sexta-feira, 3

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Hospital Santa Cruz não tem como financiar UTI Covid a partir de março

Últimas Notícias

Dinheiro prometido pelo governo do estado em janeiro ainda não veio

DELICADO

- Ads -

O Hospital Santa Cruz de Canoinhas (HSCC) vive uma situação no mínimo delicada. A partir desta terça-feira, dia 1º, não há fonte de financiamento da ala covid que atende casos graves da doença. Na sexta-feira, 25, dez pessoas estavam internadas na ala, seis de Canoinhas, duas de Guaramirim, uma de Papanduva e uma de Monte Castelo. Destas dez, nove estavam entubadas.

Com o fim de 2021, acabaram também os repasses do Governo Federal para financiar os leitos. A União, contudo, fez um acordo com o Governo do Estado para repassar recursos a fim de manter os leitos até 28 de fevereiro. O Estado não só não repassou nada referente a janeiro como nada diz sobre como fica em março.

Segundo o presidente do HSCC, Reinaldo de Lima Junior, quem está bancando os leitos de UTI é o próprio Hospital e a esperança é de que o cenário mude nesta segunda-feira, 28.

“Temos habilitado a UTI covid só até hoje. A partir desta terça-feira (dia 1º) não temos nenhum tipo de habilitação. Pode ser que hoje saia uma deliberação mantendo os leitos de UTI. Com relação a valores, o Ministério da Saúde está pagando uma parte, o Estado vai complementar. Em janeiro e fevereiro foi o Hospital Santa Cruz quem arcou com as despesas da UTI Covid. Não sabemos como vai ser nem quando vai ser. O que temos de oficial é que até hoje (segunda, 28) os leitos de UTI estão habilitados. Torcemos para que saia alguma deliberação ainda hoje.”

Os médicos também não estão sabendo o que fazer, já que seus contratos expiram hoje. “Nós estamos sem fazer o que fazer. Como será se a partir de amanhã algum cidadão precisar de um leito de UTI. Como fazer? É uma preocupação de toda a população”, ressalta Lima Jr.


PAI DA CRIANÇA

Divulgação

Depois do prefeito Beto Passos (PSD), a revitalização da SC-477 tem novo nome reivindicando a paternidade das obras. O deputado Marcos Vieira (PSDB) organizou um encontro com prefeitos do Planalto Norte e o secretário de Estado da Infraestrutura, Thiago Vieira na semana passada para festejar a notícia.

Para Vieira, a obra é vital para o escoamento da produção agrícola da região. “Por isso também é uma das prioridades do nosso mandato que essa rodovia seja realmente totalmente recuperada”, lembrou o deputado. Então tá.



FORA

Prefeito de Bela Vista do Toldo, Alfredo César Dreher (Podemos) dispensou a assessora jurídica Victoria Gurtinski Borba Fernandes, sobrinha do vice-prefeito de Canoinhas, Renato Pike, e irmã da juíza Dominique Borba Fernandes, que atuou na comarca até o ano passado. Victoria foi contratada pelo prefeito, hoje preso, Adelmo Alberti (PSL).



FALANDO NISSO

Vai ficando mais claro porque Alan Braz Damaso da Silveira foi dispensado da Câmara de Canoinhas. O grande pecado do ex-assessor jurídico foi deixar ir à plenário o projeto de lei que revisava o salário dos ACTs. O projeto deu motivos para a oposição bater no governo sendo que, conforme diz em entrevista à coluna de sábado o vereador Osmar Oleskovicz (PSD), a competência para definir salários em testes seletivos e concursos é exclusiva do Executivo.



PREFIS

Quase meio bilhão de reais. Esse foi o total de desconto em juros e multas de débitos fiscais refinanciados pelas empresas catarinenses nos últimos meses. O alívio financeiro nas contas dos empresários foi possível com a aprovação pela Assembleia Legislativa do Programa Catarinense de Recuperação Fiscal, (Prefis).


ESTIAGEM

A estiagem em Santa Catarina, que afeta o Estado desde o ano passado, já causa um prejuízo de R$ 3,7 bilhões à agricultura. O valor é mais que o dobro em relação às perdas contabilizadas até o dia 7 de fevereiro – estimadas em R$ 1,5 bilhão, segundo a Epagri Ciram.



POSITIVO

O Índice de Atividade Econômica Regional de Santa Catarina (IBCR-SC), calculado pelo Banco Central e considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 6,4% em 2021, com a segunda maior alta do país, atrás apenas do Rio Grande do Sul, que alcançou 7,4%. O Brasil, no mesmo indicador, cresceu 4,5%.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?