sábado, 27

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Lista de acusados da operação Mensageiro tem mais dois prefeitos da região

Últimas Notícias

Cinco prefeituras da região receberam a visita do Gaeco, mas somente um prefeito foi preso

NOMES

- Ads -

Uma lista de 56 nomes apontados como acusados pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) dentro da Operação Mensageiro, desencadeada nesta terça, 6, está circulando nas redes sociais e chegou a ser publicada por blogs na internet. A coluna comprovou a autenticidade da lista, que envolve políticos e funcionários de empresas ligadas à coleta de lixo de várias cidades do Estado. Além do nome do prefeito de Papanduva, Luis Henrique Saliba (Progressistas), preso nesta terça-feira, 6, logo pela manhã, os nomes dos prefeitos de Três Barras, Luis Shimoguiri (PSD), e do prefeito de Major Vieira, Adilson Lisczkovski (Patriota), também aparecem na lista.

O nome do secretário de Agricultura de Três Barras, Ernani Wogeinaki, também aparece como acusado.

O Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), com apoio de policiais civis e militares, cumpriram mandados de busca e apreensão nas prefeituras de Papanduva, Canoinhas, Três Barras, Major Vieira e Bela Vista do Toldo, além de outras 15 cidades. Em todos os casos há suspeitas de irregularidades em contratos com empresas de coleta de lixo e de iluminação pública.

Conforme o JMais trouxe nesta terça, o ex-vice-prefeito de Canoinhas, Renato Pike, também está na lista de acusados e, no caso dele, um novo mandado de prisão foi cumprido. Pike está preso desde 29 de março no Presídio Regional de Jaraguá do Sul.

Com relação a Shimoguiri e Wogeinaki, a prefeitura de Três Barras disse que não vai comentar. Já a prefeitura de Major Vieira emitiu nota afirmando que “o Poder Executivo Municipal se colocou a disposição das autoridades, através de seus Secretários Municipais e servidores para fornecer toda a documentação exigida, cooperando na apuração dos fatos.”

A operação segue em segredo de Justiça.



NA ESCADA

O prefeito de Barra do Sul,  Antônio Rodrigues, e o filho dele, Jeferson Luís Rodrigues, estão os detidos preventivamente desde a manhã desta terça-feira, 6, alvos da operação Mensageiro. Enquanto isso, o vice-prefeito, Waldemar Baraúna da Rocha, responde interinamente pela prefeitura. Na foto, agentes da Polícia Civil usam escada para acessar o telhado da prefeitura. Intriga o que eles procuram lá.






ESPORTES

A Fundação Municipal de Esportes de Canoinhas deve ser comandada novamente por um atleta. Sai Jocemar Jubanski e entra Jean Dondé.



PREJUÍZO

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) pediu pelo menos R$ 100 milhões ao governo federal, em caráter emergencial, para liberar rodovias no Estado que foram interditadas por conta das fortes chuvas nos últimos dias. O montante, estimado pela superintendência local do DNIT, é considerado necessário para desobstruir as BRs 280 e 282.



PASSOU MAL

Após ser hospitalizado às pressas em Brasília, o deputado federal eleito por Santa Catarina Zé Trovão, que esteve recentemente em Canoinhas, recebeu alta na manhã desta quarta-feira, 7. A assessoria do político informou que ele acordou com dores no peito e procurou atendimento médico. No Pronto Socorro, Zé Trovão fez os exames necessários e foi medicado. Ele foi autorizado, então, a retornar para casa e passa bem. O quadro de saúde é estável e o deputado eleito está sem dores.




UNGIDO

João de Nadal/Divulgação

Favorito, João de Nadal foi confirmado como desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC). O advogado foi o mais votado entre os desembargadores do próprio TJ-SC nesta quarta-feira, 7. Com 79 votos, ele lidera a Lista Tríplice que foi enviada ao governador Carlos Moisés da Silva.



86%

da população catarinense já foi recenseada, segundo o IBGE

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?