Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

domingo, 26

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Enchente em Porto União completa 40 dias e mobiliza empresários

Últimas Notícias

Deputado Dr. Vicente Caropreso mostrou imagem aérea de Porto União, atingida pela cheia do rio Iguaçu na Alesc

- Ads -

A enchente em Porto União provocada pelo avanço das águas do rio Iguaçu completou 40 dias e já mobiliza os empresários e o poder público local para projetos de mitigação de cheias, com repercussão na sessão de terça-feira, 14, da Assembleia Legislativa.

“Porto União está há 40 dias está debaixo d’água. Irineópolis, Três Barras e Canoinhas também sofrem com a enchente, mas a situação de Porto União é grave, essa é a pior enchente dos últimos 100 anos, superou aquela de Blumenau de 1983. O rio Iguaçu enche quatro centímetros por hora e baixa 3mm por hora”, informou Dr. Vicente Caropreso (PSDB).

O deputado destacou as ações da Defesa Civil com a distribuição de colchões, kits de limpeza e de higiene pessoal e relatou que os empresários e o poder público local, chefiados pelo prefeito Eliseu Mibach, planejam construir um dique, além de retificar algumas curvas do rio para facilitar o escoamento das águas.

“Um grupo de empresários decidiu resolver a situação, vão se cotizar para atuar nas duas frentes de trabalho. Vão levar a proposta ao governador do Paraná para que, junto com o governador de Santa Catarina, possam avaliar de maneira técnica os projetos”, revelou Caropreso, acrescentando que o governador Jorginho Mello já se comprometeu em bancar o projeto de construção do dique.

O representante de Jaraguá do Sul também repercutiu o tsunami meteorológico que atingiu o litoral Sul, especialmente Laguna.

“Um tsunami em Laguna e assim se sucedem às desgraças, mas esta é a resposta da natureza, porque o homem para ganhar dinheiro, expandir, principalmente aqui no litoral, acabou com a cobertura vegetal e o resultado é esse, um impacto violento na natureza”, lamentou Caropreso.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?