Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

domingo, 19

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Estado tem 36 cidades com abrigos abertos para receber famílias que tiveram que deixar suas casas

Últimas Notícias

Tendência é que este número aumente neste domingo

- Ads -

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família contabiliza na tarde deste sábado, 7, 36 cidades com abrigos abertos recebendo famílias que precisaram deixar suas casas em virtude das chuvas em Santa Catarina. A tendência é que o número aumente nas próximas horas devido a previsão climática e muitas outras já estão com abrigos prontos para serem abertos a qualquer momento em virtude do agravamento da situação.

Para que não falte nada aos abrigados o Governo de Santa Catarina, por meio da Defesa Civil e Assistência Social também já encaminhou para as regiões colchões, kits de higiene, cestas básicas para o primeiro atendimento às famílias. “Estamos dando todo apoio aos municípios afetados pelas enchentes. Sabemos das dificuldades de cada um, da situação dos abrigos. Nesse momento o importante é cuidar e acolher as pessoas e não deixar falta nada a elas”, disse a secretária, Maria Helena Zimmermann.

Uma sala de situação foi aberta na Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família (SAS) e uma equipe técnica faz contato com a equipe da assistência social de todas as cidades que registraram algum tipo de ocorrência cadastrada. A Secretaria também integra o Grupo de Ações Coordenadas (Grac) que se reúne em situações de emergência na Defesa Civil.

A SAS também disponibiliza o Guia de acesso rápido da atuação socioassistencial em situações de emergência e calamidade. O intuito é capacitar os profissionais dos municípios sobre como agir quando esses casos acontecem, como utilizar os recursos e outras informações importantes. O material, pode ser baixado no site da secretaria.

Na manhã deste sábado, 7, a secretária e equipe técnica da SAS também tiveram uma reunião com o Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome para tratar da liberação de recursos da Assistência Social para as cidades atingidas. Os municípios afetados poderão preencher um formulário e vão receber R$ 20 mil a cada 50 pessoas em abrigos. O valor será liberado em cinco dias.Maria Helena ainda cobrou do Governo Federal o repasse de recursos para os pequenos municípios de Santa Catarina que tiveram menos de 50 pessoas em abrigos.

A secretária ressalta que a SAS segue acompanhando em tempo real a situação no estado e trabalhando em conjunto com a Defesa Civil e outros órgãos de segurança, para garantir o atendimento a todos. “Nossa intenção é sempre minimizar os impactos e garantir o atendimento digno a todos aqueles que de alguma forma já foram atingidos pelas chuvas”, comenta.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?