domingo, 12

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

O telefone sem fio no governo Lula

Últimas Notícias

Nem tudo é um mar de rosas na política e na democracia brasileira

- Ads -

Nos últimos dias, os brasileiros foram informados sobre a mudança realizada pelo governo brasileiro para a taxação das compras realizadas de forma on-line em plataformas de e-comerce internacionais. A forma como tudo chegou a público gerou tanto burburinho, que até a primeira dama Janja da Silva teve de ser colocada no jogo.

Deixando as questões tributária de lado, percebe-se claramente que, dentro das devidas proporções, o governo Lula está sofrendo da falta de uma Secretaria de Comunicação (Secom) que saiba realizar o seu trabalho de forma correta.

Isso já vem sendo perceptível em inúmeros momentos, quando o presidente e seus aliados acabam esbarrando em situações que podem vir a gerar desconfortos e, principal conteúdo para que aliados da extrema direita bolsonarista possam continuar se autoalimentando de inverdades irresponsáveis.

Mais uma vez bato em uma tecla que já foi assunto em colunas passadas. Lula precisa entender que está em 2023. Durante este ano, qualquer passo em falso dele, pode e será conteúdo em “debates” realizados pelos ditos veículos “independentes e pró Brasil” E em se falando em Brasil, podemos esperar de tudo um pouco como resposta.

É claro que em comparação aos quatro anos anteriores, quando a comunicação pública era utilizada para tudo e todos, disseminando principalmente fake news, atualmente evoluímos quase que da água para o vinho. Porém, é sempre preciso lembrar que nem tudo é um mar de rosas na política e na democracia brasileira.

O Ministério da Comunicação, já de muitos anos, tornou-se o espaço destinado a aglutinar aquela parcela política necessária para que o governo consiga existir. Na era Lula 3º, a pasta segue tendo o mesmo organograma e motivo de existência.

Tudo isso poderá e deverá mudar quando a Presidência da República passar a entender que não adianta fazer uma reunião com influenciadores digitais, para criar um “gabinete do amor”, quando o trabalho interno não está sendo realizado da forma mais correta. O buraco sempre será um princípio.

O que estamos discutindo nessa coluna, não é desejar inventar a roda, rescrever a história, é apenas mostrar que qualquer passo em falso por parte do governo, pode gerar comparações com o governo Bolsonaro.

Lula e o Partido dos Trabalhadores irão passar nos próximos anos por inúmeras provas de fogo, como para aprovar projetos, além de discussões de temas sensíveis a parcelas da população. E para que tudo isso não torne-se ainda mais um ponto para a atual oposição brasileira, restará ao governo Lula o entendimento que a comunicação deve estar em destaque e ser realizada sem ruídos.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?