domingo, 28

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Beto Passos é o primeiro prefeito da história de Canoinhas a ser preso

Últimas Notícias

Em 110 anos de emancipação político-administrativa nunca um prefeito foi preso

HISTÓRICO

- Ads -

O dia de ontem entrou tristemente para a história. Foi a primeira vez em 110 anos de emancipação político-administrativa que um prefeito no pleno exercício do cargo foi preso. Não será pelo fim da fila nos postos de saúde, pelos asfaltos mal feitos muito menos pelo Parque da Cidade que Passos ficará conhecido. O título de Beto, o Preso, já manchou sua biografia e tem coisas das quais não se volta atrás. Mesmo que a Justiça o inocente, como voltar a bancar o arauto da verdade, o amigo da comunidade, o incorruptível que só quer o bem da cidade?

Segundo o historiador Fernando Tokarski, o mais próximo do escândalo de ontem envolvendo prefeitos de Canoinhas, está Alfredo de Oliveira Garcindo, que foi substituído pelo interventor Hélio Juk, que era promotor de justiça, isso depois de ter sido afastado acusado de atos de improbidade administrativa.

Antes disso, durante a revolução de 1930, o então prefeito Oswaldo de Oliveira foi destituído, assumindo temporariamente uma junta governativa. Em seguida assumiu Emílio Ritzmann.

Passos tinha tudo para ser um grande prefeito. Sem vícios de origem, com estrutura partidária relativamente pequena, teria poucos nomes a agradar, tendo a possibilidade de enxugar e otimizar a estrutura administrativa. Não fez e, agora, o que começa a ficar claro, fez algo muito pior que foi se deixar corromper, e logo no primeiro ano de governo!

Com sua prisão, abre-se uma série de desdobramentos políticos. Alguns deles descrevo a seguir.


POR ONDE ANDARAM?

Por onde andaram os seis vereadores governistas nos últimos seis anos que nada viram de errado na administração municipal? O mais grave, boa parte deles assumiu mandato ano passado com a missão de, sobretudo, fiscalizar o poder público!

Um deles, no caso, Willian Godoy (PSD), é agora prefeito em exercício por direito diante da hierarquia que a lei lhe faculta. Ontem disse que vai em busca da verdade, mas eita verdade difícil de encontrar mesmo com o Ministério Público esfregando as maracutaias do prefeito e vice na sua cara.

É importante que os seis prestem satisfações ao eleitor, que hoje está se sentindo traído por Passos e Pike, mas também por quem disse para ele “pode confiar que eu garanto”. Fazer cara de paisagem só joga mais uma pá de terra na carreira política dos seis.


PIKE

Renato Pike despontava como grande favorito a emplacar uma vaga na Assembleia Legislativa. Isso não acontecerá mais. Ele se preparava para trocar o PL pelo PSD com vistas a ter mais chances no complicado cálculo do quociente eleitoral.




MDB

Dessa forma, o MDB desponta como dono da bola. Quem eles indicarem ou apoiarem na disputa por uma vaga na Assembleia tem boas chances de emplacar. Cavalo está passando encilhado, mas o partido não pode deixar egos internos atrapalharem.


NORMA

A ex-vereadora derrotada nas eleições municipais por Beto Passos e que ocupou suplência de deputada federal no ano passado gostaria de ir novamente para a disputa nacional, mas está refazendo as contas. Ela sabe que se abriu um caminho bastante interessante para ela na Assembleia.


BASTIDORES

Willian Godoy achou que a notícia da prisão de Passos e Pike era uma brincadeira de mau gosto. Já Paulinho Basilio foi à prefeitura checar os fatos. Ao confirmar a operação não se conteve e abraçou um atônito Renato Maia de Faria, promotor à frente da Et Pater Filium. O promotor não entendeu nada.

A mais abatida entre os secretários de Passos era a da Saúde, Kátia Oliskovicz, visivelmente impactada com a notícia no saguão da prefeitura ontem de manhã. Entre os homens, nada superava o semblante fúnebre de Mario Renato Erzinger (Habitação).


AUDIÊNCIA

A cobertura da Et Pater Filium levou o JMais a um recorde diário de acessos ontem. Foram precisamente 138.361 acessos. A live no Instagram teve picos de 800 internautas conectados.

SUBSTITUTO

Moisés e Aldo Neto/Divulgação

Aldo Baptista Neto, bombeiro conhecido no Vale do Itajaí, está próximo de ser o novo secretário de saúde de Santa Catarina. “Tudo indica que sim”, disse ao jornal Tribuna do Vale. Com a saída de André Motta Ribeiro, que será candidato a deputado estadual em outubro, Neto é a bola da vez para assumir novamente um posto do primeiro escalão do governo do estado.

Natural de Rio do Sul, no Alto Vale, Neto é coronel da reserva do Corpo de Bombeiros Militar, mas se destacou como bombeiro em Blumenau, quando coordenou as operações na tragédia das chuvas de 2008.

- Ads -
Logo Facebook Logo WhatsApp Logo nova do Twitter
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?