terça-feira, 14

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Majorvieirenses fazem passeio em canoa histórica encontrada no rio Canoinhas

Últimas Notícias

Embarcação chega em Marcílio Dias no final da tarde desta sexta

- Ads -

Uma canoa do tempo da colonização da região encontrada no rio Canoinhas em 2019 na cidade de Major Vieira e que resistiu ao tempo, foi colocada novamente para realizar um passeio nesta sexta-feira, 17. A canoa que saiu de Major Vieira, percorre o rio Canoinhas e deve chegar no final da tarde desta sexta no distrito de Marcílio Dias, em Canoinhas.

A embarcação rústica de aproximadamente nove metros foi encontrada próximo às quedas do Salto Canoinhas em Major Vieira em julho de 2019. Ela é semelhante às outras duas que foram encontradas em Canoinhas, esculpida em tronco de árvore.

COMO ACONTECEU A DESCOBERTA

Na tarde de 27 de julho de 2019, durante um passeio de barco, o casal Mario e Deucélia Ribeiro de Castro avistaram algo enterrado na areia no fundo do rio Canoinhas, em Major Vieira, que parecia ser uma canoa.

Na tarde do dia seguinte, Leandro Ribeiro de Castro, filho do casal, juntamente com amigos da família voltaram ao local e desenterraram a canoa que estava soterrada no fundo do rio. Segundo o grupo, foi possível avistá-la pelo fato do nível do rio Canoinhas estar baixo devido à estiagem na época.

Veja vídeo gravado pela família quando a canoa foi encontrada:

Na mesma semana, o jornalista Edinei Wassoaski foi até Major Vieira e conversou com Deucélia e o filho Leandro Ribeiro de Castro, que contam como foi a descoberta e a preocupação com a preservação da canoa histórica.

Durante a reportagem, o professor Fernando Tokarski conta um pouco da história dos primeiros habitantes que usavam esse tipo embarcação para o comércio da época.

Acompanhe a reportagem:

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?