

Até agora, entre os estaduais, Ana Campagnolo e Jessé Lopes trocaram o PSL pelo PL, e Coronel Mocelin trocou o União Brasil pelo Republicanos. Ismael dos Santos está filiado ao PSD, mas pode migrar para Republicanos ou União Brasil. Jair Miotto está filiado ao PSC, mas deve deixar o partido acompanhando o aliado e companheiro de Igreja Quadrangular, Narcizo Parisotto. Laércio Schuster está filiado ao Podemos, mas estuda deixar a sigla.

Já entre os deputados federais, Daniel Freitas, Coronel Armando e Caroline de Toni trocaram o União Brasil pelo PL. Felipe Estevão pode trocar o União Brasil pelo PTB.


TOLERÂNCIA ZERO

Um estudante de 16 anos teve um pedido de liminar negado pela Justiça Federal em Santa Catarina para frequentar as aulas no Instituto Federal Catarinense (IFC) sem certificado de vacinação ou teste semanal de covid-19, como exige a instituição. O adolescente, que estuda no campus da instituição em Luzerna, apresentou um atestado dizendo que teria imunidade até setembro.

A direção do instituto se manifestou, dizendo que o período de suposta imunidade alegado pelo estudante corresponde, na verdade, à data de validade de um teste rápido ao qual ele se submeteu.

MORADIA

Lançado oficialmente em outubro de 2021, o programa SC Mais Moradia teve as regras definidas em uma Medida Provisória (MP) pelo governo de Santa Catarina na semana passada. A partir de agora, a ideia do Estado é fazer 915 casas populares para pessoas de baixa renda em 2022. As moradias serão erguidas nos 61 municípios com menor IDH. Cada uma delas receberá até 15 estruturas. A informação sobre o programa foi divulgada em primeira mão pela coluna em setembro de 2021.


DESVIO DE FUNÇÃO

O Governo do Estado teria utilizado 28 vezes o avião Arcanjo-06 para transporte do governador Carlos Moisés (Republicanos) e outras autoridades desde agosto de 2021, de acordo com o registro das diárias que foram pagas aos pilotos. A aeronave do Corpo de Bombeiros Militar foi alugada pela Secretaria de Estado da Saúde para prestar, prioritariamente, serviços aeromédicos. O contrato é de R$ 7,2 milhões.


151%

Foi quanto aumentou o número de adolescentes com título de eleitor em  SC  de setembro de 2021 para março de 2022


PAÍS DOENTE

O número de farmácias abertas em Santa Catarina disparou em 2021 em relação aos anos anteriores. Dados da Junta Comercial (Jucesc) apontam que 564 estabelecimentos foram criados no ano passado, contra 337, em 2019, e 373, em 2020. Laboratórios e empresas com serviços de vacinação também aumentaram.


ALCKMIN NO PSB

Alckmin deve ser candidato a vice de Lula/Divulgação

O ex-governador Geraldo Alckmin bateu o martelo e vai se filiar ao PSB na próxima quarta-feira, 23, em Brasília, para ser candidato a vice-presidente na chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O evento será às 10h.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?