domingo, 28

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Em que fase sua empresa se encontra?

Últimas Notícias

Como ocorre com a vida das pessoas, a empresa naturalmente nascerá, crescerá e morrerá

- Ads -

A identificação do momento de vida de uma empresa é fundamental para saber que atitudes os líderes e equipe precisam tomar. Como o foco é algo pregado em todos os cursos de liderança e de formação de gestores, concentrar energia em uma direção se torna questão de sobrevivência, e não mais de diferencial. 

Estudos sobre fases são clássicas na literatura de administração:

  1. Embrião, crescimento, turbulência, maturidade e declínio;
  2. Startup, crescimento jovem, alto crescimento, crescimento sustentável, amadurecimento estável, declínio;
  3. Nascimento, crescimento, maturidade, morte.

Todas as formas de retratar as fases reconhecem que a empresa possui momentos de estabilização, crescimento e queda. Como ocorre com a vida das pessoas, a empresa naturalmente nascerá, crescerá e morrerá. Porém, a organização pode ter uma vida mais duradoura que a vida humana, podendo se estender por séculos. Nesse ponto que a utilização dos estudos sobre as fases faz a diferença.

É função do gestor perenizar ao máximo possível o tempo de vida da empresa, e isso se faz principalmente com governança. A empresa passa a ser o centro das decisões: a pergunta não seria mais o que é bom para os sócios, e sim, o que é bom para a empresa. Essa pequena mudança de pensamento tem um impacto direto nesse tempo de vida.

Vamos aos fatos: Para um sócio/acionista (dono do capital) a melhor fase é sem dúvida a maturidade. Nessa, a empresa está estável e com lucros recorrentes. É o momento no qual mais se distribuem lucros (dividendos), sendo a fase do conforto. Porém, ao distribuir dividendos generosos a empresa perde a capacidade de reinvestimento, logo, com o tempo será ultrapassada por um concorrente. É por essa situação que logo depois da maturidade vem o declínio.

Já para a empresa, a melhor fase é a de crescimento. Nessa a empresa injeta recursos nela mesma, seja expandindo o negócio, melhorando o produto, inovando, investindo em pessoas. É a fase em que as vantagens competitivas são criadas, porém, trazendo uma fragilidade financeira de caixa. É comum nessa fase a empresa não distribuir dividendos.

Reconhecendo essa necessidade de mudança na visão, torna-se possível determinar uma leitura diferente das fases da empresa. Nesta, o CENTRO das decisões se tornaria a empresa, o que forçaria uma redução no tempo ou até mesmo a extinção da fase da MATURIDADE.

Essa releitura do tempo de vida, elaborado pela Saviski & Rocha Gestão[1], não permite que a empresa entre na fase da maturidade, mas sim, entende-se que a fase de expansão e maturidade são as mesmas:

RECUPERAÇÃO: Fase em que a empresa possui dificuldades históricas como prejuízo acumulado, alto nível de endividamento, dificuldades com equipe. Foco em honrar os compromissos de curto prazo.

ESTABILIZAÇÃO: Com os compromissos em dia a preocupação é manter o fluxo de caixa positivo e gerar LUCRO. Aumentar vendas com os recursos que tem, manter estrutura enxuta. Aumentar nível de controles.

ESTRUTURAÇÃO: A empresa se encontra estabilizada, líquida, lucrativa, porém pouco competitiva e sem investimentos realizados. Momento em que a empresa reestrutura sua equipe, lideranças, desenvolve pessoas, investe em marketing e vendas. Organização é a principal palavra para suportar uma futura expansão.

EXPANSÃO: Investimento para crescimento em vendas, margem, produção. Fase em que se realizam os planejamentos mais estratégicos de longo prazo. Equipe, controles, estrutura e financeiro estão todos em equilíbrio. Ocorre-se distribuição de dividendos somados a investimentos internos constantes.

Nessa releitura não se exclui ou se ignora a existência da fase de declínio, ela é fato. Porém, entende-se que esse declínio poder ocorrer no produto ou serviço, os quais podem ser substituídos. Caso a empresa siga essa metodologia e visão, sempre estará reinvestindo, e com isso, a migração para um negócio substituto fará parte do processo de gestão.


[1] www.srconsultorias.com.br

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?