segunda-feira, 13

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Governador do Estado visita Três Barras para acompanhar impactos causados pela enchente

Últimas Notícias

Jorginho Mello esteve em dois bairros e no abrigo da escola municipal Guita Federmann

- Ads -

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, esteve em Três Barras na tarde desta sexta-feira, 20, para acompanhar os impactos causados pela enchente no município.

A secretaria municipal da Defesa Civil estima que mais de 4 mil pessoas tiveram de deixar suas casas devido às cheias nos Rios Canoinhas, Barra Grande e Negro, que banham a cidade. Destas, mais de 1,2 mil pessoas estão em abrigos montados e mantidos pela Prefeitura.

Na cidade, o governador visitou os bairros Jardim Rio Negro e Zilda Pacheco/ Argentina, bastante castigados pela enchente. O local mais crítico ainda continua sendo a parte baixa do distrito de São Cristóvão, que está com mais de 70% de sua área tomada pelas águas. Os dois acessos do distrito a Canoinhas estão interditados há uma semana.

O governador ainda esteve na escola municipal Guita Federmann, um dos 10 abrigos da cidade. O local recebe quase 400 alojados.

Durante a agenda, a prefeita Ana Claudia da Silveira Quege solicitou ajuda do Estado para a reconstrução da cidade. Segundo ela, cerca de 20% da população do município foi atingida pela catástrofe. Na ocasião, ficou acertado que município encaminhará, ao Governo de Santa Catarina, um levantamento contendo os danos totais da enchente e as áreas mais afetadas.

“Esse mapeamento só será possível fazer após as águas baixarem. Porém, acreditamos que os prejuízos vão muito além da nossa capacidade financeira de investimentos. Vamos precisar da ajuda das esferas federal e estadual de governos. Senti, no governador, solidariedade com a situação em que estamos vivendo e também boa vontade em nos auxiliar”, frisa a prefeita.

Já na próxima semana a prefeita deve nomear uma comissão pró reconstrução da cidade, na qual deve estar representantes de secretarias e setores públicos municipais. Além de avaliar os danos causados pelas águas, a ideia é também que equipe possa apresentar soluções a curto e médio prazo para os problemas.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?