quinta-feira, 2

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Operação apura possível corrupção em contratos do Município de Canoinhas

Últimas Notícias

Um dos detidos era responsável por fiscalizar contratos

- Ads -

A assessoria de imprensa do Ministério Público (MPSC) divulgou na tarde desta sexta-feira, 7, novas informações sobre a operação deflagrada pela manhã na cidade de Canoinhas. O MPSC confirmou tratar-se da 9ª fase da Operação Et Pater Filium, batizada agora de Maus Caminhos. Esta fase investiga possíveis crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva além de lavagem de dinheiro em contratos de pavimentação asfáltica.

Conforme o JMais adiantou, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva contra o ex-secretário de Planejamento do governo de Beto Passos, João Linzmeier, e contra o ex-vice-prefeito Renato Pike, preso desde março na sétima fase da Operação Et Pater Filium, além de busca e apreensão em uma casa lotérica.

Os mandados foram expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Canoinhas a pedido do promotor da Justiça Luan de Moraes Melo, da 3ª Promotoria de Justiça da comarca, em conjunto com a força tarefa criada para investigar crimes de colarinho branco, que conta com o Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e o Grupo Especial Anticorrupção (Geac).

A partir dos contratos municipais de asfaltamento a organização criminosa teria promovido desvio de recursos públicos. Linzmeier tinha, entre outras funções, a obrigação de fiscalizar os contratos. Ele foi exonerado por Willian Godoy (PSD) pouco depois que Godoy assumiu o Município interinamente.

“O processo segue, até o momento, em segredo de justiça, mas, assim que ocorrer a publicidade dos autos, novas informações serão divulgadas”, diz a assessoria do MPSC.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?